segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Robinson Crusoé

Título no Brasil: Robinson Crusoé
Título Original: Robinson Crusoe
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax
Direção: Rod Hardy, George Miller
Roteiro: Christopher Lofton
Elenco: Pierce Brosnan, William Takaku, Polly Walker
  
Sinopse:
Robinson Crusoé (Brosnan) é o único sobrevivente de um naufrágio. Depois que sua embarcação afunda, ele vai parar numa ilha desabitada, perdida no meio do oceano. Seu único companheiro é um cachorro que tal como ele também conseguiu sobreviver. Depois de algum tempo na ilha ele ganha a companhia de um nativo ao qual chama de Sexta-Feira (William Takaku), sobrevivente de um ataque de selvagens canibais. Juntos eles tentarão sobreviver aos desafios de se viver em um lugar tão remoto e distante da civilização.

Comentários:
A estória é clássica. Muito provavelmente seja uma das melhores adaptações, embora verdade seja dita, o material original não é lá essas coisas. O livro que deu origem ao filme, escrito por Daniel Defoe, é na verdade uma daquelas crônicas bem românticas, cheia de aventuras em mares desconhecidos, visando obviamente um público mais adolescente. Como o diretor George Miller quis mesmo realizar um filme bem fiel ao livro de que tanto gostou na juventude, o resultado acabou saindo um tanto inocente, com aqueles tipos de valores meio fora de moda, tipicamente da época em que o romance foi escrito. Dito isso, não podemos desprezar as boas qualidades dessa adaptação, como uma bela produção - a Miramax, com seu costumeiro bom gosto, estava por trás de tudo - lindos cenários naturais, bons figurinos e direção de arte que não abre margens a críticas descabidas. Eu tive a oportunidade de conferir esse filme em VHS e na época, se bem me recordo, o grande motivo que me levou a alugar a fita foi a presença do ator Pierce Brosnan. Afinal ele era o James Bond e qualquer filme com sua presença já era um bom motivo para conferir. Não me decepcionei, embora o que tenha ficado foi essa sensação de que o velho e bom Robinson Crusoé era mesmo indicado para os mais jovens, adolescentes em especial. Esse público certamente irá se divertir muito mais.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que pareça as versão mais interessantes e divertidas do Robson Crusoé são duas series de TV das décadas de 1960/1970 respectivamente que são: Perdidos no Espaço, uma versão futurista do clássico, e A Família Robson (Swiss Family Robinson), que foi exibida na globo nas tardes de sábado, com um piloto que foi exibido na Primeira Exibição as 21:00hs, também no sábado, horário nobre da época. Esse piloto me marcou porque meu pai nunca via TV, mas viu esse piloto da série junto comigo e adorou. A Família Robson contava com um ator que era astro coadjuvante de inúmeros filmes (Ex. Como Agarrar um Milionário) e séries, o Cameron Michell. Saudades dessa época.

    ResponderExcluir
  3. Olha que coisa interessante!
    Eu não cheguei a assistir a essa série que você citou. Vou procurar encontrar para encontrar. Um texto assim tão conhecido realmente ganhou inúmeras versões ao longo dos anos. É quase impossível conhecer todas. Seu texto é bem informativo. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Olha que coisa interessante!
    Eu não cheguei a assistir a essa série que você citou. Vou procurar encontrar para encontrar. Um texto assim tão conhecido realmente ganhou inúmeras versões ao longo dos anos. É quase impossível conhecer todas. Seu texto é bem informativo. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. "encontrar para assistir" - corrigindo...

    ResponderExcluir