quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O Jovem Karl Marx

O filme se propõe a mostrar os primeiros anos de atividade política do jornalista e escritor Karl Marx. Após publicar em um pequeno jornal revolucionário socialista, ele é expulso pelo governo prussiano. Assim arruma as malas e vai embora com a família para Paris. Na capital francesa procura por emprego, mas seu histórico não ajuda. Fatalmente acaba sem dinheiro, fazendo com que sua família passe por necessidades financeiras cada vez maiores. No meio de uma fase bem ruim de sua vida, acaba conhecendo o jovem Engels, o filho de um capitalista rico, dono de uma fábrica em Londres. Ambos possuem o mesmo pensamento ideológico socialista e decidem trabalhar juntos na produção de um livro explorando a luta de classes dentro da sociedade.

Gostei desse filme. Embora seja um dos escritores mais influentes da história, o fato é que Marx continua sendo pouco conhecido até mesmo por seus admiradores de esquerda. Pouco se estudou sobre sua história e sua vida pessoal. Marx foi expulso da Prússia e depois da França, indo parar em Londres. A vida difícil porém não melhorou. Mesmo com a ajuda de Engels, ele passou por muitas dificuldades financeiras, ficando anos desempregado e sem sustento para si e seus filhos. O que salvou Marx foi sua obra literária. E é curioso perceber também que ele foi um escritor desorganizado, sem muito método na produção de seus textos. O filme retrata bem isso, com Marx envolto em um escritório bagunçado, com folhas avulsas escritas por ele voando por todos os lados. Anotações em folhas de papel, pedaços de pensamento sem ordem. Cabia ao desafortunado Engels tentar organizar aquela bagunça. Essa desorganização passou inclusive para sua principal obra "O Capital", que é um livro difícil de ler, justamente por causa dessa falta de direção de seu escritor.

Outro ponto muito sutil do roteiro que revela muito sobre Marx, o escritor, acontece quando Engels o aconselha a ler livros dos consagrados economistas ingleses, como David Ricardo. Engels diz a Marx indiretamente que ele precisava estudar mais economia. É um fato histórico que Marx tinha muito conteúdo revolucionário e ideológico, mas que no fundo sabia muito pouco sobre teoria econômica. Ele tinha falhas e falhas importantes em sua formação intelectual. E foi justamente por essa razão que o socialismo marxista nunca conseguiu gerar bons frutos na área econômica. É uma ideologia utópica e não prática. Isso ficou claro desde sempre, embora Marx tenha tentado trazer bases e fundamentos pretensamente científicos para seu livro. O curioso é que Marx tentou de certa modo remodelar e refundar o pensamento dos socialistas utópicos que o antecederam, mas não conseguiu na prática ir muito além deles. Continuou em essência sendo um pensador socialista meramente utópico. O socialismo, como mera utopia, não conseguiria mesmo se firmar no mundo real.

O Jovem Karl Marx (Le jeune Karl Marx, França, Bélgica, Alemanha, 2017) Direção: Raoul Peck / Roteiro: Pascal Bonitzer, Raoul Peck / Elenco: August Diehl, Stefan Konarske, Vicky Krieps / Sinopse: Durante o século XIX, um jovem escritor e jornalista chamado Karl Marx se une ao filho de um rico industrial inglês, Engels, para escrever um livro que trouxesse bases teóricas fundamentais ao pensamento socialista que começava a se espalhar pela Europa, principalmente entre a classe trabalhadora. Juntos, eles tentaram unir o proletariado numa luta de classes contra a burguesia, proprietária dos meios de produção e de toda a riqueza da sociedade.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Esse infeliz foi a genese do Lula et caterva que destruiram o Brasil. Que queime no inferno esse inventor da vagabundagem comunista.

    ResponderExcluir
  2. O Marx se deu a escrever sobre economia sem ter formação econômica. Por isso os regimes socialistas sempre naufragam na economia. Uma ideia que nasceu errada desde o começo.

    ResponderExcluir