Título no Brasil: Quando os Brutos se Defrontam
Título Original: Faccia a faccia
Ano de Produção: 1967
País: Itália, Espanha
Estúdio: Arturo González Producciones
Direção: Sergio Sollima
Roteiro: Sergio Donati
Elenco: Tomas Milian, Gian Maria Volonté, William Berger
Sinopse:
Brad Fletcher (Gian Maria Volonté) é um pacato professor de história, que dedicou toda a sua vida para estudar e ensinar,que casualmente vem a conhecer um bandoleiro e pistoleiro que acaba chamando sua atenção. Inspirado pela vida cheia de histórias fantásticas e aventuras dele, o professor decide ele próprio seguir os passos do fora da lei, se tornando também um rei do gatilho.
Comentários:
Mais um Spaghetti Western muito bem visto pela crítica. Aqui temos o talento do subestimado ator Gian Maria Volonté. Ele interpreta esse professor inglês que sofrendo de tuberculose procura por uma região de clima mais adequado para sua doença e acaba indo parar no oeste, onde encontra todos aqueles tipos que povoavam a mitologia do western americano. Lá sua vida acaba sofrendo uma reviravolta completamente inesperada. Um crítico americano escreveu no lançamento do filme nos Estados Unidos que essa obra era uma "glorificação do lado escuro da alma humana". Eu não chegaria a tanto, mas reconheço os inegáveis méritos de um faroeste italiano que procura ser algo mais do que apenas um festival de tiroteios entre mocinhos e bandidos. Antes de encerrar a resenha é bom salientar que a trilha sonora é do mestre Ennio Morricone, o que já garante a metade da qualidade do filme como um todo.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 10 de setembro de 2024
segunda-feira, 9 de setembro de 2024
Chaga de Fogo
Título Original: Detective Story
Ano de Lançamento: 1951
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: William Wyler
Roteiro: Philip Yordan, Robert Wyler
Elenco: Kirk Douglas, Eleanor Parker, William Bendix, Cathy O'Donnell, George Macready, Horace McMahon
Sinopse:
O filme mostra um dia de trabalho na vida de um investigador de uma delegacia de polícia em Nova Iorque. Ao longo do dia ele precisa lidar com uma série de criminosos diversos. O jovem que roubou do próprio patrão para gastar com sua namorada fútil. O médico rico e renomado que fazia abortos. Uma dupla de arrombadores de apartamentos e até mesmo uma garota, pega no flagra, roubando uma loja de departamentos. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor direção e melhor roteiro.
Comentários:
Um bom clássico da carreira do ator Kirk Douglas. A primeira coisa que me chamou a atenção foram as longas tomadas de cena. Como a história se passa toda dentro de uma delegacia de polícia os eventos vão acontecendo ao mesmo tempo e praticamente não há cortes de edição. Quase um teatro filmado. Mostra bem como o elenco era bom, mesmo em grandes sequências eles não perdiam o fio da meada e nem esqueciam os extensos diálogos. Como destaque e não poderia ser diferente, temos um talentoso Kirk Douglas. Ele interpreta um daqueles detetives durões dos filmes antigos. O tempo todo ele precisa ser parado por seu superior pois sua vontade seria a de acertar socos certeiros na cara de todos aqueles criminosos que pegou. E no final ele acaba descobrindo que sua própria esposa estaria envolvida nos crimes de um médico de uma clínica clandestina de aborto. O detalhe cruel é que ele nem sabia disso e o filho era de outro homem! Claro que sua casa cai depois disso. Um filme realmente muito bom, valorizado pelo final trágico que surpreendeu muita gente na época. Mesmo com todo o moralismo machista da época, o filme ainda se sustenta muito bem nos dias de hoje!
Pablo Aluísio.
Os Irmãos Corsos
Título no Brasil: Os Irmãos Corsos
Título Original: The Corsican Brothers
Ano de Produção: 1941
País: Estados Unidos
Estúdio: Edward Small Productions
Direção: Gregory Ratoff
Roteiro: George Bruce
Elenco: Douglas Fairbanks Jr., Ruth Warrick, Akim Tamiroff, J. Carrol Naish, H.B. Warner, John Emery
Sinopse:
Baseado na obra escrita pelo romancista Alexandre Dumas, o filme conta a história de dois irmãos. Após a morte dos pais eles são separados. Um se torna cavalheiro em Paris. O outro um bandoleiro das montanhas. O destino os unirá novamente, só que de lados opostos.
