terça-feira, 2 de agosto de 2016

Arquivo X - Décima Temporada

Ontem eu terminei de assistir a décima temporada de "Arquivo X". Foram apenas seis episódios. Provavelmente os produtores resolveram fazer uma temporada curta, mais como teste de audiência do que qualquer outra coisa. A nona temporada foi em 2001 - então a pergunta era se ainda havia um público para a série. Os índices dessa temporada nova foram bons, fazendo com que uma décima primeira temporada seja possível (embora nada ainda tenha sido confirmado). Se em termos de popularidade a série parece ter passado no teste o mesmo infelizmente não se pode dizer dos roteiros dos episódios. Não há basicamente uma coluna central nos enredos, mas basicamente dois aspectos ganham importância: o filho de Mulder e Scully, que pode ter DNA alien correndo em suas veias e um suposto projeto genético do governo americano que injetou DNA extraterrestre em grande parte da população, levando os demais a uma espécie de extinção por contaminação com um vírus letal e desconhecido da ciência.

Isso levou o último episódio da temporada a apostar numa espécie de apocalipse zumbi biológico que não deu muito certo. A correria em encontrar uma cura, a forma como isso foi feito - sem muita imaginação e capricho - e o ressurgimento do canceroso em nada ajudaram o resultado final. A porta ficou aberta para uma continuação, com aquela sensação de que os produtores esperam que haja uma nova temporada. Mulder, agonizante na cadeira de um carro, vê uma nave espacial chegando e... Melhor não entregar. Basta apenas dizer que de saturação os roteiristas de "Arquivo X" certamente entendem. Espero que não caiam nesse tipo de armadilha narrativa.

Arquivo X - Décima Temporada (EUA, 2016) Direção: Chris Carter, James Wong, Darin Morgan, Glen Morgan / Roteiro: Chris Carter, James Wong, Darin Morgan, Glen Morgan / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi. /  Sinopse: Depois de anos desativado o FBI resolve retomar o departamento conhecido como "Arquivo X". O ex-agente Fox Mulder (Duchovny) não parece muito disposto a voltar, mas sua antiga companheira Dana Scully (Anderson) o convence a investigar um estranho caso envolvendo manipulação genética, mutações e DNA extraterrestre.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir