sábado, 12 de novembro de 2016

O Encontro

Richard Gere foi um dos mais populares galãs de Hollywood. Curiosamente quando seus cabelos começaram a ficar grisalhos ele não morreu como ator, como era de se supor em relação a um galã. Pelo contrário, ele assumiu a idade e começou a estrelar uma série de filmes bem interessantes, alguns bem mais relevantes do que os que ele fazia quando era apenas um rostinho bonito em Hollywood. Esse "O Encontro", devo confessar, é um dos filmes  mais humanos de sua filmografia. Gere interpreta George, um sem-teto que vaga por uma Nova Iorque cosmopolita e desalmada. Ele não tem trabalho, meios de sobreviver e nem onde ficar. Está velho e com sinais de desequilíbrio mental. Despejado de um velho apartamento caindo aos pedaços, que ele diz ser de uma amiga (possivelmente imaginária), ele acaba indo parar no lugar para onde vão todos os pobres e esquecidos da América: a rua!

E no mundo selvagem dos chamados homeless ele precisa viver a cada dia. Sem ter onde dormir procura por abrigos, muitas vezes perigosos. Vivendo da caridade alheia acaba vendendo peças de sua própria roupa para comprar bebidas alcoólicas - um velho mal que atinge muitos moradores de rua. O passado ficou para trás. Sua esposa morreu precocemente de câncer de mama e após perder o emprego, sua casa e praticamente toda a vida, acabou se tornando uma pessoa invisível, que anda pelas ruas da grande metrópole sendo ignorado pelos apressados moradores que viram o rosto sem cerimônia para a pobreza e a miséria de sua sociedade. Sua única ligação com a vida que tinha é sua filha, que trabalha como bartender em um bar de periferia. Ele tenta uma reaproximação, mas tudo é muito difícil. Ela tem mágoas por ele não ter segurado a barra quando a esposa morreu. Velhas feridas e traumas familiares que custam a cicatrizar. Gere poucas vezes esteve tão bem. Ele leva o espectador para o mundo dos que não possuem mais nada, muitas vezes, nem ao menos esperança. O clima do filme é triste de uma maneira em geral, porém a cena final, com uma clara mensagem de redenção ao seu próprio modo, nos deixam pelo menos com um pequeno e tímido sorriso nos lábios. Afinal, nesse mundo tão injusto, nem tudo está irremediavelmente perdido.

O Encontro (Time Out of Mind, Estados Unidos, 2014) Direção: Oren Moverman / Roteiro: Oren Moverman, Jeffrey Caine / Elenco: Richard Gere, Ben Vereen, Jena Malone, Steve Buscemi, Jeremy Strong, Kyra Sedgwick / Sinopse: George (Richard Gere) é um sem-teto que tenta novamente se aproximar de sua filha, que o detesta e o odeia por causa de traumas familiares do passado. Filme premiado pelo Toronto International Film Festival.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A Série Divergente - Convergente

Título no Brasil: A Série Divergente - Convergente
Título Original: Allegiant
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: Lionsgate
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Noah Oppenheim, Adam Cooper
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Jeff Daniels, Octavia Spencer, Naomi Watts
  
Sinopse:
Após a vitória dos rebeldes divergentes sobe ao poder Evelyn (Naomi Watts), que começa a tomar atitudes tirânicas, com execuções sumárias de inimigos e prisões arbitrárias. Cansada de tudo Tris (Shailene Woodley) decide explorar ao lado de seus amigos o mundo além dos muros da cidade, o que acaba revelando algo que ela nem sonhara existir.

Comentários:
Terceiro filme da saga Divergente. Depois do segundo filme, que foi bem mais ou menos, eu nem ia assistir esse terceiro filme, porém como diz o ditado se começou algo, termine. Assim resolvi conferir. É a tal coisa, a escritora Veronica Roth que escreveu os livros originais parece ter caído naquela velha armadilha de dar voltas sobre si mesma. No segundo filme tudo parecia resolvido, a trama tinha chegado ao fim, os rebeldes venceram os tiranos, mas... eis que tudo volta para a estaca zero. Uma vez no poder os revolucionários logo se tornam tão tirânicos como o regime anterior, sendo que não há outro caminho a seguir a não ser... uma nova guerra! Em poucas palavras: cansativo! Ok, estamos aqui na presença de um produto teen, feito para adolescentes, mas um pouquinho de criatividade ou inovação cairia muito bem. Voltar a contar a mesma estória de novo me soa uma grande picaretagem por parte dessa escritora. Deixando isso de lado devo dizer que até gostei da produção em geral. 

O filme tem bons efeitos visuais - mais do que os dois anteriores - e uma boa direção de arte. Só peca mesmo pelo roteiro, já que o livro original nunca fez muito sentido. Falando sinceramente essa trama é bem confusa, mal desenvolvida, sempre apelando para clichês de todos os tipos. De uma maneira ou outra, o fato é que essa terceira parte foi mal recebida por parte do público e crítica, o que fez com que a quarta parte no cinema fosse cancelada! (sim, as coisas ainda iriam em frente!). O estúdio porém resolveu que os fãs não ficarão sem o quarto filme, mas esse será produzido para ser exibido apenas na TV, em ritmo de orçamento modesto. Além disso o elenco original será todo substituído. A atriz Shailene Woodley (que inclusive foi presa recentemente nos EUA) está fora da quarta parte. Nada de gastos excessivos. A ordem agora é fazer um filme final, para encerrar o ciclo, porém sem gastar muito. Melhor assim, pois será mais fácil ignorar. A conclusão de tudo é simples: a série Divergente não terá mais futuro no cinema. Já era tempo. The End.

Pablo Aluísio.

A Qualquer Custo

Ótimo filme! No enredo temos dois irmãos que se encontram após muitos anos por causa do falecimento de sua mãe. Ela morreu pobre e endividada, por causa de uma hipoteca feita para salvar seu rancho. O irmão mais velho Tanner (Ben Foster) passou muitos anos preso. De volta à liberdade acaba convencendo seu irmão mais jovem, Toby (Chris Pine), a realizar uma série de assaltos em pequenas agências bancárias de cidadezinhas perdidas no oeste do Texas. A ideia é roubar o dinheiro necessário para pagar a hipoteca do rancho da mãe, evitando assim que o banco fique com a propriedade. Após os primeiros assaltos entram em cena dois policiais veteranos. O xerife Marcus (Jeff Bridges) é um velho homem da lei, prestes a se aposentar. Seu parceiro, o mestiço Alberto (Gil Birmingham), é um excelente policial, com muita experiência em campo. O segredo para prender os dois ladrões de bancos é antecipar seus próximos crimes. Descobrir onde eles atacarão em seguida. Para isso os tiras procuram descobrir qual será a próxima agência a ser roubada. Inicia-se assim uma verdadeira caçada humana no meio da imensidão do Texas.

De certa forma esse novo filme estrelado pelo sempre ótimo Jeff Bridges é uma espécie de faroeste moderno, passado no oeste americano da atualidade. Todos os personagens são bem desenvolvidos e o filme conta com um excelente roteiro. Os dois irmãos criminosos são apresentados como pessoas comuns, que tentam sobreviver de alguma forma. O excelente ator Ben Foster interpreta o irmão mais velho, ex-presidiário, que gosta do que faz, dos crimes que comete. Ele parece adorar a adrenalina da perseguição policial, do perigo em se entrar em um banco com armas na mão anunciando um assalto. Seu irmão mais jovem, interpretado pelo ator Chris Pine (sim, o Capitão Kirk da nova franquia "Star Trek") faz o sujeito com ficha limpa que embarca nos planos alucinados de seu mano. O destaque porém vai para a ótima atuação de Bridges como o velho xerife. Experiente, com um sotaque todo característico da região, onde palavras são confundidas com resmungos ranzinzas, ele passa o filme inteiro trocando farpas com seu parceiro. Sendo ele um policial com origem mexicana, isso acaba rendendo ótimos momentos de humor, sem qualquer intenção de ser ofensivo, sendo apenas divertido. O filme tem um clímax muito bom, que me lembrou inclusive de velhos filmes de western, onde bandidos e mocinhos se enfrentam nas ingremes montanhas texanas. Um filme realmente muito bom, valorizado sobretudo por causa desse teor nostálgico de seu roteiro. Mais do que recomendado.

A Qualquer Custo (Hell or High Water, Estados Unidos, 2016) Direção: David Mackenzie / Roteiro: Taylor Sheridan / Elenco: Jeff Bridges, Ben Foster, Chris Pine, Gil Birmingham  / Sinopse: Uma dupla de policiais veteranos caça dois irmãos, assaltantes de bancos, no oeste texano. Tentando antecipar onde os próximos crimes serão cometidos, eles montam uma tocaia para aprisionar os criminosos. Filme indicado ao Cannes Film Festival.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Doutor Estranho

