O último single de Elvis Presley a ser lançado em 1962 sem qualquer relação com trilhas sonoras foi esse "She's Not You / Just Tell Her Jim Said Hello". Para quem gosta de histórias da vida privada de Elvis esse compacto traz uma curiosidade. Após longos anos sem ver Presley pessoalmente Priscilla conta que quando adentrou Graceland para reencontrá-lo percebeu que nas caixas de som da mansão estava tocando justamente a canção "She's Not You". Naquela noite Elvis havia recebido o single e o estava ouvindo pela primeira vez, conferindo se tudo estava certo. Pelo menos assim ela determinou que fosse feito na série "Elvis e Eu" que foi exibida no Brasil pelo SBT. Será que ela não se confundiu? Será que as datas de sua chegada em Graceland realmente batem com o lançamento desse single no mercado americano? Deixarei as respostas para vocês, leitores e fãs de Elvis. Talvez isso não importe muito no final das contas, pois o que é interessante notar é que Priscilla sempre associou essa canção ao seu retorno aos braços de Elvis.
Pois bem, deixando esse aspecto de lado vamos tecer algumas palavras sobre as canções. Antes de mais nada o que temos aqui são mais duas músicas pop, típicas de Elvis nessa fase da primeira metade dos anos 60. Em termos puramente pessoais sempre gostei muito mais do lado B desse single. "Just Tell Her Jim Said Hello" tem uma melodia realmente cativante, um arranjo que soa até mesmo diferente. A voz de Elvis também está muito cristalina, com pequenos momentos de uma entonação mais forte. É aquele tipo de sonoridade que nos remete imediatamente àqueles anos mais inocentes de uma América que ainda nem desconfiava do que iria acontecer. Infelizmente essa faixa não fez qualquer sucesso, sendo completamente ignorada, não conseguindo sequer ficar entre as 50 mais ouvidas na semana de seu lançamento. O público não deu a menor bola. Uma pena. Entra facilmente naquela categoria de "jóias perdidas da discografia de Elvis".
Em relação a "She's Not You" devo dizer que é uma gravação que deixa a desejar. A melodia é estranha e a banda está levemente perdida. Também pudera a linha melódica é realmente mal composta. A primeira frase que Elvis canta tem um ritmo estranho, como se um velho disco de vinil ainda estivesse na rotação errada. Sempre desconfiei que houve algum problema técnico no momento em que a master estava sendo gravada. Basta ouvir muito atentamente nos primeiros segundos da canção. Algo está errado ali. Não é uma boa faixa, talvez por isso tenha conquistado apenas um suado quinto lugar na Billboard. Pelos problemas que apresenta acho que o resultado comercial foi até bom demais! Enfim, esse foi o último single de Elvis desvinculado de suas trilhas no ano de 1962. Um single menor mas que tem suas qualidades também. Não é uma obra prima mas tem sua importância dentro da carreira de Elvis, que o diga sua namoradinha na época, Priscilla. O amor é realmente lindo!
Pablo Aluísio.
Elvis Presley
ResponderExcluirPablo Aluísio