Comentários:
Tantos filmes foram feitos baseados nos livros de aventuras escritos por Alexandre Dumas. Só que esse enredo, tão bom e divertido, não me lembro de ter visto em produções mais modernas. Minha única referência vem mesmo desse clássico dos anos 1940. O filme, cheio de lutas de capas e espadas, traições e reencontros dramáticos entre os personagens, tem como principal destaque no elenco a presença do ator Douglas Fairbanks Jr. Quando o filme foi lançado esse veterano galã já estava prestes a se aposentar. Ele era um pioneiro, tendo estreado no cinema ainda nos tempos dos filmes mudos. Inclusive um de seus grandes amigos em Hollywood era o comediante Charles Chaplin. Alto, de porte atlético e em termos de atuação apenas um ator mediano, ele conseguiu sobreviver às mudanças promovidas pela chegada do cinema falado. Aqui temos uma de suas últimas atuações. Dentro desse tipo de filme é inegável que ele conseguia se sair muito bem.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Corsican Brothers
Ano de Produção: 1941
País: Estados Unidos
Estúdio: Edward Small Productions
Direção: Gregory Ratoff
Roteiro: George Bruce
Elenco: Douglas Fairbanks Jr., Ruth Warrick, Akim Tamiroff, J. Carrol Naish, H.B. Warner, John Emery
Sinopse:
Baseado na obra escrita pelo romancista Alexandre Dumas, o filme conta a história de dois irmãos. Após a morte dos pais eles são separados. Um se torna cavalheiro em Paris. O outro um bandoleiro das montanhas. O destino os unirá novamente, só que de lados opostos.
Comentários:
Tantos filmes foram feitos baseados nos livros de aventuras escritos por Alexandre Dumas. Só que esse enredo, tão bom e divertido, não me lembro de ter visto em produções mais modernas. Minha única referência vem mesmo desse clássico dos anos 1940. O filme, cheio de lutas de capas e espadas, traições e reencontros dramáticos entre os personagens, tem como principal destaque no elenco a presença do ator Douglas Fairbanks Jr. Quando o filme foi lançado esse veterano galã já estava prestes a se aposentar. Ele era um pioneiro, tendo estreado no cinema ainda nos tempos dos filmes mudos. Inclusive um de seus grandes amigos em Hollywood era o comediante Charles Chaplin. Alto, de porte atlético e em termos de atuação apenas um ator mediano, ele conseguiu sobreviver às mudanças promovidas pela chegada do cinema falado. Aqui temos uma de suas últimas atuações. Dentro desse tipo de filme é inegável que ele conseguia se sair muito bem.
Pablo Aluísio.
domingo, 8 de setembro de 2024
O Dirigível Hindenburg
Título Original: The Hindenburg
Ano de Lançamento: 1975
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Robert Wise
Roteiro: Richard Levinson, William Link
Elenco: George C. Scott, Anne Bancroft, Burgess Meredith, Charles Durning, Alan Oppenheimer, Gig Young
Sinopse:
O filme recria o grande desastre do zeppelin Hindenburg em Nova Iorque. Ele estava chegando de uma longa viagem, de onde havia partido de Berlim na Alemanha. Nos Estados Unidos a faísca de um raio acabou criando uma imensa bola de fogo nos céus da grande cidade norte-americana. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Direção de Fotografia.
Comentários:
Uma das imagens mais impressionantes de desastres aéreos da história aconteceu quando essa grande aeronave chegou em Nova Iorque e antes que estivesse no ponto certo para pousar se transformou em uma grande bola de fogo! Acontece que o combustível usado para inflar o dirigível era altamente inflamável e quando um pequeno raio de uma tempestade o atingiu o desastre se tornou completo. Uma imagem realmente impressionante que foi capturada por câmeras na época - uma coisa que chocou todo o mundo! Pois bem, esse filme também é excelente. O assisti há alguns anos e já na primeira vez que o vi fiquei impressionado com os excelentes efeitos especiais. Faz parte daquela moda de filmes catástrofe dos anos 70, mas é bem diferenciado. Um filme realmente muito bom, para se ter na coleção particular de qualquer cinéfilo que se preze.
Pablo Aluísio.
