sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dia dos Namorados Macabro

Que tal fugir dos clichês no dia dos namorados? Ao invés de dar flores e caixas de bombons para sua namorada sugerimos um presente pouco convencional, uma cópia desse (nada) romântico “Dia dos Namorados Macabro”. O filme, considerado um dos mais violentos da década de 1980, sofreu vários cortes da MPAA para ser finalmente exibido nos cinemas americanos. No total foram eliminados nove minutos de duração (praticamente um recorde) mas isso em nada diminuiu seu clima de terror slasher. Existe um remake feito recentemente mas vamos por enquanto deixar esse de lado, nos concentrando aqui no original que foi lançado em 1981. A estoria de “Dia dos Namorados Macabro” começa na década de 1960. Um grupo de mineradores fica preso em uma mina subterrânea. Tudo culpa de uma equipe de solo que saiu antes do tempo para celebrar o dia dos namorados com suas respectivas amadas.

Lá embaixo ficam soterrados cinco homens. Apenas um consegue sobreviver, Harry Warden. Após seis semanas ele consegue sair vivo após matar e canibalizar seus colegas de trabalho. Depois de ser trazido de volta o sobrevivente começa a apresentar distúrbios mentais. Também cria um enorme ódio ao dia dos namorados – afinal ele passou por tudo aquilo por causa dessa data infame. Depois de um ano internado em um sanatório consegue finalmente fugir atacando os antigos mineiros que o deixaram soterrado. E as mortes ocorrem justamente em um dia dos namorados. A partir daí a cidade de Valentine Bluffs evita celebrar essa data novamente. Passam-se vinte anos e finalmente todos voltam a se sentir seguros mais uma vez. As mortes ocorridas no passado mais parecem lendas distantes do que um fato real. O dia dos namorados volta assim a ser celebrado mas... não demora muito para ocorrer novas mortes em série. “Dia dos Namorados Macabro” é um bom exemplo dos rumos que os filmes violentos, geralmente enfocando algum psicopata, iriam seguir durante toda a década. Um programa diferente para passar ao lado de sua namorada nesse dia. Que tal a sugestão?

Dia dos Namorados Macabro (My Bloody Valentine, Estados Unidos,1981) Direção: George Mihalka / Roteiro: Stephen A. Miller, John Beaird / Elenco: Paul Kelman, Lori Hallier, Neil Affleck / Sinopse: Psicopata começa a matar em série durante o dia dos namorados. Ele odeia a data após ser soterrado em uma mina por causa de uma equipe que saiu de seu posto de trabalho justamente para celebrar o dia dos apaixonados.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário