Data: agosto de 1973 / fonte: "A Life in Music" de Ernst Jorgensen / Texto: Pablo Aluísio / Photo: Edgar Lee Roy / Jumpsuit: Black Matador / Local: Las Vegas, Nevada.
Raised On Rock / For Ol'Times Sake (1973)
Depois de cumprir uma longa série de shows no Sul, a RCA conseguiu finalmente levar Elvis a um estúdio para gravar novas canções. O local escolhido foi o Stax Studios em Memphis, conhecido estúdio de gravação de cantores de R&B. A verdade porém era que Elvis estava exausto e doente após tantos shows e viagens. Mas mesmo assim, debilitado, Presley compareceu a 4 das seis noites programadas de gravação. Elvis chegou aos estúdios com um enorme chapéu e capa, brincando com os músicos. Aliás, o estúdio ficou cheio não só de músicos mas de amigos, parentes, seguranças, namoradas e todo tipo de gente, inclusive toda a "máfia de Memphis", o que irritou Felton Jarvis.
O que o produtor Felton Jarvis não entendia era que após vários meses longe de Memphis e Graceland aquela era uma forma do cantor rever seus amigos e parentes. James Burton relembra: "Achamos Elvis muito abatido naquelas noites. Chegou até a repetir a mesma roupa duas vezes seguidas, fato nada comum, já que seu assistente trazia uns trajes que ele trocava no transcorrer da noite. No íntimo estava arrasado, embora Lisa Marie e Linda Thompson estivessem ao seu lado tanto no estúdio como em casa". Elvis gravou 11 canções e deixou algumas para completar mais tarde, pois ele teria que cumprir uma nova agenda de Shows, desta vez em Las Vegas. Esta são as canções do disco "Raised on Rock / For Ol Times Sake" (APL1 0388)
Destaques do disco:
Raised On Rock (Mark James) - Canção título do disco. Foi lançada em single junto com "For Ol'Times Sake" em Setembro de 1973. A letra feita pelo ótimo compositor Mark James faz um balanço emocional dos anos iniciais do Rock'n'Roll. A harmonia também é bastante original, transformando o conjunto em um belo momento da carreira de Elvis Presley.
For Old'Times Sake (Tony Joe White) - Lado B do single "Raised On Rock". Uma das músicas românticas mais bonitas e bem arranjadas da carreira de Elvis. O destaque fica com o ótimo arranjo de cordas executado por Burton, Christopher, Young e Dennis Linde (autor do grande sucesso de Elvis "Burning Love").
If You Don't Come Back (Leiber / Stoller) - Canção que marca o reencontro de Elvis com os compositores Jerry Leiber e Mike Stoller. Esta união legou ao século XX as melhores canções de Rock'n'Roll da história como "Jailhouse Rock", "Trouble","Hound Dog" e várias outras. Aqui Elvis faz a mágica acontecer mais uma vez, pois esta e "Three Corn Patches" são as melhores canções do disco. Elvis até renasce quando canta estas músicas voltando novamente ao pique e ao entusiasmo dos anos 50.
Sweet Angeline (Eddy Arnold / Martini / Morrow) - Esta música só foi completada por Elvis depois, pois ele não teve tempo suficiente para completá-la. Assim em Setembro de 1973 Elvis reuniu-se com James Burton e mais alguns músicos em sua casa em Palm Springs para terminar a gravação desta canção. Apesar de toda a dificuldade a canção se tornou uma das mais belas da discografia de Presley durante os anos 70. Muito bonita, com melodia atraente esta canção é um dos pontos altos do disco.
Three Corn Patches (Leiber / Stoller) - canção que fecha o disco. Mais uma maravilhosa composição de Leiber e Stoller. Elvis Presley perdeu muito com o afastamento da dupla durante os anos 60. Tudo culpa do Coronel Parker que só visava o lucro e nunca a qualidade. Esta e outras atitudes acabaram levando Elvis a desprezar seu empresário, inclusive o demitindo em uma ocasião. Porém já era tarde demais, o estrago já estava feito e Presley acabou o readmitindo, pois o Coronel cobrou uma verdadeira fortuna para acabar a sociedade entre ambos.
Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio)
contato: pabloaluisio@yahoo.com - fevereiro de 2004