segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Barry Lyndon

Resolvi rever esse filme de Stanley Kubrick. Eu já tinha assistido há muitos anos, ainda nos tempos do VHS e como tenho a intenção de rever toda a filmografia do gênio Kubrick decidi começar essa maratona justamente por essa produção. É um filme de época, passado no século XVIII, na Europa marcada por guerras sem sentido e rivalidades entre as nações. O personagem central é um jovem irlandês chamado Redmond Barry (Ryan O'Neal). Ele é um rapaz romântico, levemente bobo, pobre, sem muita experiência de vida. Acaba se apaixonando pela prima, mas essa arrasta suas asas para um velho militar inglês. A garota é uma oportunista. Barry porém cego pela paixão se sente ultrajado e desafia o inglês para um duelo. Isso vai mudar sua vida para sempre.

Depois de atingir o rival ele precisa ir embora, pois naquela época matar um militar inglês era um crime de traição, punido com morte. Viajando ganha o mundo, ou melhor dizendo, a Europa. Sem possibilidade de ganhar a vida pois é muito jovem e não tem profissão, acaba indo parar em um regimento inglês que está prestes a atravessar o Canal da Mancha para enfrentar os franceses. No campo de batalha se revela um militar vacilante, que decide desertar de seu batalhão. Outro crime, outro motivo para fugir sem destino. Acaba roubando roupas de um militar prussiano e com essa nova farda vai até o campo inimigo onde termina até mesmo condecorado!!! E a trama assim vai avançando, com Barry sempre atrás de oportunidades, ora ganhando a vida como jogador de cartas (enganando seus adversários com truques na manga), ora cortejando uma jovem casada com um velho rico e decrépito, com um pé na cova! Obviamente Barry fica na espera de colocar as mãos na fortuna que o marido dela vai deixar.

Kubrick explora com esse roteiro a sordidez humana. Seu protagonista não é um herói, tampouco alguém digno de admiração. É apenas um sujeito de origem humilde, pobre, que tenta sobreviver em um mundo de castas sociais, de nobreza, onde sem um título você não era absolutamente ninguém, por mais que se esforçasse para vencer na vida. Sem muitas alternativas decide tentar de tudo, até mesmo jogando sujo. Ryan O'Neal era até um bom ator, mas penso que o filme ganharia muito com outro ator mais talentoso. Fiquei imaginando Jack Nicholson nesse tipo de papel. Iria ser algo memorável. Mesmo assim Kubrick fez um belo filme. É uma obra cinematográfica longa, que exige fôlego do espectador, pois são quase três horas de duração. O roteiro afinal conta praticamente toda a vida de Barry, da lama pobre da Irlanda até as mais luxuosas cortes da Europa, onde o vício e a perversão imperavam. Um personagem para quem os fins justificavam os meios.

Barry Lyndon (Estados Unidos, 1975) Direção: Stanley Kubrick / Roteiro: Stanley Kubrick, baseado no romance escrito por William Makepeace Thackeray / Elenco: Ryan O'Neal, Marisa Berenson, Patrick Magee / Sinopse: O filme conta a história de Redmond Barry (Ryan O'Neal), um jovem pobre nascido na Irlanda, que após atirar em um militar inglês durante um duelo parte para o continente europeu, onde vive muitas situações inusitadas, sempre procurando subir na vida, custe o que custar. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Fotografia (John Alcott), Melhor Direção de Arte (Ken Adam, Roy Walker), Melhor Figurino (Ulla-Britt Söderlund, Milena Canonero) e Melhor Música (Leonard Rosenman). Também indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Stanley Kubrick) e Melhor Roteiro Adaptado (Stanley Kubrick). Vencedor do BAFTA Awards nas categorias de Melhor Direção (Stanley Kubrick) e  Melhor Fotografia (John Alcott).

Pablo Aluísio.

Um comentário: