segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Duets

Esse é aquele típico caso de filme que foi salvo pela música. O roteiro passa longe de ser bem escrito, a trama é leve demais, irrelevante demais para ser levada em conta, porém é a tal coisa, a música do filme é muito boa. Me lembra de certa forma os filmes dos Beatles e Elvis Presley. Eram filmes básicos, quase sem roteiro, mas tinham trilhas sonoras cantadas por artistas fenomenais. Assim fica fácil, não é mesmo? Pois então, esse aqui é um herdeiro tardio daquele tipo de musical dos anos 50, 6o, etc. O fiapinho de roteiro, algo bem capenga, vai se sustentando pelos números musicais que vão surgindo ao longo da duração, tudo para evitar que o espectador levante da cadeira do cinema e vá embora.

Uma das gratas surpresas de "Duets" foi saber que a Gwyneth Paltrow tinha uma bela voz que enganava muito bem quando ela cantava. É curioso porque muitos astros e estrelas de Hollywood, atores e atrizes ricos e consagrados no cinema, são na verdade músicos frustrados, cantores e cantoras fracassadas. Isso foi revelado pela própria Gwyneth Paltrow durante entrevistas no lançamento do filme. A loira sempre quis ser uma grande cantora, mas acabou dando certo mesmo como atriz. A carreira vai bem, mas fica com aquele sabor amargo de não ter realizado um sonho de adolescência. Por fim um dado no mínimo curioso: esse filme foi produzido por uma das companhias de Harvey Weinstein, produtor acusado de assédio sexual por muitas atrizes, inclusive pela própria Paltrow. Teria ela ido para a cama do produtor para ganhar esse papel? Não sabemos ao certo, mas tudo leva a crer que sim...

Duets: Vem Cantar Comigo (Duets, Estados Unidos, 2000) Direção: Bruce Paltrow / Roteiro: John Byrum / Elenco: Gwyneth Paltrow, Paul Giamatti, Huey Lewis, Scott Speedman / Sinopse: O filme conta a história de um grupo de pessoas que extravasam seus problemas através da música, se inscrevendo em concursos de karaokê. Entre elas se encontra Liz (Gwyneth Paltrow) que se utiliza da música para tentar superar a morte da mãe.

Pablo Aluísio.

domingo, 7 de outubro de 2018

O Chamado 3

Qual é o verdadeiro passado de Samara? A resposta a essa pergunta é a melhor coisa do roteiro de "O Chamado 3". É um filme que não me animava em nada, pois pensava que seria apenas uma forma fácil do estúdio em faturar mais uma vez em cima dessa história. Só que o filme tem sim seus méritos. O roteiro, em seu começo, surge um pouco amarrado e sem novidades. O espectador deve ter paciência nesse início pouco promissor. Depois o filme vai melhorando muito com o desenvolvimento de seu enredo, fazendo com que no final se torne bem mais interessante do que se poderia imaginar.

O filme tem em suas cenas iniciais a experiência de um professor que decide escrever uma tese acadêmica sobre tudo o que aconteceu no passado envolvendo as fitas e a garota que sai do poço, a Samara. Como se pode perceber tudo acaba indo muito mal, com mortes inexplicáveis e tragédias. O tal professor, no alto de sua arrogância acadêmica, acredita que tudo pode ser explicado pela ciência, sem problemas. Só que os eventos sobrenaturais envolvendo Samara são bem reais, colocando todos em risco, não apenas o professor, mas todos os seus alunos.

É uma produção de terror muito boa, que tenta revitalizar a franquia "O Chamado" para os tempos atuais. Até a velha fita VHS foi deixada de lado, sendo agora tudo feito na base de arquivos digitais. E é nesse mundo sem limites que Samara acaba espalhando ainda mais o terror. Enfim, não deixe de conferir, pois "O Chamado 3" vale mesmo a pena.

O Chamado 3 (Rings, Estados Unidos, 2017) Direção: F. Javier Gutiérrez / Roteiro: David Loucka, Jacob Estes / Elenco: Matilda Anna Ingrid Lutz, Alex Roe, Johnny Galecki / Sinopse: Após um professor universitário elaborar uma pesquisa sobre Samara e vários alunos morrerem depois de assistirem ao seu vídeo, a namorada de um deles resolve procurar pelo passado da garota morta. Só assim, ela pensa, poderá quebrar o círculo de mortes envolvendo aquela aparição assombrada.

Pablo Aluísio.

Cidadão Cohn

Quando o filme começa encontramos esse velho advogado em uma cama de hospital. Ele está morrendo de AIDS. O desespero vem não apenas pelo fato dele estar nos últimos estágios de uma doença mortal e incurável, mas também pelo fato de que a Ordem dos advogados está prestes a cassar sua licença para advogar. O que aconteceu? Assim o filme volta em um longo flashback para contar sua história pessoal, os envolvimentos em pequenas e grandes corrupções envolvendo o governo dos Estados Unidos e o lado mais podre e escondido da política daquele país.

James Woods interpreta o advogado Roy Marcus Cohn. Sua interpretação é excelente, embora prejudicada um pouco pela forte maquiagem quando dá vida ao idoso moribundo. Parece uma máscara de borracha mal arranjada. Nas cenas em que aparece ao natural, com o rosto limpo, se sobressai seu talento. Do sujeito até idealista, recém saído da faculdade de direito, até o corrompimento completo de caráter ao rastejar pelo submundo e esgotos do jogo baixo envolvendo homens poderosos e corruptos, o filme tenta contar sua história. Poderia ser um retrato do Brasil, mas é uma amostra do que ocorre nos bastidores do poder nas altas esferas do governo americano. Não há democracia que resista. Assista e tenha um gostinho do que se passa também por lá, nas entranhas do grande irmão do norte.

Cidadão Cohn (Citizen Cohn, Estados Unidos, 1992) Direção: Frank Pierson / Roteiro: David Franzoni, baseado no livro escrito por Nicolas von Hoffman / Elenco: James Woods, Joe Don Baker, Joseph Bologna / Sinopse: Baseado em fatos reais o filme conta a história de um influente advogado que está morrendo de AIDS, com ameaça de perder sua carteira de advogado depois que inúmeros escândalos envolvendo sua atuação dentro do governo são revelados ao público. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator (James Woods).

Pablo Aluísio.

sábado, 6 de outubro de 2018

Simplesmente Amor

São nove estórias de relacionamentos envolvendo os mais diversos personagens. Em uma delas o primeiro-ministro da Inglaterra acaba se apaixonando por uma das funcionárias de seu gabinete. Na outra uma jovem profissional, desenhista gráfica, vê sua vida amorosa ter inúmeros problemas por ter um irmão com problemas mentais. Na seguinte vemos um homem casado se interessando por sua secretária e por aí vai. Uma sucessão de pequenas crônicas amorosas que procura mostra a vida pessoal dos mais diversos tipos. Um retrato de problemas que podem atingir qualquer um, inclusive você

Esse filme tive a oportunidade de ver no cinema. Como já sabia de antemão ele apresentava vários problemas, um deles que é bem comum nesse tipo de produção com grande elenco e roteiro fragmentado, é a dispersão de foco. Com dezenas de personagens acaba que nenhum deles tem maior importância. Quando um estúdio resolve unir vários astros em um só filme já sabemos que nenhum deles terá personagens bem desenvolvidos na tela. É algo previsível. Muitos personagens, pouco foco. Além disso nem todo mundo aprecia esse tipo de roteiro ao estilo mosaico, com várias estórias correndo em paralelo ao mesmo tempo. Para muitos é algo que deixa o filme disperso demais. Enfim, "Simplesmente Amor" é isso, um filme prejudicado por suas próprias pretensões exageradas.

Simplesmente Amor (Love Actually, Estados Unidos, Inglaterra, 2003) Direção: Richard Curtis / Roteiro: Richard Curtis / Elenco: Hugh Grant, Liam Neeson, Colin Firth, Emma Thompson, Keira Knightley, Alan Rickman, Rodrigo Santoro, Billy Bob Thornton, Rowan Atkinson, Elisha Cuthbert, January Jones, Denise Richards, Claudia Schiffer, Bill Nighy, Martin Freeman, Martine McCutcheon / Sinopse: São nove estórias de amor, mostrando as dificuldades de encontrar o amor de nossas vidas. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Comédia ou Musical. Premiado pelo BAFTA Awards na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Bill Nighy).

Pablo Aluísio

Tudo para Ficar com Ele

É uma comédia romântica de rotina, estrelada por duas loiraças, a Cameron Diaz e a Christina Applegate. Essas duas atrizes nunca tinham trabalhado juntas antes. O curioso é que apesar delas serem belas mulheres, que poderiam fazer filmes que explorassem seus atributos de beleza femunina, optaram por outro caminho, indo mais para o lado do humor! A Cameron Diaz, por exemplo, chegou a atuar em comédias sexistas, com cenas que nem todo tipo de atriz toparia fazer. Porém como ela sempre andou na linha de comédias, nem ficou tão estranho assim. Ela sempre teve mesmo esse estilo mais de diversão.

Nesse filme ela interpreta uma jovem que não está preocupada em arranjar o homem certo para toda a vida, mas sim o homem certo para passar a noite. Há uma diferença aí se você pensar bem. Tudo vai mais ou menos bem até que ela se apaixona perdidamente por um cara que conhece casualmente. Com a paixão descontrolada perde a noção das coisas, fazendo qualquer coisa para ficar com ele (como o próprio título nacional sugere). Em termos gerais, como escrevi, não é um filme maravilhoso, nem nada parecido. É apenas uma fita descompromissada que até tem seus momentos. Diversão sem maiores culpas.

Tudo para Ficar com Ele (The Sweetest Thing, Estados Unidos, 2002) Direção: Roger Kumble / Roteiro: Nancy M. Pimental / Elenco: Cameron Diaz, Thomas Jane, Christina Applegate / Sinopse: Garota jovem e loira, que adora uma balada, com aventuras de uma noite só, acaba perdendo a noção e o bom senso após se apaixonar por um bonitão. Filme indicado ao Teen Choice Awards.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Cálculo Mortal

Bom filme. Um thriller de suspense, tentando até mesmo em certos momentos copiar o estilo dos antigos filmes de detetives, do cinema noir, mas claro, tudo feito de forma muito sutil. A atriz Sandra Bullock deixou um pouco as porcarias que fazia na época para atuar bem em um filme bem melhor do que seu público estava acostumado a assistir. Ela interpreta essa policial, sempre mastigando um chiclete para dar uma de durona, que começa a investigar um assassinato.

Na realidade o crime foi cometido por dois jovens bem nascidos, da elite. Eles planejam o crime como um desafio intelectual, para demonstrar que estão acima da capacidade da polícia em resolver o caso. Um dos jovens é interpretado por Ryan Gosling em comecinho de carreira. Com o cabelo loiro, olhar de psicótico, ele domina o outro colega e coloca seu plano em frente. A fotografia do filme ficou muito bonita, toda em tons pastéis. Provavelmente seja um dos trabalhos mais interessantes de toda a carreira de Sandra Bullock. Gosta dela e nunca assistiu? Corra para ver.

Cálculo Mortal (Murder by Numbers, Estados Unidos, 2002) Direção: Barbet Schroeder / Roteiro: Tony Gayton / Elenco: Sandra Bullock, Ben Chaplin, Ryan Gosling / Sinopse: Cassie Mayweather (Bullock) é uma detetive que precisa desvender um crime de homícidio cometido por dois jovens de alta classe que apenas queriam cometer o chamado "Crime perfeito", onde eles não seriam pegos de jeito nenhum pelas investigações.

Pablo Aluísio.

Baby Boy - O Rei da Rua

O diretor John Singleton sempre foi um dos cineastas negros mais interessantes de sua geração. Assim como Spike Lee ele sempre procurou retratar em seus filmes a realidade dos bairros negros da América. Aqui ele foca sua câmera na vida de um jovem de 21 anos que tenta sair do ciclo destrutivo que atinge muitos como ele. O amigo está afundando numa gangue de rua. Sua mãe tem um novo relacionamento que quase nunca termina bem. Ele está desempregado e a mãe de seus filhos o pressiona para arranjar dinheiro. No meio de tudo ele tenta se manter na linha, sem ir para a criminalidade.

O filme de uma maneira em geral é muito bom, bem realizado, com roteiro realista, bem pé no chão. É um drama social, sem espaço para bobagens. Há até boas cenas envolvendo violência e até mesmo ação, mas no fundo o toque principal de sua temática nem passa muito por esse aspecto. O Singleton acabou realizando mais um bom filme, embora não seja nem dos seus melhores e nem dos mais lembrados. Vale a pena conhecer mais essa sua obra cinematográfica.

Baby Boy - O Rei da Rua (Baby Boy, Estados Unidos, 2001) Direção: John Singleton / Roteiro: John Singleton / Elenco: AlexSandra Wright, Tyrese Gibson, Taraji P. Henson / Sinopse: Jody (Tyrese), jovem negro morador de uma grande cidade americana, tenta endireitar a vida e resolver seus problemas pessoais. Algo que não será fácil para ele. Desempregado, com mulher e filhos e uma mãe cheia de problemas, ele tenta não cair na tentação de entrar para o mundo do crime.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Damsel

Esperava bem mais desse western moderno. Não apenas por ser um faroeste, gênero cada vez mais raro nos dias atuais, como também pelo fato de trazer a atriz Mia Wasikowska. Ela é uma das minhas preferidas. O enredo começa com um pastor surtando numa parada de diligências bem no meio do deserto. A carruagem não chega e ele vai perdendo a cabeça, até que enlouquece completamente e tira as roupas, para surpresa do outro passageiro que também está esperando por seu transporte.

A partir daí o filme volta em um longo flashback para contar parte de sua história. Uns trinta anos antes ele é contratado por um jovem pregador (interpretado pelo fraco Robert Pattinson). O objetivo é localizar sua noiva que foi raptada por um bandido do velho oeste. Pelas últimas notícias que ele teve, ela está em uma cabana bem distante da cidade mais próxima. Assim ele vai até lá, com o pastor e um pônei! (isso mesmo, um pônei que ele quer dar de presente para sua amada!).

O filme não se desenvolve muito bem. Há diversas perdas de ritmo e uma estranha pitada de humor negro, não muito em evidência, que também estraga um pouco as coisas. O maior destaque, já esperava por isso, vem da interpretação da Mia Wasikowska. Ela praticamente salva o filme do desastre total em sua parte final. No começo você fica pensando que ela vai ser mais uma personagem daquelas loirinhas bobinhas que sempre surgem nesse tipo de faroeste, mas não, numa reviravolta ficamos sabendo que ela está muito feliz e apaixonada por seu sequestrador e que mesmo sendo uma beldade sabe se defender muito bem, com arma em punho. Para terminar de destruir a imagem de mulher indefesa ela ainda fuma um nada sexy cachimbo de milho e bebe whisky na boca da garrafa! Pois é, a Mia acabou mesmo sendo a melhor coisa de um filme que no geral é bem fraco mesmo. Por ela vale o sacrifício.

Damsel (Estados Unidos, 2018) Direção: David Zellner, Nathan Zellner / Roteiro: David Zellner, Nathan Zellner / Elenco: Robert Pattinson, Mia Wasikowska, David Zellner / Sinopse: Jovem pregador vai até o oeste selvagem em busca de sua noiva, que foi sequestrada por um bandoleiro. Só que ao chegar na pequena cabana onde ela vive descobre que nada era do que ele pensava ser. Filme indicado no Berlin International Film Festival.

Pablo Aluísio.