sábado, 9 de março de 2024

Anjos e Insetos

Título no Brasil: Anjos e Insetos
Título Original: Angels and Insects
Ano de Lançamento: 1995
País: Reino Unido
Estúdio: Playhouse International Pictures
Direção: Philip Haas
Roteiro: A.S. Byatt, Belinda Haas
Elenco: Mark Rylance, Kristin Scott Thomas, Patsy Kensit

Sinopse:
O filme é um estudo de uma família da pequena nobreza rural da Inglaterra vitoriana. William Adamson (Mark Rylance), um jovem cientista, é apresentado à família Alabaster por Sir Harald Alabaster (Jeremy Kemp), que também é fascinado por insetos. William se casa com a filha mais velha da família e estuda a quantidade de insetos no jardim da vila. Seus comportamentos estranhos - para a pequena nobreza - revelam ao mesmo tempo seus próprios fracassos e paixões.

Comentários:
Eu já escrevi aqui no blog, mais de uma vez, que aprecio bastante esses filmes ingleses ambientados na Inglaterra rural do século XIX, em pleno auge da Era Vitoriana. Aqui conhecemos verdadeiras sociedades conservadoras, não esses picaretas que existem na política brasileira que se dizem conservadores. Os verdadeiros seguidores dessa linha pensamento prezam pela estabilidade da sociedade, pelo respeito às instituições e tradições. Aqui temos um microcosmo dessa sociedade, onde todos vivem suas vidas sem importunar o próximo. Um destaque desse filme vem também de uma certa dose de erotismo, algo nem sempre presente nesse tipo de produção, mas que aqui se encaixou perfeitamente na proposta do roteiro. E antes que me esqueça, o filme também foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Figurino. Apenas um detalhe a mais de sua requintada boa produção. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Olha Pablo, dizer sobre a sociedade inglesa, ate hoje uma das mais conservadoras do mundo, " Aqui conhecemos verdadeiras sociedades conservadoras" é um superlativo que expressa o quanto isso era ser conservador e opressivo aos seus habitantes.

    ResponderExcluir
  2. A Inglaterra é a verdadeira sociedade conservadora. Tanto que o pensamento conservador tal como o conhecemos nasceu lá. São tão conservadores que mantém até mesmo instituições como a realeza. Agora, no Brasil não tem conservadorismo, tem barbarismo. Gente que defeca nos poderes constitucionais. Isso não é conservador em lugar nenhum do planeta! Tudo gente lixo! Bolsonarismo não é conservadorismo. É só coisa de gente tonta mesmo... rsrs

    ResponderExcluir