domingo, 12 de novembro de 2017

Capitão Phillips

Um navio mercante americano navegando na costa oriental da África, na região chamada de chifre africano, é invadido por um grupo de piratas da Somália, fortemente armados com fuzis. Eles querem dinheiro e bens de valor, mas a embarcação navega apenas com comida e água, uma ajuda humanitária para países miseráveis, assolados por guerras civis, algo muito comum no continente africano. A tensão logo se instala, com muitas ameaças e violência. A situação se torna ainda mais tensa quando os piratas decidem levar o Capitão Phillips (Tom Hanks) como refém, o que aciona a Marinha dos Estados Unidos e um grupo de resgate especializado, os SEALs.

Muito bom esse filme. De certa forma demorei bastante a assisti-lo, mas ontem pude conferir. Eu me lembro vagamente desse caso, pois chamou bastante a atenção da imprensa internacional, fazendo inclusive que a Casa Branca se envolvesse diretamente com a solução do sequestro. O que mais me deixou surpreso nessa história toda foi descobrir como esses grandes navios de carga são desprotegidos, ficando completamente à mercê de criminosos como esses. Uma vez dentro do convés, nada mais se podia fazer. O único sistema de segurança vinha em forma de mangueiras de água nas bordas da embarcação, algo que me pareceu extremamente frágil e sem eficiência. E saber que logo um navio americano, que era de se supor ter todos os tripulantes armados, caiu tão facilmente nesse assalto, é algo mesmo de surpreender.

O roteiro é extremamente ágil e bem escrito. Não há espaço para perda de tempo com aspectos desnecessários. Os personagens são rapidamente apresentados e a ação (tensão) logo começa. Isso foi algo que me agradou. Embora goste muito de Steven Spielberg, se o filme fosse dirigido por ele teríamos aquela pieguice típica dele, mostrando a família do Capitão Phillips, todos depois chorando em casa com as notícias, etc. Ia ser algo piegas e ufanista. Com a desistência de Spielberg de dirigir o filme (ainda bem), o diretor Paul Greengrass se concentrou apenas nos eventos, fazendo uma narrativa quase jornalística dos acontecimentos. Essa objetividade é um dos grandes trunfos do filme, que sem favor nenhum é realmente um filmaço!

Capitão Phillips (Captain Phillips, Estados Unidos, 2013) Direção: Paul Greengrass / Roteiro: Billy Ray, Richard Phillips, baseados no livro "A Captain's Duty: Somali Pirates, Navy SEALS, and Dangerous Days at Sea" / Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman / Sinopse: Navio mercante americano é tomado de assalto por piratas somalianos nos águas que banham o chamado chifre da África, uma das regiões mais miseráveis e perigosas do mundo. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Barkhad Abdi), Melhor Edição (Christopher Rouse), Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Roteiro Adaptado (Billy Ray). Filme vencedor do BAFTA Awards na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Barkhad Abdi).

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Navios mercantes, com cargas milionárias, desarmados. Parece o povo brasileiro.
    Sobre o filme o que impressionou muito na época da estreia deste filme foi a aparecia do Barkhad Abdi, que pra nórdicos deve ser realmente assustadora; para nos brasileiros... nada demais, temos centenas de sujeitos com essa cara nas favelas brasileiras.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, uma escadinha para subir no convés e um navio enorme passa para as mãos dos criminosos. Chega a ser bizarro! No tocante a todo o elenco negro do filme, estão de parabéns! Atuações irrepreensíveis e perfeitas.

    ResponderExcluir