sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Baby Boy - O Rei da Rua

O diretor John Singleton sempre foi um dos cineastas negros mais interessantes de sua geração. Assim como Spike Lee ele sempre procurou retratar em seus filmes a realidade dos bairros negros da América. Aqui ele foca sua câmera na vida de um jovem de 21 anos que tenta sair do ciclo destrutivo que atinge muitos como ele. O amigo está afundando numa gangue de rua. Sua mãe tem um novo relacionamento que quase nunca termina bem. Ele está desempregado e a mãe de seus filhos o pressiona para arranjar dinheiro. No meio de tudo ele tenta se manter na linha, sem ir para a criminalidade.

O filme de uma maneira em geral é muito bom, bem realizado, com roteiro realista, bem pé no chão. É um drama social, sem espaço para bobagens. Há até boas cenas envolvendo violência e até mesmo ação, mas no fundo o toque principal de sua temática nem passa muito por esse aspecto. O Singleton acabou realizando mais um bom filme, embora não seja nem dos seus melhores e nem dos mais lembrados. Vale a pena conhecer mais essa sua obra cinematográfica.

Baby Boy - O Rei da Rua (Baby Boy, Estados Unidos, 2001) Direção: John Singleton / Roteiro: John Singleton / Elenco: AlexSandra Wright, Tyrese Gibson, Taraji P. Henson / Sinopse: Jody (Tyrese), jovem negro morador de uma grande cidade americana, tenta endireitar a vida e resolver seus problemas pessoais. Algo que não será fácil para ele. Desempregado, com mulher e filhos e uma mãe cheia de problemas, ele tenta não cair na tentação de entrar para o mundo do crime.

Pablo Aluísio.

Um comentário: