segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Armando o Laço

Título no Brasil: Armando o Laço
Título Original: West of the Divide
Ano de Produção: 1934
País: Estados Unidos
Estúdio: Paul Malvern Productions
Direção: Robert N. Bradbury
Roteiro: Robert N. Bradbury
Elenco: John Wayne, Virginia Brown Faire, George 'Gabby' Hayes
  
Sinopse:
Dois cowboys, Ted Hayden (John Wayne) e seu amigo Dusty Rhodes (George 'Gabby' Hayes), se deparam com um fora da lei à beira da morte durante uma viagem pelo deserto do Arizona. O sujeito chamado Gatt Ganns esteve envolvido na morte e desaparecimento de um rico fazendeiro da região. Ao que tudo indica o próprio irmão da vítima era o autor do crime. Ted então resolve assumir a identidade do pistoleiro Ganns, para assim reunir mais provas contra as pessoas envolvidas no crime.

Comentários:
Muitos conhecem os filmes de John Wayne a partir dos anos 1950 ou então de uma fase mais avançada, já na década de 1970 quando realizou seus últimos filmes (Wayne faleceu em 1979). Assim a grande maioria de sua filmografia segue sendo ignorada por grande parte dos cinéfilos. O fato é que Wayne estrelou dezenas de filmes na década de 1930. Essas películas mais antigas podem ser encaradas como versões em faroeste dos filmes de matinê que eram bem populares naqueles tempos distantes. Em certo aspecto John Wayne ainda não havia encontrado seu estilo. Grandalhão, ele procurava seguir os passos de Tom Mix, inclusive usando seu figurino em cena. Grandes chapéus e armas absurdamente chamativas (cheias de detalhes dourados em seus canos, tal como era moda country daquele período). O filme tem roteiro básico, tudo muito simples, mas que certamente soava muito divertido para a garotada (que formava a massa do público para esse tipo de fita de bang bang). Com apenas 54 minutos o filme, apesar de extremamente curto, chegou a incomodar em seu lançamento pois para alguns setores era violento demais para os garotos que pegavam alguns centavos de dólar por uma entrada. Sinal de tempos mais inocentes e ingênuos, certamente.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Na minha juventude eu chamava os filmes Western de filme de Cowboy, que na verdade eram filmes de Bang Bang. Agora, nestes filmes do John Wayne como Armando o Laço, Rio Vermelho, ou No Tempo das Diligencias, o termo filme de cowboy faz todo o sentido pois aos protagonistas são realmente vaqueiros, ou seja, cowboys; tanto que invariavelmente usam o laço para sua defesa ou ataque. Não são pistoleiros como nos Western, apenas usam, e são bons, com revolveres para se defender numa região hostil.

    ResponderExcluir
  3. Você está absolutamente certo. O cowboy era o vaqueiro. Já o pistoleiro nada mais era do que um assassino profissional pronto a cumprir qualquer "serviço" que lhe era encomendado. O melhor exemplo desse segundo tipo foi Billy The Kid. Doc Holliday que era dentista de profissão, mas que vivia como jogador profissional, também estava sempre disposto a colocar sua perícia nas armas quando era preciso. Já os personagens de Rio Vermelho, por exemplo, era típicos cowboys do velho oeste.

    ResponderExcluir