O Rato que Ruge
Título Original: The Mouse That Roared
Ano de Lançamento: 1959
País: Reino Unido
Estúdio: Highroad Productions
Direção: Jack Arnold
Roteiro: Roger MacDougall, Stanley Mann
Elenco: Peter Sellers, Jean Seberg, William Hartnell
Sinopse:
Uma pequena, pobre e atrasada nação, perdida no mapa e comandada por um ditador ridículo e imbecil, decide declarar guerra aos Estados Unidos. Só que eles não param por aí. Logo uma operação militar é organizada para finalmente invadir o grande país do norte.
Comentários:
Uma comédia que a despeito do humor também brinca com coisas bem sérias que realmente aconteciam na época. O ator Peter Sellers foi um dos comediantes mais famosos do cinema em seu tempo. E ele aqui encontrou um roteiro que lhe deu margem para desenvolver seu tipo de humor bem inglês e peculiar. Eu sempre gostei desse filme e me recordo bem que ele era exibido até com uma certa regularidade na antiga Sessão da Tarde dos anos 70. É realmente uma pena que filmes tão bons como esse não sejam mais exibidos na TV aberta brasileira. Além de ter contato com um tipo de humor mais inteligente, ainda fazia as novas gerações conhecerem artistas como o próprio Peter Sellers. Eu tive o privilégio de ter vivido em uma época em que as novas gerações tinham muito mais cultura cinematográfica do que esse atual. Também pudera, os bons filmes estavam bem à disposição de quem queria assistir filmes de qualidade do passado.
Pablo Aluísio.
sábado, 7 de setembro de 2024
Elvis Presley - Elvis Country - Parte 3
"The Fool" geralmente é confundida com "Fool". São duas músicas diferentes. A segunda saiu no álbum "Elvis" de 1973. Inclusive esse disco ao longo dos anos acabaria ficando conhecido de forma popular como "Fool Album" porque essa era a primeira música do disco e como o nome "Elvis" soava genérico demais, os próprios fãs deram essa denominação informal a esse LP. Das duas músicas do tolo, eu prefiro mesmo a desse disco "Elvis Country". É uma boa canção que contou inclusive com uma excelente performance por parte do cantor. Procure por outros takes alternativos dessa mesma gravação. Alguns deles são melhores do que essa versão oficial que ouvimos aqui.
"I Really Don't Want to Know" foi uma das últimas gravações de estúdio de Elvis desse excelente compositor, o Don Robertson. Nos anos 60 esse compositor foi responsável por algumas das melhores baladas românticas dos discos de Elvis. Ele era ótimo nesse tipo de composição. Muitas trilhas sonoras fracas inclusive foram salvas em parte por causa de Robertson. Como não poderia deixar de ser, essa faixa era bem na linha country music. Algo que fugia do padrão de Robertson que sempre preferiu compor músicas românticas do homem urbano, de seu tempo.
"There Goes My Everything" foi outra canção que ganhou versões diferentes dentro da discografia de Elvis. Essa do álbum "Elvis Country" é bem mais conhecida que sua irmã menos popular "He is My Everything". O ritmo era o mesmo, a mesma melodia. A diferença vinha no conteúdo da letra. A segunda trazia uma letra religiosa, gospel, sendo colocada no álbum "He Touched Me", o último dos três discos de música gospel da discografia oficial de Elvis. Comparando as duas, são bem parecidas, mas eu ainda pefiro "There Goes My Everything". Nem sempre estou no espírito certo para ouvir músicas religiosas.
"It's Your Baby, You Rock It" bem poderia estar em algum disco do Eagles. É uma faixa bem na linha desse grupo de country rock que foi um dos mais populares nos Estados Unidos durante a década de 1970. Essa faixa foi outra que levou Elvis a gravar diversos takes para chegar naquele que mais gostava. É um dos melhores momentos desse álbum, com guitarra de James Burton bem marcante e presente. Entra fácil na lista das cinco melhores músicas desse álbum de Elvis Presley
Pablo Aluísio.
The Beatles - Help! - Parte 3
Para muitos a maior obra-prima da carreira dos Beatles é o clássico romântico "Yesterday". Quando Paul escreveu a música, após pensar na melodia ao acordar numa certa manhã, ele ficou convencido que a música não era original. De que ele apenas estava se lembrando de uma antiga música cantada por seu pai. O velho tinha feito parte de uma banda de jazz nos anos 30 e estava sempre tocando velhas músicas ao piano quando a família se reunia. Será que era isso mesmo que estava acontecendo?
Paul levou a música para o produtor George Martin que não se lembrava de nenhuma música com aquelas notas. Logo era mesmo uma criação pura da mente de Paul. Ao falar com o produtor esse deu a ideia de que usar um quarteto de cordas na gravação da faixa, pois assim ela ganharia um acompanhando clássico que depois a imortalizaria. Isso também significava tirar os demais Beatles da gravação. A música teria apenas Paul, os músicos clássicos e George Martin arranjando tudo.
Paul escolheu pelo caminho certo. Optou por um arranjo clássico. A gravação ficou maravilhosa e os demais três Beatles ficaram completamente de fora da versão original. Melhor assim. O resto é história. Considerada a música com o maior número de versões da história da música, "Yesterday" se tornou ainda maior que os próprios Beatles, ganhando vida própria. Curiosamente ela foi mal posicionada na trilha sonora, ficando perdida lá no final do Lado B do vinil. Nem em single foi lançada na Inglaterra. Mesmo assim logo se destacou, virando um grande hit da época. Um daqueles sucessos que rompem o teste do tempo. Ainda hoje é uma das melodias mais conhecidas em todo o mundo.
Para compensar o romantismo de "Yesterday" John Lennon resolveu trazer um cover bem barulhento para fechar o álbum, justamente a música que viria logo a seguir do clássico imortal de Paul. Estamos falando do rock "Dizzy, Miss Lizzy" de autoria de Larry Williams. Seria um dos últimos covers da discografia dos Beatles pois eles logo iriam abandonar essa coisa de gravar músicas de outros artistas em seus álbuns. A partir de determinado momento os Beatles decidiram que só iriam gravar músicas de sua própria autoria, fossem da dupla Lennon e McCartney ou de George Harrison. Eles fechariam para sempre o espaço para outros compositores em seus discos.
Pablo Aluísio.
Paul levou a música para o produtor George Martin que não se lembrava de nenhuma música com aquelas notas. Logo era mesmo uma criação pura da mente de Paul. Ao falar com o produtor esse deu a ideia de que usar um quarteto de cordas na gravação da faixa, pois assim ela ganharia um acompanhando clássico que depois a imortalizaria. Isso também significava tirar os demais Beatles da gravação. A música teria apenas Paul, os músicos clássicos e George Martin arranjando tudo.
Paul escolheu pelo caminho certo. Optou por um arranjo clássico. A gravação ficou maravilhosa e os demais três Beatles ficaram completamente de fora da versão original. Melhor assim. O resto é história. Considerada a música com o maior número de versões da história da música, "Yesterday" se tornou ainda maior que os próprios Beatles, ganhando vida própria. Curiosamente ela foi mal posicionada na trilha sonora, ficando perdida lá no final do Lado B do vinil. Nem em single foi lançada na Inglaterra. Mesmo assim logo se destacou, virando um grande hit da época. Um daqueles sucessos que rompem o teste do tempo. Ainda hoje é uma das melodias mais conhecidas em todo o mundo.
Para compensar o romantismo de "Yesterday" John Lennon resolveu trazer um cover bem barulhento para fechar o álbum, justamente a música que viria logo a seguir do clássico imortal de Paul. Estamos falando do rock "Dizzy, Miss Lizzy" de autoria de Larry Williams. Seria um dos últimos covers da discografia dos Beatles pois eles logo iriam abandonar essa coisa de gravar músicas de outros artistas em seus álbuns. A partir de determinado momento os Beatles decidiram que só iriam gravar músicas de sua própria autoria, fossem da dupla Lennon e McCartney ou de George Harrison. Eles fechariam para sempre o espaço para outros compositores em seus discos.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 6 de setembro de 2024
Clube dos Vândalos
Título Original: The Bikeriders
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Focus Features
Direção: Jeff Nichols
Roteiro: Jeff Nichols, Danny Lyon
Elenco: Austin Butler, Jodie Comer, Tom Hardy, Michael Shannon, Mike Faist, Damon Herriman
Sinopse:
Um jornalista investigativo decide contar em seu próximo livro a história de um motoclube muito conhecido (e temido) na Califórnia. Sua principal fonte de informações vem da esposa de um dos membros mais conceituados dentro daquele grupo. E ela vai contando para seu interlocutor todas as histórias que viveu ao lado daqueles motoqueiros rebeldes.
Comentários:
Um filme muito bom! Gostei bastante! O roteiro foi baseado em um livro que foi escrito tendo como assunto o famoso motoclube Hell´s Angels. Esse jornalista que escreveu o livro original captou bem o momento de transição daquele grupo. De simples amantes de motocicletas, que se reuniam para curtir as motos, até tudo se transformar em uma grande organização criminosa, com vários de seus membros tendo muitos problemas com as leis. O elenco, todo bom, ganha destaque. O ator Austin Butler acerta mais uma vez. Desde que fez Elvis ele só acertou na escolha dos projetos em que tem trabalhado. Só fez coisa boa. O rapaz sabe escolher bem os filmes e séries em que atua. Aqui não foge a essa regra. O filme, que é, repito, muito bom, só erra um pouquinho quando não se aprofunda nas atividades criminosas do motoclube. Penso que o filme assim ganharia muito mais carga dramática. De qualquer forma essa omissão não desmerece o filme em seu conjunto. É um produto cinematográfico de qualidade. Não deixe de assistir.
Pablo Aluísio.
Transação Perigosa
Título Original: Cash Out
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: BondIt Media Capital
Direção: Randall Emmett
Roteiro: Dipo Oseni, Doug Richardson
Elenco: John Travolta, Kristin Davis, Lukas Haas
Sinopse:
Mason Goddard (Travolta) é um criminoso profissional. Depois de uma complicada operação de roubos de carros que valem milhões, ele precisa ajudar seu próprio irmão que resolveu se envolver em um roubo a banco, mas sem ter um plano bem elaborado para tanto. Mason precisa tirar ele de lá com vida e quem sabe sair com alguns milhões de dólares dessa operação.
Comentários:
O ator John Travolta segue na ativa. Depois da perda do filho e da esposa, a atriz Kelly Preston, ele segue sua carreira em frente, agora também produzindo seus filmes. Tudo isso deve ser parabenizado. Agora verdade também seja dita. O John Travolta não é mais relevante para a indústria do cinema. Ele tem feito alguns filmes bem fraquinhos, fitas de ação bem genéricas. Esse é um caso bem nessa linha. O filme, se encarado com baixas expectativas, até pode divertir. Tem aquela pegada com um pouco de humor e tudo mais. Travolta até se esforça em se empenhar no filme. Ele andou fazendo algumas visitas ao Brasil e isso talvez explique porque a trilha sonora conte com algumas músicas brasileiras. No geral é um filme simples, que procura seguir uma determinada linha de filmes de ação. Diverte sem maiores pretensões. O Travolta está mantendo sua carreira viva com fitas como essa. Só não se sabe até quando.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 5 de setembro de 2024
Tudo Pela Arte
Filme dos mais interessantes. Um professor de arte e jornalista é contratado por um comerciante de obras de arte para ir em sua casa, passar alguns dias de descanso e lazer. Chegando lá, ele é sondado para um serviço bem peculiar. Ele entrará em contato com um pintor veterano que há muitas décadas vive isolado e longe do fervor do mundo das artes. No passado ele pintou um quadro que foi considerado uma verdadeira obra-prima da pintura. Um marco da arte dos Estados Unidos. Depois disso se isolou, virou um homem recluso. Nunca mais lançou nenhuma obra nova. Claro que para esse comerciante passa a ser bem interessante que ele volte a pintar, para ganhar alguns milhões com seus novos quadros. Só que para isso acontecer tem que acontecer alguma coisa que o faça mudar de ideia. O professor tem que se aproximar desse pintor, fazer amizade, para quem sabe o convencer a voltar para a ativa.
O elenco é muito bom e traz algumas surpresas. A maior delas é a presença de Mick Jagger interpretando o merchand de artes. Um tipo bem ganancioso e astuto, que precisa de novas pinturas daquele velho artista que preferiu a reclusão e o isolamento social. Esse personagem do pintor trágico é interpretado pelo veterano Donald Sutherland em um dos seus últimos trabalhos para o cinema. Por fim, para não deixar passar em branco, só deixo uma ressalva em relação à história que o filme conta. O final vai surpreender muita gente e penso que de forma negativa. É um final pouco ético que vai na contramão daquela famosa frase que diz que o crime não compensa. Assista e tire suas próprias conclusões.
Tudo pela Arte (The Burnt Orange Heresy, Estados Unidos, 2019) Direção: Giuseppe Capotondi / Roteiro: Charles Willeford, Scott B. Smith / Elenco: Donald Sutherland, Claes Bang, Elizabeth Debicki, Mick Jagger / Sinopse: Um jornalista e professor de arte é contratado por um merchand de quadros caros para fazer amizade e se aproximar de um pintor veterano que não pinta há muitas décadas. Ele tentará convencer o recluso artista à voltar para o mercado.
Pablo Aluísio.
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