quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Guia de Episódios - The Frankenstein Chronicles

The Frankenstein Chronicles 1.01 - A World Without God
Eis aqui uma boa dica de nova série que está chegando agora na TV. O primeiro episódio se chama "A World Without God" (Um Mundo Sem Deus). Tudo começa quando uma jovem garota é encontrada morta nas margens lamacentas do Rio Tâmisa em Londres. Em estado de decomposição avançado o cadáver é logo enviado a um renomado cirurgião para autópsia. Ele descobre que o corpo na verdade é uma composição de vários corpos de pessoas diferentes, ligadas por costuras cirúrgicas! São crianças e adolescentes que desapareceram sem deixar rastros. Há uma suspeita de que se trata de uma maneira de se desacreditar a classe médica, uma vez que está ocorrendo uma acirrada disputa no Parlamento envolvendo o ato cirúrgico (que passaria a ser exclusivo dessa classe, colocando em perigo o emprego ou o trabalho de vários sujeitos sem diploma, alguns deles envolvidos com tráfico de corpos humanos para instituições de pesquisa). Para descobrir o que realmente está acontecendo um nobre resolve designar John Marlott (Sean Bean), um investigador veterano, para solucionar a morte daqueles jovens. "The Frankenstein Chronicles" é aquele tipo de série que desde os primeiros momentos você já sabe que está diante de um bom produto televisivo. Direção de arte? Impecável. Roteiro? Muito bem estruturado, lidando muito bem com todo o suspense que envolve os crimes. Interpretação? Bean está perfeito na pele do sujeito que é atormentado por um passado trágico (sua família - esposa e filha pequena - morreram de sífilis transmitido por ele mesmo, o que lhe traz uma culpa imensa e eterna). Enfim, mais uma preciosidade de terror para se acompanhar daqui em diante. Não vá perder a chance de conhecer essa excelente série. / The Frankenstein Chronicles 1.01 - A World Without God (Inglaterra, EUA, 2015) Direção: Benjamin Ross / Roteiro: Benjamin Ross / Elenco: Sean Bean, Sean Hanrahan, Shaun Blaney.

The Frankenstein Chronicles 1.02 - Seeing Things
Conforme o próprio título do episódio sugere o investigador John Marlott (Sean Bean) começa a ter visões do sobrenatural. Em um delírio ele acaba vendo a garota Alyce. Como se viu no episódio piloto ele foi contratado para descobrir o paradeiro de jovens que simplesmente desapareceram, em especial o que teria acontecido realmente com a adolescente Alyce e do estranho corpo encontrado boiando nas águas do rio Tâmisa. Em decomposição, nele havia claras demonstrações e sinais de que teria passado por algum tipo de experiência médica mal sucedida, pois havia diferentes partes de corpos humanos diversos costurados em um só! Uma obra de arte sombria. Além disso "Seeing Things" chama a atenção por outros aspectos que considero extremamente curiosos. O primeiro é que o personagem de Sean Bean resolve comprar um exemplar do romance de terror "Frankenstein Ou o Prometeu Moderno" de Mary Shelley, demonstrando que a série não é uma adaptação do livro como inicialmente se esperava. A trama se passa ao largo da literatura. Outro fato digno de nota foi a inserção de autores consagrados como personagens da série, entre eles o poeta vitoriano William Blake, em seu leito de morte, passando preciosas pistas para Marlott. Aliás a própria Mary Shelley também dá o ar de sua graça, de maneira bem discreta, é verdade, mas já demonstrando que os roteiristas procuram por algo diferente, realmente inovador. Ponto positivo para o público, certamente. / The Frankenstein Chronicles 1.02 - Seeing Things (Inglaterra, 2015) Direção: Benjamin Ross / Roteiro: Benjamin Ross / Elenco: Sean Bean, Lucy Cray-Miller, Jessie Ross.

The Frankenstein Chronicles 1.03 - All the Lost Children
Numa Londres suja e pobre o investigador John Marlott (Sean Bean) continua reunindo pistas para descobrir quem teria assassinado a jovem adolescente cujo corpo foi encontrado em decomposição nas margens do rio Tâmisa. Sua investigação curiosamente o leva até a escritora Mary Shelley (Anna Maxwell Martin). Ela escreveu um romance de terror que ficou muito conhecido chamado Frankenstein. Em sua estória um cientista à beira da loucura resolvia trazer restos de corpos humanos de volta à vida usando métodos da teoria Galvanista (onde a energia elétrica era usada para dar movimentos aos músculos de pessoas mortas). Ela é uma pobre viúva que tenta ganhar a vida com seus escritos, algo nada fácil de fazer, ainda mais com um garotinho muito jovem ainda para criar. Para Marlott porém é mais importante colocar as mãos em um suspeito indicado pelo carregador de corpos. Esse sujeito teria ligação direta com o crime cometido. O problema é achá-lo, uma vez que ele parece viver em túneis escuros e úmidos embaixo da velha cidade. Outro aspecto interessante desse episódio é que Marlott é confrontado com seu próprio futuro ao visitar um antigo mosteiro que agora serve como hospital de inválidos. Lá ele encontra um paciente terminal da terrível sífilis (Marlott também sofre desse mesmo mal). Temos aqui mais um bom episódio de "The Frankenstein Chronicles". Essa série é muito bem produzida, com roteiros realmente bem escritos. Não há apelação e tudo surge de forma muito caprichosa. Estou realmente gostando muito, indico sem reservas para os fãs de séries de terror e suspense. / The Frankenstein Chronicles 1.03 - All the Lost Children (EUA, 2015) Direção: Benjamin Ross / Roteiro: Benjamin Ross / Elenco: Samuel West, Sean Bean, Eloise Smyth.

The Frankenstein Chronicles 1.04 - The Fortune of War
Uma das melhores coisas desse episódio é que ele mostra a escritora Mary Shelley (Anna Maxwell Martin) visitando a propriedade de um velho conhecido, um amigo dos velhos tempos. Ele está morto há muitos anos. Quando vai até os fundos da velha casa descobre dois cômodos praticamente abandonados. Os móveis estão cobertos por panos e quando ela os levanta o que vemos? Sim, a velha maquinaria usada em experiências científicas, tão típica da era vitoriana. A sutileza do roteiro deixa então subentendido que o enredo que vemos em sua famosa obra pode não ter sido apenas um romance de terror como todos pensavam! Para fãs do horror é realmente uma jogada genial, que abre espaço para uma guinada nas estórias da série. Além disso temos aqui o desfecho (assim esperamos) do desaparecimento da menina Alice. O investigador John Marlott (Sean Bean, sempre tão bem em cena) finalmente chega nas pessoas que supostamente a mataram. São carvoeiros miseráveis dos subúrbios mais infectos de uma Londres nada bonita de se ver. É curioso pois mostra a extrema pobreza em que viviam certas pessoas na Inglaterra durante o século XIX. Lugares de miséria absoluta, onde nem os mais básicos valores humanos conseguiam sobreviver. Comunidades formadas não por seres humanos, mas por verdadeiras bestas, seres bestiais. Em suma, excelente episódio, um dos melhores até aqui. / The Frankenstein Chronicles 1.04 - The Fortune of War (Inglaterra, 2015) Direção: Benjamin Ross / Roteiro: Benjamin Ross / Elenco: Sean Bean, Charlie Creed-Miles, Shaun Mason.

The Frankenstein Chronicles 1.05 - The Frankenstein Murders
O investigador John Marlott (Sean Bean) finalmente descobre (quase) toda a verdade. Realmente médicos famosos de Londres estavam usando corpos humanos comprados no mercado negro para suas experiências. Pior do que isso, muitos deles encomendavam jovens adolescentes ou crianças, o que fazia com que eles fossem mortos de forma brutal por pessoas criminosas em busca do dinheiro da venda de seus cadáveres. Marlott então resolve levar suas conclusões ao Lord inglês que o contratou. Para seu desapontamento descobre que o sujeito, um figurão do parlamento britânico, não está disposto a fazer nada para prender os assassinos. Pelo contrário, ele usa toda a investigação apenas para chantagear outros parlamentares para que assim sejam aprovados seus projetos de lei, entre eles o ato médico de anatomia. Pois é, "The Frankenstein Chronicles" transita bem no meio do lado mais sórdido de uma Londres onde conhecimento científico e crime andam de mãos dadas. O impulso inicial para todas as investigações havia sido o desaparecimento de uma jovem adolescente chamada Alice. Seu corpo foi encontrado boiando nas águas sujas do rio. Agora que a teia da trama de sua morte foi tecida tudo caminha tragicamente para a impunidade completa de seus algozes. Uma triste realidade de um mundo sombrio. / The Frankenstein Chronicles 1.05 - The Frankenstein Murders (Inglaterra, 2015) Direção: Benjamin Ross / Roteiro: Benjamin Ross / Elenco: Sean Bean, Anna Maxwell Martin, Elliot Cowan.

The Frankenstein Chronicles 1.06 - Lost and Found
O texto a seguir contém spoiler. Assim se você ainda não conferiu o episódio final dessa série recomendo não seguir em frente na leitura. Pois bem, a primeira temporada de "The Frankenstein Chronicles" se encerra aqui. É uma série extremamente bem produzida e por essa razão poucos são os episódios em cada temporada. Nesse aqui temos uma ironia do roteiro que me deixou realmente surpreendido. Depois de tanto lutar para descobrir o que estaria acontecendo com as crianças e adolescentes desaparecidos, o investigador John Marlott (Sean Bean). São pessoas poderosas e ricas, bem influentes dentro da sociedade londrina. Sem querer Marlott acaba caindo numa armadilha montada justamente por essa gente. Ele é colocado na cena de um crime, com a roupa encharcada de sangue da vítima. Ora, não demora muito e ele é preso em flagrante. Julgado apressadamente logo é condenado à morte. Enforcado, tudo parece ter chegado a um melancólico fim, mas... eis que Marlott acaba caindo nas mãos de todos aqueles que ele queria ver condenados. Eles usam seu corpo para novas experiências e pasmem, o próprio investigador vira uma criatura, ressuscitada como nos velhos moldes do conto de  Frankenstein!!! A cena final com ele se arrastando, dentro daquele corpo ressuscitado profano é uma das melhores coisas que vi ultimamente em séries. Em minha opinião seria o desfecho perfeito para tudo o que aconteceu. Pena que os produtores vão continuar em uma segunda temporada!!! Chegou a me perguntar: Por quê? Querem mostrar a vida do monstro após voltar do mundo dos mortos? Nada a ver... perderam a chance de terminar tudo com chave de ouro. / The Frankenstein Chronicles 1.06 - Lost and Found (Inglaterra, 2015) Direção: Benjamin Ross / Roteiro: Benjamin Ross, Barry Langford / Elenco: Sean Bean, Joel Gillman, Richie Campbell.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir