terça-feira, 5 de abril de 2005

Elvis Presley - One Broken Heart for Sale / They Remind Me Too Much of You

Logo em janeiro de 1963 a RCA Victor colocou no mercado americano o novo single de Elvis com duas músicas da trilha sonora do filme "It Happened at the World's Fair". Foi um fiasco comercial. A canção não conseguiu emplacar nem no Top 10, algo bem raro em se tratando de canções inéditas de Elvis Presley. Além da má recepção por parte do público a crítica também achou o material muito fraco. Um jornalista de Los Angeles perguntou ironicamente se o nome do artista não estava errado pois a canção "One Broken Heart for Sale" parecia ter saído do repertório açucarado de Doris Day. "They Remind Me Too Much of You" se saiu ainda pior não conseguindo ficar nem as 50 canções mais ouvidas - um desastre! Nem músicos de primeira viagem conseguiam posições tão ruins como aquelas. Pior é que o público tinha razão. Por volta desse ano os fãs começaram a estranhar a enxurrada de músicas para filmes, muitas com qualidade bem duvidosa. De repente se deram conta que a pura verdade era que assim como os filmes as canções das trilhas não tinham capricho nenhum, era lançadas exclusivamente para gerar lucro e os consumidores que se virassem.

O curioso é que foi justamente nesse ano que Elvis assinou um desastroso contrato de sete anos com a MGM. O estúdio que foi um dos maiores da história de Hollywood estava sempre em dificuldades financeiras e esperava lucrar bastante com Elvis. Veja bem, os piores filmes do cantor foram feitos justamente na MGM. A intenção do estúdio era gerar lucros e não qualidade, assim Presley foi jogado em um mar de abacaxis Made in Hollywood cujo único objetivo era faturar. Os filmes eram baratos - e alguns ridículos como "Harum Scarum" - e se apoiavam inteiramente na fama de Elvis Presley para faturar uns trocados a mais. Esse contrato também mostrava como o Coronel Tom Parker era um empresário ruim pois ninguém mais assinava esse tipo de obrigação contratual por longos sete anos sem qualquer direito de veto aos projetos que o estúdio bem entendesse. Financeiramente foi até bom para Elvis mas artisticamente tornaria ele um obsoleto em poucos meses, afinal os Beatles estavam chegando na América e passariam por cima de todos, inclusive de Elvis, naquela altura considerado um artista de uma era passada, um ultrapassado.

Pablo Aluísio.

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