segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Sombras da Vida

Se eu fosse resumir bem a sinopse desse filme diria que se trata de um roteiro que conta a história de um cara comum, casado e feliz, que morre em um acidente de carro. No mesmo dia em que morre ele retoma a sua consciência no hospital onde se encontra seu corpo. Um portal de luz lhe é aberto, para que ele siga seu destino, mas ele recusa deixar esse mundo. Assim vira uma alma penada, vagando pelo mundo. Acaba parando na sua antiga casa, onde reencontra sua viúva em luto. Preso naquele lugar, ele vê o tempo passando, enquanto sofre por não mais pertencer a esse plano terreno.

O ator Casey Affleck passa quase todo o filme coberto com um enorme lençol, numa caracterização de fantasma bem tradicional, diria até caricatural. O que mais surpreende é que depois de um tempo o espectador acaba se acostumando com aquela estranha presença. É uma produção modesta, o filme custou apenas 100 mil dólares, feito para um público específico. O roteiro explora o quadro triste e melancólico que se arrasta por anos e anos, diante daquela alma perdida e sem rumo. Há longas tomadas e muitas cenas sem nenhum diálogo. Não recomendaria o filme para todos os tipos de espectador.

Outra coisa que se deve ter em mente é que não se trata de um filme de terror, longe disso. Na verdade está mais para um drama melancólico, já que o espírito do personagem de Casey Affleck vive a tormenta de existir em um mundo que não é mais o dele. Quando ele vira um fantasma não mais fala, se comunicando com outros espíritos apenas pelo pensamento. Enfim, é um tipo de filme que precisa de bastante cumplicidade de quem assiste. No meu caso gostei do resultado, muito por causa de sua proposta diferente e bem única.

Sombras da Vida (A Ghost Story, Estados Unidos, 2017) Direção: David Lowery / Roteiro: David Lowery / Elenco:  Casey Affleck, Rooney Mara, McColm Cephas Jr / Sinopse: O ator Casey Affleck interpreta um homem que morre em um acidente automobilístico. Retomando sua consciência ele descobre que não mais pertence a esse mundo, se tornando literalmente um fantasma que vaga pelo mundo. Filme indicado ao Sundance Film Festival e ao Film Independent Spirit Awards.

Pablo Aluísio. 

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir