sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A Qualquer Custo

Ótimo filme! No enredo temos dois irmãos que se encontram após muitos anos por causa do falecimento de sua mãe. Ela morreu pobre e endividada, por causa de uma hipoteca feita para salvar seu rancho. O irmão mais velho Tanner (Ben Foster) passou muitos anos preso. De volta à liberdade acaba convencendo seu irmão mais jovem, Toby (Chris Pine), a realizar uma série de assaltos em pequenas agências bancárias de cidadezinhas perdidas no oeste do Texas. A ideia é roubar o dinheiro necessário para pagar a hipoteca do rancho da mãe, evitando assim que o banco fique com a propriedade. Após os primeiros assaltos entram em cena dois policiais veteranos. O xerife Marcus (Jeff Bridges) é um velho homem da lei, prestes a se aposentar. Seu parceiro, o mestiço Alberto (Gil Birmingham), é um excelente policial, com muita experiência em campo. O segredo para prender os dois ladrões de bancos é antecipar seus próximos crimes. Descobrir onde eles atacarão em seguida. Para isso os tiras procuram descobrir qual será a próxima agência a ser roubada. Inicia-se assim uma verdadeira caçada humana no meio da imensidão do Texas.

De certa forma esse novo filme estrelado pelo sempre ótimo Jeff Bridges é uma espécie de faroeste moderno, passado no oeste americano da atualidade. Todos os personagens são bem desenvolvidos e o filme conta com um excelente roteiro. Os dois irmãos criminosos são apresentados como pessoas comuns, que tentam sobreviver de alguma forma. O excelente ator Ben Foster interpreta o irmão mais velho, ex-presidiário, que gosta do que faz, dos crimes que comete. Ele parece adorar a adrenalina da perseguição policial, do perigo em se entrar em um banco com armas na mão anunciando um assalto. Seu irmão mais jovem, interpretado pelo ator Chris Pine (sim, o Capitão Kirk da nova franquia "Star Trek") faz o sujeito com ficha limpa que embarca nos planos alucinados de seu mano. O destaque porém vai para a ótima atuação de Bridges como o velho xerife. Experiente, com um sotaque todo característico da região, onde palavras são confundidas com resmungos ranzinzas, ele passa o filme inteiro trocando farpas com seu parceiro. Sendo ele um policial com origem mexicana, isso acaba rendendo ótimos momentos de humor, sem qualquer intenção de ser ofensivo, sendo apenas divertido. O filme tem um clímax muito bom, que me lembrou inclusive de velhos filmes de western, onde bandidos e mocinhos se enfrentam nas ingremes montanhas texanas. Um filme realmente muito bom, valorizado sobretudo por causa desse teor nostálgico de seu roteiro. Mais do que recomendado.

A Qualquer Custo (Hell or High Water, Estados Unidos, 2016) Direção: David Mackenzie / Roteiro: Taylor Sheridan / Elenco: Jeff Bridges, Ben Foster, Chris Pine, Gil Birmingham  / Sinopse: Uma dupla de policiais veteranos caça dois irmãos, assaltantes de bancos, no oeste texano. Tentando antecipar onde os próximos crimes serão cometidos, eles montam uma tocaia para aprisionar os criminosos. Filme indicado ao Cannes Film Festival.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. É legal ver que o Cris Pine está interpretando outros personagens e não vai se escorar só do Kirk e ficar marcado demais como o William Shatner ficou.

    ResponderExcluir
  3. Ele está muito bem no filme. Cabelo pintado de preto, bigode ao estilo Wyatt Earp. Pouca coisa lembra o Kirk meio bobalhão de Star Trek.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, alias, os quatro atores principais, aqui incluindo o que faz papel do índio/mexicano, estão fabulosos. Eu só achei que para quem era um galã, o Jeff Bridges está ficando um velho nojento; o irmão dele, o Beau Bridges, que era o patinho feio está melhor que ele hoje.

    Filmaço, como a muito eu não via.

    ResponderExcluir
  5. Elenco excelente. O Ben Foster é um dos melhores atores de sua geração, pena que é bem subestimado. Que bom que você gostou do filme, eu também adorei. Espero que mais filmes novos sigam essa linha.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o Bem Foster a explicação é simples. É dificil vencer pelo talento. Ator feio corta um doze.

    ResponderExcluir
  7. Serge, um fato curioso para nós, que somos fãs de Elvis Presley:
    Em uma determinada cena os dois irmãos estão dentro do carro e um deles liga o rádio, onde está tocando o country "You Asked Me To". Eles se empolgam e começam a cantar juntos. Pois bem, essa canção foi gravada por Elvis e lançada em 1975 no disco "Promised Land". Até ia citar isso no texto do filme, mas acabei esquecendo. Fica assim o registro.

    ResponderExcluir
  8. Vou voltar a essa parte pra prestar atenção. Não notei. Obg.

    ResponderExcluir