Data: 1971 / Fonte: site EPHP (Pablo Aluísio) / Texto: Victor Alves e Pablo Aluísio / Photo: FTCD.
Elvis Country
Funny How Time Slips Away (Willie Nelson) - O autor dessa música viria, após a morte de Elvis, a ressuscitar "Always on My Mind". Elvis gravou essa música pela primeira vez ao vivo em 1969 e em uma única tentativa a gravou em estúdio no mês de junho de 1970. Muito bonita e aconselhável para relaxar, ela ganhou destaque em muuuitos shows de Elvis até sua morte, destacadamente os do período 1972 / 1976. Aqui na versão master Elvis dá um tratamento em ritmo de blues, contando com um solo simplesmente espetacular de James Burton.
I Really Don't Want To Know (H. Barnes / D. Robertson) - Don Robertson escreveu várias músicas para Elvis, sendo que entre as que ele gravou estão: "They Remind Me To Much Of You", "There's Always Me", "Starting Today", além de muitas outras. Essa parceria vem de longa data, pois a primeira música de Robertson gravada por Elvis foi "I´m Couting on You", que fez parte do seu primeiro disco. Só que "I Really Don´t Want to Know" não foi escrita especialmente para Elvis e sim para Eddie Arnold que a gravou em 1954, no mesmo ano em que Elvis começou sua carreira. Essa música ganhou ainda algumas versões incompletas ao vivo em 1977 e foi lançada como lado A de um single em 1971 para promover o disco "Elvis Country", porém só alcançando 21º lugar nas paradas.
There Goes My Everything (D. Franzier) - Sincera e particularmente não gosto dessa música. O ritmo é arrastado, apesar da boa letra. Mas isso é questão de gosto. A música é muito bem executada e uma das favoritas de Elvis dentre as que ele gravou nessa sessão em particular. Mas acho que não faria a menor falta na discografia dele. Lançada como lado A na Inglaterra alcançou 6º lugar! Ganhou algumas versões ao vivo em 70 e 71, mas como disse não é das melhores e não vai mudar sua vida. Ganhou uma versão gospel no ano seguinte com a mesma melodia, mas letra diferente chamada "He Is My Everything".
It's Your Baby You Rock It (S. Milete) - S. Milete escreveu três músicas para essa sessão sendo "Life" a melhor delas e "When I´m Over You" a pior. Essa fica num meio termo, apesar dos vocais perfeitos de Elvis e um solo muito show de James Burton. Uma das músicas mais country do disco e a única gravada pela primeira vez, as chamadas "Originals".
Faded Love (B. Willis / J. Willis) - Elvis virou essa música de ponta cabeça, se comparado com a versão original (coisa que ele fazia com bastante freqüência), transformando um country puro em um pop rock de primeira, com destaque para dois solos meio estilo blues de James Burton. Quem quiser ter uma noção de como era a versão original ouça a uma mini versão country dessa música no CD "Essential Elvis vol 4", onde ele enquanto espera a chegada da letra de "Faded Love" grava "The Fool".
I Washed My Hands In Muddy Waters (J. Babcock) - Uma das melhores do disco. Novamente um caso de uma música pop rock, que não tem muito a ver com country. Destaque absoluto para a banda, desde James Burton e seus solos até a própria orquestra que ficou ótima nessa música. Basta comparar com a "unddubed version" disponível no "Essential Elvis vol.4". Os caras detonaram nessa música gravada em apenas uma tentativa. Com uma letra diferente falando da história de um cara que se meteu em enrascada e acabou preso. Foi ensaiada nos ensaios de julho, mas nunca teve uma versão ao vivo.
Make The World Go Away (H. Cochran) - Essa música em sua versão original alcançou primeiro lugar em 1965 e a versão de Elvis difere dela, pois aqui a orquestra está presente de forma bem pesada e Elvis a canta de forma bem mais emocionante. Definitivamente uma das músicas que exigiu mais do vocal de Elvis, como ele mesmo admitiu, principalmente em sua parte final. A mais bonita do disco e uma ótima escolha para encerrá-lo. Ganhou versões em 1970 , 1971 e uma em 1973.
I Was Born Ten Thousand Years Ago* (Arr. Elvis Presley) - Esta música foi "picotada" entre as faixas do LP. No disco "Elvis Now" ela aparece completa da forma como foi gravada em meados de 1970. A idéia de colocar a canção unindo todas as músicas do disco foi do produtor Felton Jarvis. Isso surgiu porque Elvis sugeriu a ele que colocasse como subtítulo do LP a frase: "I'm 10.000 Years Old" ou "Eu tenho 10 mil anos". Sem dúvida isso retrata a face esotérica do Rei do Rock, que na época estava muito interessado em estudar as religiões orientais, tais como Budismo e Hinduismo, que pregavam a reencarnação da alma até o atingimento do nirvana, fase no qual o espírito não precisaria mais retornar à terra, pois já estava devidamente evoluído. Segundo os cálculos de Elvis, sua primeira reencarnação havia sido há 10.000 anos, o que justificava a frase como subtítulo do disco. Todo esse misticismo acabou chegando ao Brasil e influenciando duas pessoas muito importantes em nossa cultura.
Elvis Presley foi um dos maiores ídolos do baiano Raul Seixas. Isso não é segredo pra ninguém, mas, o que pouca gente sabia é que a música "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" - além de um pleonasmo vicioso - é também uma homenagem ao velho Rei do Rock. O som de Raul foi gravado em 1976, seis anos depois de Elvis gravar "I Was Born About Ten Thousand Years Ago". O título é igualzinho e o conteúdo das letras é bem parecido (compare as duas), abordando temas mitológicos, bíblicos e históricos. A versão de Raul é creditada a Raul Seixas e Paulo Coelho e não faz referência nenhuma à música gravada por Elvis, que é de domínio público. Paulo Coelho foi procurado pela redação do programa Fantástico da TV Globo e, por e-mail, admitiu: "Realmente, a letra foi inspirada na música do Elvis. Era uma maneira de Raul prestar sua homenagem ao seu maior ídolo".
Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio.
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