Como não sou leitor de quadrinhos pouco sabia sobre esse personagem da Marvel chamado Dr. Estranho. Fazendo uma rápida pesquisa vi que ele foi criado em 1963 por Stan Lee. Provavelmente nessa época Lee criava um personagem novo por semana, tamanha a galeria de heróis que compõem sua coleção de criações para os quadrinhos. Para fugir um pouco do normal Lee resolveu ambientar as aventuras do Dr. Estranho em um mundo paralelo, uma outra dimensão. Por isso o aspecto psicodélico de suas histórias. Na procura por algo diferente realmente ele criou um herói sui generis, nada convencional! Como esse é o primeiro filme do que promete ser uma nova série cinematográfica (já que a produção fez sucesso, ficando duas semanas no topo entre as maiores bilheterias dos Estados Unidos), o roteiro precisou se preocupar em apresentar o personagem para um novo público que não o conhecia (grupo do qual eu mesmo faço parte).

Assim somos apresentados a esse neurocirurgião arrogante e egocêntrico chamado Dr. Stephen Strange. Ele se considera o ápice de sua área, sempre procurando por desafios. Tudo muda quando sofre um sério acidente de carro e perde parte dos movimentos de suas mãos, algo essencial para um cirurgião. Desesperado por perder a capacidade de trabalho ele resolve apelar para tudo, até mesmo para uma suposta cura que pode encontrar no outro lado do mundo, no distante e frio Nepal. Lá conhece uma mestre em misticismo que acaba o levando para uma realidade que ele jamais sonhara existir. O filme não deixa de ser interessante, inclusive em seu visual. Com efeitos especiais que lembram muito "A Origem", aquela ficção com Leonardo DiCaprio, esse "Dr. Estranho" mostra um mundo místico, espiritual, onde forças do bem e do mal se enfrentam. Justamente nisso reside o maior problema desse enredo, em minha visão. Dr. Estranho é bem diferente em sua formação, mas o enredo não foge muito do que se vê em filmes com os vingadores, por exemplo. No fundo é praticamente a mesma coisa - um ser muito poderoso, conquistador de mundos, ameaça o planeta e Strange tenta defender a humanidade. Nesse aspecto o roteiro se mostra banal. Mesmo assim, sem muitas novidades em termos de enredo, o filme ainda vale a pena. O ator Benedict Cumberbatch (da série Sherlock) finalmente tem a chance de ter seu próprio filme de sucesso nos cinemas. Já estava na hora disso acontecer.

Doutor Estranho (Doctor Strange, Estados Unidos, 2016) Direção: Scott Derrickson / Roteiro: Jon Spaihts, Scott Derrickson / Elenco: Benedict Cumberbatch, Tilda Swinton, Rachel McAdams, Mads Mikkelsen, Chiwetel Ejiofor / Sinopse: Neurocirurgião tenta se recuperar de um acidente de carro usando para isso os mistérios de um milenar conhecimento místico do oriente. Assim acaba descobrindo uma dimensão que jamais imaginara existir.

Pablo Aluísio.

A Conexão Francesa

Há muitos pontos em comum entre esse "A Conexão Francesa" e "Operação França", o clássico. O contexto histórico é praticamente o mesmo. O filme se passa na década de 1970, em Marselha, no Sul da França. É nessa região que se forma uma extensa rede criminosa cujo maior objetivo é traficar para os Estados Unidos uma imensa quantidade de heroína, a droga letal injetável. Em pouco tempo a cidade acaba se tornando a principal exportadora da droga, envolvendo políticos, policiais e membros do governo. Com tudo corrompido ficaria realmente complicado deter o avanço do tráfico internacional, até que um juiz, Pierre Michel (Jean Dujardin), resolve enfrentar a questão de frente. Durante anos a polícia da cidade jamais conseguiu chegar no líder da conexão francesa (nome dado para a quadrilha), justamente por contar com integrantes do governo corrupto. O juiz Pierre Michel então forma uma aliança com os poucos policiais honestos da cidade e começa a prender os criminosos, gente miúda, que começa a revelar os nomes de seus comandantes.

É curioso esse roteiro porque é baseado em fatos reais. Não conheço a fundo o sistema judiciário francês, mas me deixou perplexo o fato de um magistrado se tornar praticamente um investigador, atuando ao lado dos policiais, procurando conseguir provas por todos os meios, legais e ilegais. No sistema judiciário brasileiro isso não seria possível pois o juiz jamais pode se tornar uma figura policial, completamente parcial nos processos em que irá atuar. Uma distância segura das investigações garante essa imparcialidade. Deixando de lado essas peculiaridades jurídicas, esse é de fato um bom filme. Toda a trama é desenvolvida muito bem, mostrando inclusive a vida pessoal não apenas do juiz Pierre Michel, como também de seu antagonista, o chefe da operação do crime organizado atuando em Marselha, Gaëtan 'Tany' Zampa (Gilles Lellouche). Como eu disse, uma boa opção seria assistir aos dois filmes da saga "Operação França" e depois esse "A Conexão Francesa", pois são enredos que se completam entre si.

A Conexão Francesa (La French, França, 2014) Direção: Cédric Jimenez / Roteiro: Audrey Diwan, Cédric Jimenez / Elenco: Jean Dujardin, Gilles Lellouche, Céline Sallette / Sinopse: Juiz íntegro e honesto começa a desbaratar uma quadrilha especializada em tráfico internacional de heroína para os Estados Unidos. Filme indicado ao César Awards, o Oscar francês, nas categorias de Melhor Design de Produção e Melhor Figurino.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Versões de um Crime

O ator Keanu Reeves interpreta um jovem advogado de defesa que precisa defender um adolescente acusado de matar seu próprio pai. Supostamente ao ver sua mãe sendo agredida e abusada por ele não pensou duas vezes e, em um ataque de fúria, o matou com uma faca, a sangue frio. Mesmo sendo menor de idade ele acaba indo a julgamento no tribunal do júri como adulto por causa da brutalidade do crime. Acontece que Reeves conhece toda a família do acusado, foi inclusive muito próximo ao pai assassinado (que também era um advogado bem sucedido) e precisa encontrar forças para ao menos tentar salvar o garoto acusado de assassinato da pena máxima, a pena de morte. O que temos aqui é um drama de tribunal como aqueles antigos filmes dos anos 1970 cujos roteiros discutiam os limites entre a lei, a justiça e a verdade. O advogado protagonista do filme se vê em uma situação delicada, ainda mais quando vai supostamente chegando mais próximo da verdade, conforme o julgamento avança. Como era de se esperar temos aqui um roteiro com muitas reviravoltas, algumas bem criadas, outras soando forçadas. No geral porém é um roteiro que ao menos tenta manipular no bom sentido o espectador, tudo em nome da diversão, indo de um lado para o outro da verdade. Aquele público que gosta de desvendar mistérios certamente vai curtir as várias nuances desse roteiro. Prestar atenção em tudo o que acontece em cena se torna assim essencial.

Esse é apenas o segundo filme da diretora, nascida em Memphis, Courtney Hunt. Apesar da sua pouca experiência é de se reconhecer que seu primeiro filme "Rio Congelado" é muito bom, um drama humano sobre as pessoas pobres que vivem em estados em crise econômica dos Estados Unidos. Aqui ela mudou radicalmente seu foco, deixando a denúncia social para realizar um filme mais convencional em sua estrutura. A boa notícia é que a diretora conseguiu realizar um bom filme. A produção não é excelente, ficando na média de, digamos, um telefilme bem produzido. Não há grandes cenas bem elaboradas com bonita fotografia, mas a força do roteiro acaba compensando esse tipo de coisa. Em termos de elenco até que gostei da atuação de Keanu Reeves, logo ele que sempre costuma ser tão criticado. Esse filme porém me chamou muito a atenção pois foi o primeiro que assisti de Renée Zellweger após sua tão falada cirurgia plástica. Levei até um certo tempo para reconhecê-la pois realmente virou uma outra pessoa de tão diferente que está. Aquela graciosidade texana de seus filmes antigos ficaram definitivamente no passado. Não gostei de seu visual. Realmente mais uma bela atriz que obcecada pela juventude eterna acabou estragando sua beleza. Uma pena.

Versões de um Crime (The Whole Truth, Estados Unidos, 2016) Direção: Courtney Hunt / Roteiro: Courtney Hunt / Elenco: Keanu Reeves, Renée Zellweger, Jim Belushi, Gugu Mbatha-Raw, Gabriel Basso / Sinopse: O jovem advogado Ramsey (Reeves) precisa livrar o garoto Mike (Basso) da acusação de ter matado seu próprio pai durante uma briga, algo que definitivamente não será nada fácil pois não faltam provas de sua autoria nesse crime chocante.

Pablo Aluísio.

Quando as Luzes se Apagam

Título no Brasil: Quando as Luzes se Apagam
Título Original: Lights Out
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: David F. Sandberg
Roteiro: Eric Heisserer, David F. Sandberg
Elenco: Teresa Palmer, Gabriel Bateman, Maria Bello
  
Sinopse:
A infância e juventude de Rebecca (Teresa Palmer) não foram fáceis. Sua mãe tinha problemas mentais e alegava ver e conviver com uma estranha criatura sobrenatural que surgia nas sombras de sua casa. As coisas pioraram quando Rebecca também começou a ver a assombração chamada Diana. Agora, passados muitos anos, ela precisa proteger seu jovem irmão Martin (Gabriel Bateman) pois Diana parece estar muito interessado nele. Como combater algo assim, sobrenatural? Procurando por respostas Rebecca descobre que Diana foi uma jovem com uma rara doença que no passado morreu de forma trágica. Agora é necessário combater sua ligação com sua família.

Comentários:

Esse filme de terror até tem boas ideias. A premissa de uma criatura que surge apenas nas trevas (e que desaparece assim que as luzes são acessas) até que funciona bem. O problema básico desse roteiro é que ele não valoriza o suspense. Assim em pouco tempo o espectador logo se cansa de ver aquele ser sumindo e desaparecendo, enquanto suas vítimas ficam acendendo e apagando as luzes. Isso também cria um humor involuntário pois a repetição exagerada dessa situação nos leva a perguntar porque apagam as luzes mesmo após entenderem o "mecanismo" de aparição da assombração? Quem, em sã consciência, ficaria apagando as luzes após perceber a presença de uma entidade do mal em seu ambiente? A explicação sobre a origem dessa mesma criatura também é revelada cedo demais, sem dar chance ao espectador de construir algumas teorias interessantes sobre ela. É um típico horror comercial para ser lançado em cinemas de shopping center, o que de certa forma aniquila a existência de um roteiro mais sutil e que brinque melhor com as ansiedades do público. Tudo parece muito apressado, em ritmo de fast food. Particularmente ainda prefiro o bom terror do passado, que tinha mais um estilo gourmet sofisticado. Esse aqui é realmente para os que não estão muito interessados em sutilezas ou medos mais bem elaborados.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Filmes da Semana - Edição IV

Filmes da TV aberta: Semana (14/12 a 18/12) - Como venho fazendo todas as semanas aqui vai uma rápida pincelada sobre o que assistir em termos de filmes na TV aberta durante os próximos dias. Pois bem, hoje (quarta) teremos a exibição de O Justiceiro. Não se trata da primeira versão, dos anos 80, mas sim do remake mais recente, com Thomas Jane e John Travolta. É mais uma versão do famoso personagem dos quadrinhos da Marvel, um sujeito violento, disposto a tudo para impor sua visão própria de justiça pelas ruas escuras da cidade. É um filme apenas razoável, mais indicado para os fãs das revistas. O filme será exibido na madrugada pela Rede Globo.

Na quinta-feira (15) teremos dois filmes interessantes sendo exibidos (sempre nas madrugadas da Globo). O primeiro é Trovão Tropical. É uma sátira com ótimo elenco (Ben Stiller, Jack Black e Robert Downey Jr) que se destaca mesmo pela participação de Tom Cruise em um papel completamente diferente em sua carreira. Logo a seguir será exibido O Atirador, com Tom Berenger. É um filme antigo, mas muito bom, investindo na linha ação e violência. Os mais veteranos certamente vão se lembrar. Fazia anos que tinha sido exibido pela última vez na TV aberta, por isso vale o interesse.

O destaque da sexta-feira na Globo é Uma Linda Mulher. Comédia romântica que fez um enorme sucesso de bilheteria quando foi lançada, revitalizando a carreira de um decadente Richard Gere e transformando em estrela a atriz Julia Roberts, na época uma notória desconhecida do grande público. No roteiro temos o velho conto de fadas do príncipe encantado, só que numa roupagem moderna. Gere interpreta o bonitão milionário que se apaixona por uma jovem garota de programa. Ainda funciona? Assista para conferir. Já no sábado a Globo exibirá em Supercine o filme Irmã Dulce, sobre a grande figura religiosa. Uma mulher de coragem e extrema fé que mudou a vida de milhares de pessoas. Vale conferir.

Por fim, no domingo, dois filmes bons para assistir. O Espetacular Homem-Aranha será exibido pela tarde na Temperatura Máxima. A garotada certamente vai curtir o filme, depois daquele almoço com toda a família. Eu particularmente ainda prefiro a primeira trilogia do personagem da Marvel, já que esse aqui é o primeiro da segunda linha de filmes. Mesmo assim fica a recomendação para os mais jovens (adolescentes em especial). Assim a semana chega ao fim na madrugada de domingo para segunda com a exibição de Até o Limite da Honra, filme de guerra onde a atriz Demi Moore vira uma marine, uma fuzileira naval americana, careca e cheia de músculos. Convence muito? Não, mas é divertido.

Pablo Aluísio.