quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Mr. Mercedes - Segunda Temporada

Essa é uma nova série baseada na obra de Stephen King. Mostra a rivalidade entre um psicopata e um velho policial, que agora aposentado, passa a ser incomodado pelo criminoso que não conseguiu colocar atrás das grades. A primeira cena da série vai chocar um pouco os espectadores mais sensíveis pois mostra o psicótico jogando um carro da marca Mercedes (daí o título) em cima de um grupo de desempregados que madrugava numa fila em busca do tão sonhado emprego. Jovens, mulheres e até um bebê são mortos. Um ato bárbaro de covardia. A polícia cola no caso, mas não consegue muitos avanços. Com isso o assassino acaba ficando solto e impune.

Os anos passam e o investigador Bill Hodges (Brendan Gleeson) está agora aposentado, sem ter nada o que fazer. Para passar as horas ouve seus antigos discos de vinil e alimenta sua tartaruga que vive em seu jardim. E então no meio do tédio ele acaba recebendo um Email, na verdade um vídeo em tom de provocação enviado pelo psicopata. A partir daí o velho tira volta para pegar o desgraçado de uma vez por todas. No geral é uma boa série, valorizada pelo bom elenco. O irlandês Brendan Gleeson é um veterano, um bom ator que nunca teve o reconhecimento devido. O criminoso é interpretado por Harry Treadaway, que os fãs de séries conhecem muito bem. Ele atuou em "Penny Dreadful" onde interpretava um Dr. Victor Frankenstein jovem e em crise com suas criações monstruosas. Essa primeira temporada conta com 10 episódios (haverá outra?) e pelo que vi, gostei. Some-se a isso o fato de ter o nome de Stephen King nos créditos, algo que é sempre um motivo a mais para se conferir.

Mr. Mercedes (Estados Unidos, 2017) Direção: Jack Bender, John David Coles, Kevin Hooks / Roteiro: David E. Kelley, Stephen King, Sophie Owens-Bender / Elenco: Brendan Gleeson, Harry Treadaway, Jharrel Jerome / Sinopse: Policial aposentado resolve investigar por conta própria um velho caso arquivado envolvendo a morte de um grupo de desempregados, atropelados por um carro dirigido por um desconhecido, anos atrás. Agora ele pretende descobrir a identidade do criminoso para jogá-lo atrás das grades de uma vez por todas.

Mr. Mercedes - Segunda Temporada:

Mr. Mercedes 2.01 - Missed You
Em determinado momento pensei que a série "Mr. Mercedes" iria morrer no final da primeira temporada. Apesar de ser baseado na obra do muito popular Stephen King, essa série tinha uma proposta mais psicológica, um duelo em nível mental entre um serial killer jovem e uma velho policial aposentado, corroído internamente por não ter solucionado um caso de atropelamento coletivo de uma fila de desempregados. Só que para minha surpresa a série fez sucesso nos Estados Unidos e já tem confirmada a produção de sua terceira temporada! Aqui começa a segunda, justamente nesse episódio chamado "Missed You" (algo como "senti saudades de você", veja que ironia!). O psicótico Brady Hartsfield (em ótimo desempenho do ator Harry Treadaway) está em coma, inválido numa cama de hospital. Tudo leva a crer que ele terá dois caminhos em breve: ou virar um vegetal ou então morrer. É quando um médico usando uma droga experimental decide aplicar uma alta dose nele. Afinal é um criminoso, um assassino em série, se morrer ninguém vai lamentar. Claro que dá certo! Afinal a série tem que continuar e sem seu vilão principal isso não iria acontecer. E o velho tira Bill Hodges (Brendan Gleeson)? Ele está lamentando a morte de um amigo, um policial veterano que sofre um ataque fulminante do coração. Algo que lhe traz a consciência de sua própria mortalidade! E para abrandar os dissabores da vida nada como um velho vinil tocando na sala de estar. / Mr. Mercedes 2.01 - Missed You (Estados Unidos, 2018) Estúdio: David E. Kelley Productions / Direção: Jack Bender / Roteiro: Mike Batistick, David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Harry Treadaway, Jack Huston, Scott Lawrence, Justine Lupe, Tessa Ferrer.

Mr. Mercedes 2.03 - Let´s Go Roaming
O assassino Brady Hartsfield (Harry Treadaway) ainda está em coma no começo dos episódio, mas aos poucos vai recobrando a consciência. Em um lampejo ou outro de lucidez ele consegue até mesmo um feito único, controlar a mente da enfermeira que o atende. Seria fruto da poderosa droga experimental que estaria sendo usado nele? Tudo leva a crer que sim. Particularmente não gostei muito dessa parte do roteiro, me soando forçada e inverossímil demais para se levar à sério. Ás vezes Stephen King passa dos limites, vamos admitir! Na outra ponta narrativa o policial aposentado Bill Hodges (Brendan Gleeson) vai levando a vida em frente. Ele arruma um emprego. Nada muito digno. Na maior parte do tempo ele sai recuperando bens não pagos (como o carro de uma mãe solteira em dificuldades financeiras) ou então correndo atrás de pais que se negam a pagar a pensão dos filhos. Uma gente vergonhosa em um emprego meio vergonhoso também. Tudo até que Brady finalmente consiga levantar da sua cama (travestido em túmulo) para causar novas mortes em que cruzar seu caminho novamente. / Mr. Mercedes 2.03 - Let´s Go Roaming (Estados Unidos, 2018) Direção: Jack Bender / Roteiro: Mike Batistick, David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Harry Treadaway, Jack Huston, Jharrel Jerome, Justine Lupe, Breeda Wool.

Mr. Mercedes 2.06 - Proximity
O policial aposentado Bill Hodges (Brendan Gleeson) aceita a oferta do médico para servir de, digamos, isca para Brady Hartsfield (Harry Treadaway). Sua simples presença já desperta alguma reação dele, mesmo estando em coma profundo. Só que uma vez tira, sempre tira. Em pouco tempo Bill descobre que o médico e sua esposa tem ligações com a indústria farmacéutica chinesa. Eles estava testando uma nova droga em pacientes com coma. As pesquisas porém revelaram um efeito colateral surpreendente. De alguma forma os pacientes conseguiam forjar uma ligação mental com pessoas ao redor, em alguns casos mais extremos até mesmo conseguiam o controle da mente delas. Algo que Bill já vinha desconfiando há tempos, uma vez que um velho zelador do hospital estava apresentando um comportamento completamente fora do comum. Em suma, mais um bom episódio dessa série que foi criada a partir da adaptação de um livro do mestre Stephen King! / Mr. Mercedes 2.06 - Proximity (Estados Unidos, 2018) Direção: Laura Innes / Roteiro:  Mike Batistick, Alexis Deane / Elenco: Brendan Gleeson, Harry Treadaway, Jack Huston .

Mr. Mercedes 2.07 - Fell On Black Days
O interessante dessa série nessa segunda temporada é que ela nos traz uma situação básica, onde o tira aposentado Bill fica na cola do psicopata Brad, mesmo ele estando prostrado numa cama de hospital. Engana-se porém quem acha que isso no fundo deixaria um enorme tédio no espectador. Longe disso. Entramos na mente de Brad, entendemos suas motivações e acompanhamos até mesmo as pessoas que são sob seu controle mental. Aqui o velho zelador, sob domínio de Brad, decide ir até a casa de Bill. Entra nela e o apunhala pelas costas. Um desfecho bem violento que ja vinha sendo arquitetado há tempos pelo modo de pensar doentio de Brad. Na outra linha narrativa o médico tenta de todas as formas despertar alguma reação em Brad. Para isso ele tenta levar ao hospital uma antiga companheira de trabalho dele. O problema é que ela não parece topar a situação. Nada fora do comum, uma vez que ela foi atacada por Brad antes dele entrar em coma. Uma situação mais do que delicada! / Mr. Mercedes 2.07 - Fell On Black Days (Estados Unidos, 2018) Direção: Jack Bender / Roteiro: Mike Batistick, David E. Kelley/ Elenco: Brendan Gleeson, Harry Treadaway, Jack Huston.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir