sexta-feira, 8 de maio de 2015

Jeff e as Armações do Destino

Jeff tem mais de 30 anos, mora no porão da casa de sua mãe, não trabalha, não estuda e passa o dia inteiro fumando maconha no sofá, enquanto assiste a comerciais de produtos inúteis na TV. Bom, pelo visto já deu para perceber que ele não é dos caras mais promissores que você já viu no cinema. Numa manhã sua mãe, Sharon (Susan Sarandon), irritada com tanto marasmo o manda ir na mercearia mais próxima para comprar uma cola de madeira para consertar a janela da sala. Meio letárgico, Jeff finalmente sai de casa para se envolver numa série de confusões, envolvendo seu irmão, que está sendo traído pela namorada, um mistério envolvendo o nome “Kevin” e a busca por um sentido maior em sua estagnada existência. “Jeff e as Armações do Destino” (péssimo título para o original “Jeff que vive em casa”) é um daqueles filmes pequenos, independentes, com enredo simples mas que consegue agradar, justamente por essa falta de qualquer pretensão.

Nesse ponto a produção se assemelha até mesmo ao personagem Jeff, um sujeito que não está muito preocupado com o futuro e vai vivendo um dia de cada vez. O curioso é que ele não parece ter plano nenhum para a vida mas mesmo assim se revela mais inteligente e profundo do que seu irmão “normal”, que passa a vida em busca de coisas materiais (como um Porsche) mas que pouco está ligando para o seu próprio relacionamento (ao qual é premiado com um belo par de chifres). O roteiro segue sua simplicidade embora no final revele algo mais New Age no destino parasita de Jeff. Isso talvez seja o mais interessante pois há toda um subtexto tentando ligar a vida medíocre de Jeff com os grandes dilemas do universo. Só vendo pra crer. Enfim, se você estiver em busca de algo diferente, que saia do lugar comum dos grandes filmes de estúdios americanos fica essa dica de Jeff, que vive no porão de casa, mas que parece entender muito bem a lógica transcendental que guia todas as coisas e pessoas no universo. 

Jeff e as Armações do Destino (Jeff, Who Lives at Home, Estados Unidos, 2011) Direção: Jay Duplass, Mark Duplass / Roteiro: Jay Duplass, Mark Duplass / Elenco: Jason Segel, Ed Helms, Susan Sarandon / Sinopse: Apesar de ter mais de 30 anos Jeff (Jason Segel), não trabalha, não estuda e passa o tempo todo fumando maconha no porão de casa. Sua vida muda quando sua mãe manda ele ir até a mercearia mais próxima comprar uma cola de madeira para a janela da sala.

Pablo Aluísio.

Um comentário: