sexta-feira, 8 de maio de 2015

Jeff e as Armações do Destino

Jeff tem mais de 30 anos, mora no porão da casa de sua mãe, não trabalha, não estuda e passa o dia inteiro fumando maconha no sofá, enquanto assiste a comerciais de produtos inúteis na TV. Bom, pelo visto já deu para perceber que ele não é dos caras mais promissores que você já viu no cinema. Numa manhã sua mãe, Sharon (Susan Sarandon), irritada com tanto marasmo o manda ir na mercearia mais próxima para comprar uma cola de madeira para consertar a janela da sala. Meio letárgico, Jeff finalmente sai de casa para se envolver numa série de confusões, envolvendo seu irmão, que está sendo traído pela namorada, um mistério envolvendo o nome “Kevin” e a busca por um sentido maior em sua estagnada existência. “Jeff e as Armações do Destino” (péssimo título para o original “Jeff que vive em casa”) é um daqueles filmes pequenos, independentes, com enredo simples mas que consegue agradar, justamente por essa falta de qualquer pretensão.

Nesse ponto a produção se assemelha até mesmo ao personagem Jeff, um sujeito que não está muito preocupado com o futuro e vai vivendo um dia de cada vez. O curioso é que ele não parece ter plano nenhum para a vida mas mesmo assim se revela mais inteligente e profundo do que seu irmão “normal”, que passa a vida em busca de coisas materiais (como um Porsche) mas que pouco está ligando para o seu próprio relacionamento (ao qual é premiado com um belo par de chifres). O roteiro segue sua simplicidade embora no final revele algo mais New Age no destino parasita de Jeff. Isso talvez seja o mais interessante pois há toda um subtexto tentando ligar a vida medíocre de Jeff com os grandes dilemas do universo. Só vendo pra crer. Enfim, se você estiver em busca de algo diferente, que saia do lugar comum dos grandes filmes de estúdios americanos fica essa dica de Jeff, que vive no porão de casa, mas que parece entender muito bem a lógica transcendental que guia todas as coisas e pessoas no universo. 

Jeff e as Armações do Destino (Jeff, Who Lives at Home, Estados Unidos, 2011) Direção: Jay Duplass, Mark Duplass / Roteiro: Jay Duplass, Mark Duplass / Elenco: Jason Segel, Ed Helms, Susan Sarandon / Sinopse: Apesar de ter mais de 30 anos Jeff (Jason Segel), não trabalha, não estuda e passa o tempo todo fumando maconha no porão de casa. Sua vida muda quando sua mãe manda ele ir até a mercearia mais próxima comprar uma cola de madeira para a janela da sala.

Pablo Aluísio.

Dia dos Namorados Macabro

Que tal fugir dos clichês no dia dos namorados? Ao invés de dar flores e caixas de bombons para sua namorada sugerimos um presente pouco convencional, uma cópia desse (nada) romântico “Dia dos Namorados Macabro”. O filme, considerado um dos mais violentos da década de 1980, sofreu vários cortes da MPAA para ser finalmente exibido nos cinemas americanos. No total foram eliminados nove minutos de duração (praticamente um recorde) mas isso em nada diminuiu seu clima de terror slasher. Existe um remake feito recentemente mas vamos por enquanto deixar esse de lado, nos concentrando aqui no original que foi lançado em 1981. A estoria de “Dia dos Namorados Macabro” começa na década de 1960. Um grupo de mineradores fica preso em uma mina subterrânea. Tudo culpa de uma equipe de solo que saiu antes do tempo para celebrar o dia dos namorados com suas respectivas amadas.

Lá embaixo ficam soterrados cinco homens. Apenas um consegue sobreviver, Harry Warden. Após seis semanas ele consegue sair vivo após matar e canibalizar seus colegas de trabalho. Depois de ser trazido de volta o sobrevivente começa a apresentar distúrbios mentais. Também cria um enorme ódio ao dia dos namorados – afinal ele passou por tudo aquilo por causa dessa data infame. Depois de um ano internado em um sanatório consegue finalmente fugir atacando os antigos mineiros que o deixaram soterrado. E as mortes ocorrem justamente em um dia dos namorados. A partir daí a cidade de Valentine Bluffs evita celebrar essa data novamente. Passam-se vinte anos e finalmente todos voltam a se sentir seguros mais uma vez. As mortes ocorridas no passado mais parecem lendas distantes do que um fato real. O dia dos namorados volta assim a ser celebrado mas... não demora muito para ocorrer novas mortes em série. “Dia dos Namorados Macabro” é um bom exemplo dos rumos que os filmes violentos, geralmente enfocando algum psicopata, iriam seguir durante toda a década. Um programa diferente para passar ao lado de sua namorada nesse dia. Que tal a sugestão?

Dia dos Namorados Macabro (My Bloody Valentine, Estados Unidos,1981) Direção: George Mihalka / Roteiro: Stephen A. Miller, John Beaird / Elenco: Paul Kelman, Lori Hallier, Neil Affleck / Sinopse: Psicopata começa a matar em série durante o dia dos namorados. Ele odeia a data após ser soterrado em uma mina por causa de uma equipe que saiu de seu posto de trabalho justamente para celebrar o dia dos apaixonados.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Warlock - O Demônio

Título no Brasil: Warlock - O Demônio
Título Original: Warlock
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: New World Pictures
Direção: Steve Miner
Roteiro: David Twohy
Elenco: Julian Sands, Lori Singer, Richard E. Grant, Mary Woronov, Kevin O'Brien, Richard Kuss

Sinopse:
Warlock é um demônio que desce até a Terra em busca de um livro misterioso que traria em suas páginas o verdadeiro nome de Deus. Em posse dessa informação esse ser espiritual poderia dominar todo o universo.

Comentários:
Assisti a esse "Warlock - O Demônio" nos tempos do VHS, das locadoras de vídeo. Achei bem mais ou menos para falar a verdade. Por aqui, no Brasil, o filme foi distribuido pelo selo Paris Filmes e até chegou a ser bem famosinho entre os ratos de videolocadoras, mas mesmo assim não há como negar que é um filme de fraco para ruim. Para a época estava até de bom tamanho, mas visto hoje em dia tudo soa datado, desde os efeitos especiais, passando pelos figurinos, chegando até mesmo no Julian Sands, com sua canastrice loira à toda prova. O personagem voltaria ainda em uma continuação que quase ninguém assistiu - nem esse que vos escreve - que definitivamente não iria pagar para ver um Warlock 2. Ver o primeiro já estava de bom tamanho.

Pablo Aluísio.

A Inocência do Primeiro Amor

Título no Brasil: A Inocência do Primeiro Amor
Título Original: Lucas
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: David Seltzer
Roteiro: David Seltzer
Elenco: Corey Haim, Winona Ryder, Charlie Sheen, Courtney Thorne-Smith, Kerri Green, Tom Hodges

Sinopse:
Um adolescente de quatorze anos socialmente inepto experimenta um coração partido pela primeira vez quando seus dois melhores amigos - Cappie, uma figura de irmão mais velho, e Maggie, a nova garota por quem ele está apaixonado - se apaixonam.

Comentários:
Vamos colocar nos seguintes termos: esse filme romântico, visando atingir mais o público adolescente, foi uma espécie de "clássico" da Sessão da Tarde nas décadas de 1980 e 1990. É um bom filme, bem sentimental, mas numa base de nostalgia. Afinal praticamente todas as pessoas do mundo já tiveram um amor adolescente na vida - e muito provavelmente também quebraram a cara em algum momento. E o primeiro coração partido, meus caros, ninguém esquece! O elenco tem uma boa amostra dos ídolos jovens do cinema nos anos 80, aqui bem jovens. Dos que mais chamam a atenção temos Winona Ryder (muito, muito jovem mesmo!) e Charlie Sheen (prestes a estourar com Platoon). Então é isso, um filme sentimental que vai mexer com suas lembranças do passado.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Prêt-à-Porter

Título no Brasil: Prêt-à-Porter
Título Original: Prêt-à-Porter
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos
Estúdio: Etalon Film, Miramax
Direção: Robert Altman
Roteiro: Robert Altman, Barbara Shulgasser
Elenco: Sophia Loren, Julia Roberts, Marcello Mastroianni, Kim Basinger, Stephen Rea, Forest Whitaker, Tim Robbins, Lauren Bacall, Danny Aiello, Cher, Harry Belafonte

Sinopse:
Uma crônica da vida interconectada de um grupo de pessoas na preparação para a Paris Fashion Week. Filme indicado ao Golden Globes nas categorias de Melhor Filme - Comédia ou Musical e Melhor Atriz Coadjuvante (Sophia Loren).

Comentários:
O cineasta Robert Altman, falecido em 2006, pautou toda a sua carreira na realização de filmes mais independentes, que tivessem como foco principal um tipo de cinema mais cultural e inovador. Na fase final de sua carreira acabou caindo também nas graças dos grandes estúdios e das grandes estrelas que não perdiam a chance de aparecer em um de seus filmes. Assim o que temos nesse último momento de sua carreira são produções com roteiros ao estilo mosaico (vários personagens que vão se encontrando ao longo do enredo) e com elencos imensos. Algumas vezes funcionava, mas sinceramente falando em outras ocasiões a coisa toda ficava dispersa demais, sem foco, geralmente tudo se desenvolvendo ao mero acaso. "Prêt-à-Porter" vai bem por esse caminho. Não há exatamente uma história coesa para contar e nem tampouco algum personagem que possa ser considerado o principal, o eixo da trama. Na verdade a impressão que fica ao espectador é a que ele está vendo um documentário sobre o mundo fashion e não um filme convencional. Para quem gosta de moda há o interesse pelos desfiles e pelas roupas, pelo clima dos bastidores também. Já para quem vai atrás apenas de cinema o gostinho pode ser de decepção. Eu nunca me arrependi de ter visto um filme assinado por Robert Altman, porém devo admitir que em muitas ocasiões cheguei bem perto disso!  

Pablo Aluísio.

Cake: Uma Razão para Viver

Após sofrer um acidente de carro bastante sério, que inclusive vitimou seu próprio filho, um garotinho com apenas cinco anos de idade, Claire Bennett (Jennifer Aniston) precisa reencontrar o caminho de sua vida. Isso não será muito fácil. Ela sofreu vários ferimentos no acidente e por essa razão sua rotina diária é marcada por muitas dores em suas pernas e coluna. Para combater essa situação ela também recorre a um vasto cardápio de drogas. O uso excessivo de remédios acaba lhe causando estranhas alucinações, como a presença constante de uma conhecida de um grupo de apoio que resolveu se suicidar pulando de uma ponte em Los Angeles. Deprimida, sofrendo de intensas dores, alucinando com uma suicida e com a vida pessoal em frangalhos Claire só consegue encontrar algum tipo de apoio com sua empregada, a mexicana Silvana (Adriana Barraza). Para piorar ela começa também a nutrir uma estranha obsessão pela mulher que se matou, resolvendo ir visitar sua família, conhecendo seu marido e seu pequeno filho. Estaria de alguma forma tentando suprir o vazio familiar que sua vida se tornou após o acidente? Pois é, durante muitos anos eu reclamei da atriz Jennifer Aniston. Além de ter se tornado uma celebridade irritante, dessas que vivem em revistas de fofocas, ela ainda parecia presa eternamente na personagem Rachel Green de "Friends". Enfim, era o próprio modelo da superficialidade em Hollywood.

Depois de uma sucessão de comédias bobocas, meros passatempos descartáveis, eis que ela resolveu finalmente abraçar um projeto mais significativo e ousado. Despida de qualquer tipo de vaidade Aniston surge na tela como um bagaço, literalmente falando. Envelhecida, sem maquiagem e com o rosto inchado (que lhe dá uma aparência bem estranha) a atriz finalmente cresceu e saiu daquela fase de Peter Pan em que parecia encarcerada para sempre. Provavelmente seja o grande momento de sua carreira, ao ponto inclusive de ter sido considerada injustiçada pela Academia. Eu devo concordar. Para uma estrela como ela, a atriz finalmente deixou as bobeiras que vinha estrelando de lado para se entregar de corpo e alma a essa personagem. O roteiro não se propõe a explicar o que teria acontecido a Claire desde o começo. Inicialmente o texto apenas acompanha a rotina desgraçada dela e o público vai juntando as pequenas pistas do que teria lhe acontecido. Quando se torna obcecada pela jovem que se matou, ela própria começa a flertar com a ideia de também colocar um fim em seus problemas físicos, psicológicos e emocionais. O suicídio passa a ser visto então como algo válido para colocar um ponto final em seu sofrimento. Nesses momentos a melancolia parece tomar conta de todos os seus pensamentos. Um reflexo disso é que o filme em si acaba se tornando também uma obra muitas vezes pesada e de complicada assimilação. Curiosamente esse aspecto meio sombrio acaba se tornando também o grande mérito do filme em si. "Cake" certamente deixará muitos dos fãs de Jennifer Aniston assustados com sua proposta, mas ao mesmo tempo fará um bem imenso para sua carreira. Espero que ela a partir de agora siga por esse caminho.

Cake: Uma Razão para Viver (Cake, EUA, 2014) Direção: Daniel Barnz / Roteiro: Patrick Tobin / Elenco: Jennifer Aniston, Adriana Barraza, Anna Kendrick / Sinopse: A advogada Claire Bennett (Jennifer Aniston) precisa encontrar um novo sentido para sua vida após a morte do filho em um grave acidente de carro. Com sequelas da batida, que a impede de levar uma vida normal, Claire começa a pensar em fazer o mesmo que uma conhecida do grupo de apoio ao qual frequentava, que resolveu acabar com tudo ao se suicidar. Filme indicado ao Globo de Ouro a ao Screen Actors Guild Awards na categoria de Melhor Atriz (Jennifer Aniston).

Pablo Aluísio.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Carta Selvagem

Quando uma garota pede a ajuda de Nick Wild (Jason Statham) para encontrar o homem que a estuprou em um quarto de hotel de Las Vegas, ele imediatamente entra em campo para descobrir a verdadeira identidade do criminoso. Ao que tudo indica se trata de Danny DeMarco (Milo Ventimiglia), filho de um rico industrial, um típico filhinho de papai mal caráter que nas horas vagas gosta de aterrorizar jovens mulheres pela cidade. Inicialmente Nick não pretende se envolver muito no caso. Desde que deixou as forças armadas ele vive no limite do possível em Vegas, realizando "serviços", que vão desde pequenos golpes até trabalhos como segurança para pessoas ricas e visadas pelo crime organizado. Embora ele inicialmente não estivesse a fim de criar um nova rixa em sua vida as coisas logo saem do controle e Nick acaba virando alvo de uma gangue de criminosos comandados por DeMarco. Para piorar tudo, enquanto tenta se manter vivo, ele acaba tendo uma recaída em seu velho vício de jogatinas... Isso mesmo, por baixo do jeito durão de ser, Nick é na realidade um velho jogador inveterado que nunca conseguiu ficar por muito tempo longe de uma mesa de cartas!

Aqui está o novo filme do ator Jason Statham. Quem curte o gênero ação já sabe o que encontrará pela frente. Essa é aquele tipo de produção que é obviamente indicada para o público masculino que gosta do estilo de Jason, um verdadeiro astro da pancadaria. A boa notícia é que o filme é realmente bom, divertido e com ótimas cenas de lutas. Numa delas o ator destrói um bar inteiro localizado em um cassino quando acaba encurralado por bandidos. Essa sequência tem uma ótima coreografia, aliada a um momento bem complicado na vida do personagem quando ele tenta se recuperar do baque de perder numa mesa de Blackjack o equivalente a meio milhão de dólares! Imagine o stress... O mais interessante é que o quebra-pau ocorre ao som de Dean Martin cantando um de seus velhos clássicos! Nem preciso dizer que adorei o resultado dessa estranha mistura, usando o repertório de um dos grandes cantores da história! Outro destaque vem da presença de duas atrizes que estão particularmente bonitas em cena, Anne Heche (está mais bonita do que nunca, pelo visto o tempo e o casamento lhe fizeram bem) e Sofía Vergara (que está sempre disposta a vestir o estereótipo da "latina burra e gostosa" que o americano médio parece adorar). Então é isso, "Carta Selvagem" vale a pena pois é curtinho, eficiente e funciona muito bem como entretenimento de ação.

Carta Selvagem (Wild Card, Estados Unidos, 2015) Direção: Simon West / Roteiro: William Goldman / Elenco: Jason Statham, Milo Ventimiglia, Anne Heche, Sofía Vergara, Stanley Tucci, Jason Alexander, Michael Angarano, Dominik García-Lorido / Sinopse: Nick Wild (Jason Statham) é contratado por uma velha conhecida, Holly (Dominik García-Lorido), para descobrir a identidade de um homem que a teria estuprado em um hotel de Las Vegas. No caminho acaba se envolvendo em muitas confusões e se torna amigo de um jovem milionário, Cyrus Kinnick (Michael Angarano) que deseja aprender as manhas do velho veterano.

Pablo Aluísio.

O Detonador de Alta Voltagem

Título no Brasil: O Detonador de Alta Voltagem
Título Original: Live Wire
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Christian Duguay
Roteiro: Bart Baker
Elenco: Pierce Brosnan, Ron Silver, Ben Crosn, Lisa Eilbacher, Tony Plana, Al Waxman

Sinopse:
Depois que um senador dos Estados Unidos é morto, um especialista em eliminação de bomba é trazido para investigar o explosivo mortal e tentar descobrir o plano dos terroristas.

Comentários:
Na década de 1990 o mundo do cinema recebeu de braços abertos o novo James Bond: Pierce Brosnan. Não tenho receios de dizer que em minha opinião ele foi um dos melhores astros da franquia, sem favor algum. Estrelou bons filmes e conquistou belas bilheterias na pele do agente secreto mais famoso da história do cinema. Foi justamente nessa época de sucesso de público e crítica que pintou no mercado esse péssimo "O Detonador de Alta Voltagem" (mais um nome sem noção para entrar na galeria dos mais obtusos títulos nacionais já criados por nossas distribuidoras). O enredo era banal, feito em uma época em que Brosnan ainda não tinha virado uma estrela e era apenas... bem, ele era apenas um ator desempregado atrás de qualquer coisa para trabalhar. Não adianta perder tempo com os méritos do filme ou a completa falta deles no quadro geral. Tudo gira em torno de terroristas, especialistas em explosão e coisas do gênero. Tudo funcionando como mero pretexto para cenas e mais cenas de ação gratuitas. Dizem que Brosnan chamou a atenção dos produtores de Bond por causa dessa fita B. Se isso é verdade mesmo pelo menos serviu para alguma coisa.

Pablo Aluísio.