domingo, 9 de maio de 2021
Viagem Clandestina
A história conta a jornada de uma garotinha que vai atrás de seu pai durante a década de 1930. Tempos da grande depressão. E ela, sozinha, acaba encarando essa longa viagem. Sem dinheiro, acaba adotando de certa maneira o modo de vida dos vagabundos errantes daqueles tempos. Depois de um tempo faz uma preciosa amizade com um lobo que sofreu abusos por parte de seus antigos donos. Tudo muito caprichado, apelando mesmo para os sentimentos, como é praxe em filmes da Disney. Hoje em dia, revisto, bate a nostalgia para quem o viu lá atrás, no passado.
Viagem Clandestina (The Journey of Natty Gann, Estados Unidos, 1985) Estúdio: Walt Disney Pictures / Direção: Jeremy Kagan / Roteiro: Jeanne Rosenberg / Elenco: Meredith Salenger, John Cusack, Ray Wise / Sinopse: Natty Gann (Meredith Salenger) é uma garota de 12 anos que decide fazer uma grande viagem, nos anos 30, para reencontrar o pai que está trabalhando no outro lado do país. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor figurino (Albert Wolsky).
Pablo Aluísio.
Viagens Alucinantes
O ator William Hurt interpreta esse cientista consagrado que decide responder a todas essas perguntas, colocando a si mesmo como cobaia de todos os experimentos. E isso dá origem a situações bizarras, como ele próprio presenciando seus membros se transformando, em algo inexplicável, braços e pernas se deformando perante seus olhos. Embora visualmente o filme tenha envelhecido um pouco, por causa dos efeitos especiais da época, o diretor Ken Russell, especialista nesse tipo de filme estranho, conseguiu um grande feito cinematográfico. Seu filme até hoje, não consegue deixar ninguém indiferente.
Viagens Alucinantes (Altered States, Estados Unidos, 1980) Direção: Ken Russell / Roteiro: Paddy Chayefsky / Elenco: William Hurt, Blair Brown, Bob Balaban, Charles Haid / Sinopse: O renomado pesquisador Eddie Jessup (William Hurt) decide realizar pesquisas sobre a mente humana e nesse processo vasculha recantos do cérebro que deveriam continuar desconhecidos pela ciência, para o próprio bem da humanidade. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor som (Arthur Piantadosi, Les Fresholtz) e melhor música original (John Corigliano).
Pablo Aluísio.
sábado, 8 de maio de 2021
A Última Nota
É um filme introspectivo, com maravilhosa trilha sonora, o que não poderia ser diferente. Em determinado momento da história o veterano pianista entra em profunda crise existencial, viaja para a Alemanha, onde fica hospedado na antiga cidade onde morava o filósofo Friedrich Nietzsche. Ele passa a caminhar pelas pequenas ruas e rotas de caminhada pela natureza da região. No fundo jamais superou a morte da esposa, anos atrás, após ela cometer suicídio. Enfim, um bom filme dramático, com um protagonista absorvido em si mesmo, tentando encontrar um novo sentido para sua vida, já que nem o sucesso no piano consegue preencher esse vazio existencial.
A Última Nota (Coda, Inglaterra, Canadá, 2019) Direção: Claude Lalonde / Roteiro: Louis Godbout / Elenco: Patrick Stewart, Katie Holmes, Giancarlo Esposito, Christoph Gaugler / Sinopse: Pianista clássico consagrado entra em profunda crise existencial. Ao conhecer uma jovem jornalista americana ele percebe que poderá ter uma segunda chance no amor. Porém será que é exatamente isso que deseja nessa fase de sua vida?
Pablo Aluísio.
A Força da Inocência
Pois bem, em "A Força da Inocência" temos novamente uma bela história para contar. O filme conta a história da amizade de dois jovens nos anos 80. Eles sempre foram muito próximos, mas conforme o tempo vai passando e eles vão ficando com mais idade, percebe-se ali uma diferença de mentalidade entre eles. Um se torna mais responsável e ciente dos desafios da vida. O outro continua inconsequente, agindo como um adolescente sem juízo. Emilio Estevez está ótimo em seu papel, muito adequado. Um filme realmente muito bom, que não envelheceu, pois seu tema é atemporal.
A Força da Inocência (That Was Then... This Is Now, Estados Unidos, 1985) Direção: Christopher Cain / Roteiro: Emilio Estevez, baseado na obra de S.E. Hinton / Elenco: Emilio Estevez, Craig Sheffer, Morgan Freeman, Larry B. Scott / Sinopse: Dois jovens começam a sentir a pressão da vida adulta. Enquanto um amadurece rapidamente, o outro continua tentando levar uma vida inconsequente e sem responsabilidades.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 7 de maio de 2021
Agonia e Glória
O resultado não agradou a todos. Há os que considerem o filme lento demais, introspectivo em demasia. Não concordo em nada com essa visão. Em meu ponto de vista esse é seguramente um dos melhores filmes já feitos sobre a II Guerra Mundial. Muito bem produzido, com roteiro realmente bem escrito, caprichado, procurando desenvolver cada personagem. O elenco também foi muito bem escolhido, colocando lado a lado veteranos como Lee Marvin atuando ao lado de jovens atores como Mark Hamill. Esse aliás teve a grande chance de sua carreira em mostrar que era mesmo um bom ator. Estigmatizado pelo personagem Luke Skywalker de "Guerra nas Estrelas" esse foi um caso raro de grande filme em sua filmografia que não fizesse parte das aventuras especiais criadas por George Lucas.
Agonia e Glória (The Big Red One, Estados Unidos, 1980) Direção: Samuel Fuller / Roteiro: Samuel Fuller / Elenco: Lee Marvin, Mark Hamill, Robert Carradine, Bobby Di Cicco, Kelly Ward / Sinospe: Um pequeno grupo de infantaria comandado por um sargento durão, da velha escola, tenta sobreviver pelos campos de batalha da II Grande Guerra Mundial. Filme indicado à Palma de Ouro do Cannes Film Festival.
Pablo Aluísio.
O Fio da Suspeita
O roteiro explora um crime acontecido na alta roda, dentro da elite americana. Uma milionária é morta, assassinada. Quem poderia ter cometido tal crime? Ao que parece o marido seria o maior beneficiado. Entretando ele apresenta um forte álibi que pode cair ou não durante as investigações. Glenn Close repete seu papel mais habitual, a da mulher mais velha, fria, no controle da situação. Já o personagem de Jeff Bridges é bem mais construído, transitando o filme inteiro entre o provável criminoso ou o inocente injustamente acusado. Assista ao filme e tome sua decisão.
O Fio da Suspeita (Jagged Edge, Estados Unidos, 1985) Direção: Richard Marquand / Roteiro: Joe Eszterhas / Elenco: Jeff Bridges, Glenn Close, Peter Coyote / Sinopse: A mulher de Jack Forrester (Bridges) é brutalmente assassinada. Ele era uma rica herdeira de um grupo milionário. Logo as suspeitas recaem sobre ele. Para se defender decide então contratar os serviços da advogada Teddy Barnes (Glenn Close), que não tem muita experiência na área criminal, mas que aceita o desafio de tentar livrar seu cliente da prisão.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 6 de maio de 2021
Noviciado
Gostei bastante desse filme. A história se passa na década de 1950. Cathleen (Margaret Qualley) é a jovem garota, filha de mãe solteira, que tem uma vida familiar caótica. A mãe tem muitos amantes e não tem controle ou estabilidade emocional. Então freiras de uma escola católica da região visitam sua família e oferecem uma bolsa de estudos para a menina. Os anos passam e ela se torna uma ótima aluna. Mais do que isso, ela decide entrar para o convento, para se tornar freira. A mãe não gosta nada da ideia, mas acaba cedendo. Aos 18 anos então Cathleen entra para a ordem religiosa. Afinal a vida familiar, sem valores morais e sem organização nenhuma, contrapõe-se à vida religiosa, toda organizada, com regras e silêncio. Paz é o que a garota espera encontrar nessa nova vida.
Esse filme tem um contexto histórico dos mais interessantes. Ao mesmo tempo em que conta a história da jovem que decide ser freira durante os anos 1950, também mostra as mudanças que a própria Igreja Católica vinha sofrendo durante o concílio Vaticano II. Sob o comando do Papa João XXIII, a Igreja adotou uma série de alterações, que iam desde o fim das missas rezadas em latim, até o novo status de costumes e tradições dentro de ordens religiosas de freiras. E essas mudanças nem sempre foram recebidas de bom grado, pelo contrário. As atitudes de madre superiora que dirige o convento do filme mostra bem isso. Para algumas dessas religiosas as mudanças foram um verdadeiro choque. Enfim, um filme muito bom, esclarecedor até, sobre os bastidores da Igreja Católica em uma época de profundas alterações em seus ritos e clero.
Noviciado (Novitiate, Estados Unidos, 2017) Direção: Maggie Betts / Roteiro: Maggie Betts / Elenco: Margaret Qualley, Melissa Leo, Lisa Stewart, Alyssa Brindley / Sinopse: O filme, baseado em fatos reais, conta a história de uma jovem americana que durante a década de 1950 decide se tornar freira. Era uma época de grandes mudanças dentro da própria Igreja Católica. Filme premiado no Sundance Film Festival.
Pablo Aluísio.
À Espreita do Mal
Com a crise econômica nos Estados Unidos muitos jovens ficam sem ter onde morar ou se alimentar. Então eles entram nas casas na surdina, assaltam a geladeira, aproveitam da casa enquanto os moradores estão fora, trabalhando e estudando, e durante a noite se escondem no sotão. Depois de um tempo vão para outra casa, vivendo como "frogs". Só que nessa casa as coisas fogem do controle. O roteiro apresenta duas visões, a dos moradores e a dos "frogs". Um complementa o outro. O roteiro é bem escrito e só falha quando tenta trazer tudo explicado nos mínimos detalhes para o espectador, subestimando a inteligência de quem está assistindo ao filme. Não era para tanto.
À Espreita do Mal (I See You, Estados Unidos, 2019) Direção: Adam Randall / Roteiro: Devon Graye / Elenco: Helen Hunt, Jon Tenney, Owen Teague, Judah Lewis, Libe Barer / Sinospe: Jovem casal de "frogs" entra na casa de um policial e descobrem que a família, em crise e prestes a se separar, esconde algo muito mais sinistro e sombrio do que eles poderiam imaginar.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 5 de maio de 2021
Instinto Predador
Claro que o criminoso vai se soltar e tocar o terror dentro do navio. Mais do que isso, vai soltar todos os bichos do caçador. E aí os tripulantes vão tentar sobreviver, não apenas pelo fato de haver um criminoso solto dentro da embarcação, como também animais selvagens, inclusive cobras venenosas. É a tal coisa, poderia ser até um filme pipoca para pura diversão. O problema são os efeitos digitais, todos muito ruins. Ao invés de trazer animais de verdade para o filme os produtores decidiram fazer tudo por computação gráfica, muito mal feita. Aí a coisa toda desanda. A onça não parece uma onça. Parece qualquer coisa, menos uma onça. Até os macacos são digitais. Impressionante como estragaram o filme por isso.
Instinto Predador (Primal, Estados Unidos, 2019) Direção: Nick Powell / Roteiro: Richard Leder / Elenco: Nicolas Cage, Famke Janssen, Kevin Durand, LaMonica Garrett / Sinopse: Frank Walsh (Nicolas Cage) é um caçador americano que está levando animais raros para venda nos Estados Unidos, quando o navio onde viaja cai nas mãos de um perigoso criminoso internacional. Agora começa uma verdadeira luta pela sobrevivência.
Pablo Aluísio.
Floresta das Esmeraldas
A história, parcialmente inspirada em fatos reais, mostrava o desaparecimento do filho de um engenheiro americano que estava trabalhando na floresta amazônica. O menino foi levado por índios. Depois de seu desaparecimento o pai embarca em uma obsessiva busca por ele, adentrando os lugares mais inóspitos da floresta. E quando finalmente o encontra, quase uma década depois, acaba tendo uma desagradável surpresa. Penso que é um dos bons filmes de Boorman embora se perceba uma certa interferência dos estúdios no filme. Enquanto o diretor queria fazer um drama, os produtores queriam uma aventura na selva. O resultado ficou no meio do caminho entre os dois extremos.
Floresta das Esmeraldas (The Emerald Forest, Inglaterra, 1985) Direção: John Boorman / Roteiro: Rospo Pallenberg / Elenco: Powers Boothe, Meg Foster, Yara Vaneau / Sinopse: Engenheiro americano trabalhando em uma floresta tropical da América do Sul vê seu filho desaparecer. Ele foi levado por nativos selvagens. Pelos próximos dez anos de sua vida fará de tudo para encontrar seu filho desaparecido. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de melhor direção de fotografia (Philippe Rousselot).
Pablo Aluísio.