sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

A Vingança de um Pistoleiro

Não era ainda o grande Jack Nicholson que aprendemos a gostar dentro do mundo do cinema. Na época em que escreveu o roteiro de "A Vingança de um Pistoleiro" Jack ainda era um ator em busca do estrelato, de um lugar ao sol. Como nas décadas de 1950 e 1960 o estilo western estava no auge da popularidade, Nicholson resolveu escrever seu próprio faroeste. Afinal se conseguisse vender o roteiro (e quem sabe até estrelar o filme) poderia chamar mais a atenção para si como artista. Assim Jack conseguiu um financiamento de apenas 70 mil dólares com a pequena companhia Proteus Films e partiu para o distante e desértico estado americano de Utah para as filmagens. O orçamento era mais do que apertado, as condições certamente não eram as ideais mas Jack e o diretor Monte Hellman (que tinha dirigido coisas como "A Besta da Caverna Assombrada") conseguiram realizar um filme muito eficiente, que escondia bem seus problemas de dinheiro.

A trama de "A Vingança de um Pistoleiro" é bem simples. No velho oeste um grupo de pessoas inocentes são acusadas de crimes que não cometeram. A partir do momento que todos se convencem de que eles são culpados a coisa fica realmente complicada. Fugindo de justiceiros armados os inocentes acabam virando eles próprios assassinos. O roteiro trabalha muito bem com a situação e parece querer demonstrar bem a diferença entre justiça e vingança - dois conceitos que geralmente são confundidos por todos. Também mostra a infantilidade que pode tomar conta da chamada consciência coletiva. Jack Nicholson abraça uma interpretação bem mais realista do que o público estava acostumado, já antecipando seu grande talento que em poucos anos iria brilhar em Hollywood. O curioso é que o filme anterior de Jack também havia sido um faroeste, "Disparo para Matar", inclusive com esse mesmo diretor. Será que ele planejava seguir os passos de um Randolph Scott? Bom, de uma forma ou outra os rumos de sua carreira iriam mesmo mudar definitivamente com "Sem Destino", uma odisséia pela América. Mas isso é uma outra história.

A Vingança de um Pistoleiro (Ride in the Whirlwind, Estados Unidos, 1966) Direção: Monte Hellman / Roteiro: Jack Nicholson / Elenco: Jack Nicholson, Cameron Mitchell, Millie Perkins / Sinopse: Uma trama de vingança e justiça no meio de um dos desertos mais selvagens e inóspitos do velho oeste.

Pablo Aluísio.

Paixão dos Fortes

Reza a lenda que no ano de 1927 o mítico Wyatt Berry Stapp Earp, ou simplesmente Wyatt Earp (1848 -1929) numa entrevista concedida ao mestre John Ford, contou-lhe em detalhes como fora o famoso duelo de Ok.Corral que ocorrera na cidade de Tombstone no ano de 1881, entre os irmãos Earp e os Clanton. Anos depois, transformado numa obra de arte e batizado de "Paixão dos Fortes" (My Darling Clementine - 1946) o clássico - erguido na exuberância de Monument Valley, palco principal do legendário diretor John Ford - conta a história (verídica) dos irmãos Earp (Wyatt, James, Virgil e Morgan Earp) que depois de abandonarem a cidade de Dodge City - onde Wyatt Earp (Henry Fonda) era xerife - partem para a região do Arizona dedicando-se a criação de gado.

Certa noite, Wyatt, Virgil e Morgan Earp vão até à cidade de Tombstone para conhecê-la um pouco mais e deixam o irmão mais novo, James Earp, sozinho, tomando conta do gado e do acampamento. Ao retornarem, o cenário é desolador: todo o gado havia sido roubado e James Earp, assassinado. Depois de enterrar o irmão, Wyatt torna-se xerife de Tombstone com o objetivo de vingar os assassinos do jovem irmão, e manter a cidade em paz. Ele ainda não sabe quem são os assassinos de seu irmão, no entanto, uma certa turma não sai de sua cabeça: os Clanton (Clanton pai, Billy Clanton, Ike Clanton) e seus comparsas: Billy Claiborne, Tom e Frank McLaury. Wyatt conhece Chihuahua (Linda Darnel) uma espevitada dançarina do saloon local, que alimenta apenas um sonho: a volta de sua paixão, John Henry "Doc" Holliday, ou apenas Doc Holliday: pistoleiro, jogador e dentista (daí o apelido Doc).

A fervura aumenta com a chegada à cidade do irascível Doc Holliday (Victor Mature). Depois de rever a bela Chihuahua o dentista conhece de perto o lendário Wyatt Earp. Wyatt aproxima-se de Doc, mas o encontro dos dois que a princípio poderia se tranformar numa grande amizade vira uma conturbada relação de amizade e ódio que se arrasta até o fim do clássico. Certo dia chega à cidade a bela Clementine Carter (Cathy Downs). Antiga paixão do Doc, Clementine (que inspira a trilha sonora) chega para reencontrar seu antigo e intratável amor. Doc odeia sua presença e diz que se ela não for embora, ele irá. Wyatt apaixona-se por Clementine que resolve ficar. Revoltada com a presença de Clementine em Tombstone, Chihuahua vai até seu quarto para expulsá-la do hotel e da cidade no exato momento em que  é surpreendida pela chegada de Wyatt Earp que acalma a situação. Enquanto conversa com Chihuahua, Earp nota que ela está usando um colar que pertenceu ao seu irmão assassinado. O famoso xerife fica então a poucos instantes de descobrir quem realmente matou seu irmão.

Paixão dos Fortes é um diamante da sétima arte e foi reconhecido pelo próprio John Ford como o seu filme mais precioso. Durante quarenta e cinco dias de filmagens, Ford construiu um verdadeiro monumento, não só ao cinema mas às artes em geral. Ele não era apenas um diretor de cinema, mas também um poeta, um pintor e um visionário de cenas antológicas que marcaram para sempre a história do cinema americano. No clássico, sua chancela está em cada cena e em cada fala. A esplêndida direção de fotografia de Joseph Mac Donald equilibra as imagens em preto e branco com brilhos e sombreamentos excepcionais. O elenco, recheado de lendas do cinema como Henry Fonda, Linda Darnell, Victor Mature e Walter Brennan são a cereja do bolo deste clássico inesquecível que entrou para a história do cinema.

Paixão dos Fortes (My Darling Clementine, EUA, 1946) Direção: John Ford / Roteiro: Samuel G. Engel, Winston Miller / Elenco:  Henry Fonda, Linda Darnell, Victor Mature / Sinopse: Um dos grandes clássicos de John Ford "Paixão dos Fortes" conta parte da história do lendário xerife Wyatt Earp e o famoso conflito armado ocorrido no OK Corral.

Telmo Vilela Jr.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

O Violento

No século XIX no estado americano do Wyoming, três ranchos tentam conviver pacificamente entre si. O juiz da cidade é proprietário de um deles. O segundo pertence a uma arrojada mulher que quer se estabelecer definitivamente na região, com um rebanho de 20 mil cabeças de gado. Por fim há Ben Justin (Charles Bronson) que é um pequeno criador que tenta sobreviver ao lado de ricos e poderosos rancheiros do local. Esse filme "O Violento" nada mais é na realidade do que a união de dois episódios, "Duel at Shiloh" e "Nobility of Kings", da popular série de TV "The Virginian" (que no Brasil recebeu o título de "O Homem da Virgínia). Essa série foi uma das mais populares da década de 1960 nos EUA e contou com grandes nomes em seu elenco, inclusive Charles Bronson. O interessante é que embora tenha sido filmado nos anos 60 (para ser mais preciso, em 1963 e 1965) a Universal só editou os episódios e o lançou como filme em 1972 e a razão disso não é complicada de entender.

Acontece que Charles Bronson havia virado um astro. De simples coadjuvante por anos ele começou a emplacar uma série de sucessos no cinema. Como havia participado da série nos anos 60 e esse material se mostrou adequado para a edição de um filme o estúdio resolveu então não perder a oportunidade de faturar. A boa notícia é que os dois episódios que deram origem a esse filme são realmente muito bons. Mesmo que a edição tenha ficado truncada em certos momentos (o que era previsível), o fato é que o resultado final compensou. É um bom enredo mostrando as lutas de um pequeno rancheiro em sobreviver no meio de grandes tubarões. Tudo o que ele deseja é ser um bem sucedido criador de gado, o que não será nada fácil. O personagem de Bronson aliás é o grande atrativo aqui. Turrão, diria até bronco e rude, ele se destaca por viver em uma luta pessoal enorme pois não aceita desistir de seus sonhos. Assim se você é fã do ator não deve perder. Por fim uma última informação: no Brasil "O Violento" também ficou conhecido pelo título "Chumbo Quente" quando foi relançado em VHS.

O Violento (The Bull of the West, Estados Unidos, 1972) Direção: Jerry Hopper, Paul Stanley / Roteiro:  D.D. Beauchamp / Elenco: Charles Bronson, Geraldine Brooks, Gary Clarke / Sinopse: Rancheiros rivais entre si tentam conviver pacificamente nas distantes terras do Wyoming durante o século XIX.

Pablo Aluísio.

Hombre

Título no Brasil: Hombre
Título Original: Hombre
Ano de Produção: 1967
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Martin Ritt
Roteiro:  Irving Ravetch, Harriet Frank Jr
Elenco: Paul Newman, Fredric March, Richard Boone, Cameron Mitchell e Fredric March.

Sinopse: 
John Russell (Paul Newman), um mestiço, acaba sofrende preconceito dos viajantes de uma diligência que será alvo de um ataque de bandidos foras-da-lei. No meio do fogo cerrado ele provará seu valor.

Comentários: 
Baseado na obra literária homônima de Elmore Leonard, "Hombre" (Hombre - 1967) dirigido pelo professor do famoso Actor's Studio e diretor, Martin Ritt, discorre sobre a vida de John Russel (Paul Newman), um mestiço, criado numa tribo de apaches mescaleros. Em 1880, Russel leva uma vida muito pacata e difícil numa pequena cidade do Arizona, quando, num certo dia, fica sabendo que herdou uma pequena propriedade de seu pai que está sendo administrada por Jessie (Diane Cilento). Sem interesse em tocar o novo negócio, Russel avisa à Jessie que pretende vender o que herdou e ir embora daquele mundo de brancos preconceituosos que não gostam dele. No dia seguinte, seis pessoas aguardam a chegada da diligência, entre eles, o apache John Russel. Incomodados com a presença de um índio na diligência, o casal Dr. Alex Favor e sua esposa Audra Favor exigem que na primeira parada, Russel viaje na parte de cima da diligência junto ao cocheiro Henry Mendez (Martin Balsam). Porém, o que eles não sabem, é que durante a viagem, a carruagem será atacada por bandidos armados e perigosos, e diante deste quadro a turma de madames e senhores endinheirados pode precisar da coragem, da rapidez e da fúria de um apache mescalero. "Hombre" é um faroeste de primeira grandeza, com ótima direção do americano Martin Ritt - que doze anos mais tarde se consagraria com o clássico "Norma Rae" (1979). Não podemos esquecer do ótimo elenco com astros do quilate de: Richard Boone, Cameron Mitchell e Fredric March, encabeçado pela categoria e charme do stanislavskiano apache de olhos azuis, Paul Newman.

Telmo Vilela Jr. 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Banzé no Oeste

Título no Brasil: Banzé no Oeste
Título Original: Blazing Saddles
Ano de Produção: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Mel Brooks
Roteiro: Mel Brooks, Norman Steinberg
Elenco: Cleavon Little, Gene Wilder, Slim Pickens, Harvey Korman, Madeline Kahn, Mel Brooks

Sinopse:
Uma sátira aos mitos do cinema do faroeste americano. Toda a confusão é causada quando um político influente resolve nomear um xerife negro numa cidadezinha do oeste. A população não gosta da escolha. Pensando que o novo homem da lei irá dar cobertura para suas falcatruas acaba descobrindo surpreso que ele, pelo contrário, leva muito à sério a lei e sua estrela de prata pois não demora muito a decidir combater todos os foras-da-lei da região.

Comentários:
O humor de Mel Brooks hoje em dia pode soar bem datado para as novas gerações. Ele surgiu um pouco antes do advento do besteirol no cinema americano e muitas vezes apelava para o lado mais cartunesco (e caricatural) das cenas. Aqui o seu alvo são os mitos do western americano. Nada escapa, cowboys, xerifes, nativos, todos viram alvo de piada na lente de Mel Brooks. Um fato curioso aconteceu durante as filmagens. Brooks encontrou por acaso no estúdio com o mito John Wayne (um dos maiores símbolos do faroeste). Wayne não tinha muita ideia do que Brooks estava aprontando mas disse-lhe que tinha ouvido falar do filme. Isso era ótimo, pensou Brooks. Pensando em ter o grande ídolo em sua produção convidou Wayne para uma ponta e para sua surpresa o ator concordou com a sugestão, disse que sim, pois poderia fazer uma pequena participação. Dias depois Wayne falou que não poderia aparecer mais em "Banzé no Oeste" (certamente foi informado de que se tratava de uma comédia maluca). Diplomático o Duke explicou: "Certamente não seria o tipo de filme que faria mas serei o primeiro a ir assisti-lo". É isso, se você é um fã tradicionalista de westerns certamente não gostará muito do que verá. Se porém for em busca de um divertimento sem maiores pretensões poderá sim se divertir bastante. A escolha então é sua.

Pablo Aluísio.

Pôquer de Sangue

Título no Brasil: Pôquer de Sangue
Título Original: 5 Card Stud
Ano de Produção: 1968
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Henry Hathaway
Roteiro: Marguerite Roberts, Ray Gaulden
Elenco: Dean Martin, Robert Mitchum, Inger Stevens, Roddy McDowall, Katherine Justice, John Anderson

Sinopse:
No velho oeste qualquer desonestidade no jogo de pôquer era punida com a morte. Assim quando um forasteiro tenta enganar um grupo de jogadores em Rincón, Colorado, ele acaba selando seu destino. Assim que seu golpe é descoberto, os demais jogadores o amarram e o enforcam numa ponte na saída da cidade. Apenas Van Morgan (Dean Martin) tenta salvar o trapaceiro, mas é impedido com violência. O xerife nada pode fazer pois não conhece a identidade dos assassinos. Nesse momento complicado para a comunidade, um novo reverendo chega para pregar a palavra de Deus para todos. Seu nome é Jonathan Rudd (Robert Mitchum), um sujeito com uma forma muito curiosa de levar a palavra do Senhor aos cowboys: com sua arma Colt. Suas boas intenções porém não mudam o quadro e pouco a pouco todos os envolvidos no enforcamento começam a aparecer mortos! Quem estaria por trás dos crimes?

Comentários:
Muito bom o roteiro desse western "Pôquer de Sangue". A trama tem todos os ingredientes que fizeram a mitologia do faroeste americano e mais um adicional que acrescenta muito ao resultado final: o mistério sobre quem estaria matando todos os justiceiros da cidade que tinham enforcado um trambiqueiro no jogo de cartas. O leque de suspeitos é amplo. Van Morgan (Dean Martin) seria um deles, pois provavelmente quis se vingar dos que o espancaram quando ele tentou evitar o crime. Uma nova dama de Saloon, a bonita Lily Langford (Inger Stevens), também pode ser suspeita, pois chegou na cidade assim que as mortes começaram. Até mesmo o novo pregador, Jonathan Rudd (Robert Mitchum), pode ter algum tipo de culpa nas mortes, principalmente depois de pregar afirmando que nenhum dos assassinos escapará da ira de Deus! Assim temos um verdadeiro mistério à la Agatha Christie sobre a identidade do assassino na pequena cidade. Dean Martin, como sempre, está muito correto, além disso canta duas canções no filme (na abertura e nos créditos finais). Sua voz era realmente maravilhosa. Agora quem rouba o show mesmo é o sempre carismático Robert Mitchum. Seu personagem lembra de certo modo o seu papel no grande clássico "Mensageiro do Diabo". E isso só acrescenta ainda mais no belo resultado final dessa produção realmente imperdível para os fãs de western.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Na Selva

Filme baseado em fatos reais. No começo dos anos 80 um jovem chamado Yossi Ghinsberg (Daniel Radcliffe) decide que não vai entrar na universidade de direito como queria seu pai. Ao contrário disso resolve viajar, ao estilo mochileiro, pelo mundo afora. Vai parar na Bolívia, onde em La Paz conhece outro grupo de estrangeiros, viajando como ele. Todos estão ali atraídos pela Floresta Amazônica, que eles consideram a última fronteira inexplorada do mundo.

Na capital boliviana conhecem um sujeito que se apresenta como Karl (Thomas Kretschmann). Também é gringo como eles, mas vive na região há muitos anos. Ele oferece, a um preço promocional, uma excursão pelo coração da floresta. Além de conhecer a salva por dentro, ele promete ainda que os levará até uma aldeia isolada da civilização, para ter contato com índios que vivem nas regiões mais distantes e inexploradas da Amazônia.

O grupo fica bem animado com a proposta de uma viagem única e fecham acordo com Karl (o nome real dessa pessoa era Kurt). Só que assim que entram na selva descobrem que as coisas não eram exatamente o que pensavam. Kurt não é um sujeito confiável e nem eles estão prontos para sobreviver a uma jornada como aquela. Tudo o que resta é tentar sobreviver a uma situação limite, onde a selva parece engolir um a um daqueles gringos despreparados.

Bom filme, gostei bastante. O roteiro serve de alerta também para turistas estrangeiros que viajam até a América do Sul para conhecer a Amazônia e pensam que a floresta é uma espécie de Disneylândia do mundo natural. A maioria se dá mal. Ou são roubados pelos locais ou então caem em ciladas perigosas, onde até mesmo correm o risco de perderem suas vidas. O ator Daniel Radcliffe perdeu mais de 30 quilos para rodar as cenas finais do filme. Ele que sempre foi um jovem magro e franzino, quase morreu pelo papel no filme. Valeu a pena, ele surge bem convincente. No final uma explicação sobre as pessoas reais que participaram dessa expedição deixa claro o perigo de se entrar numa selva como a Amazônia sem ter o devido preparo para isso.

Na Selva (Jungle, Austrália, Reino Unido, 2017) Direção: Greg McLean / Roteiro: Justin Monjo, escrito a partir do livro de memórias de autoria de Yossi Ghinsberg / Elenco: Daniel Radcliffe, Thomas Kretschmann, Joel Jackson / Sinopse: Um grupo de jovens turistas estrangeiros entram numa parte da floresta Amazônica na Bolívia e encontram o terror dentro da selva fechada.

Pablo Aluísio.

Tropa de Elite

Título no Brasil: Tropa de Elite
Título Original: Tropa de Elite
Ano de Produção: 2007
País: Brasil
Estúdio: Zazen Produções, Posto 9
Direção: José Padilha
Roteiro: André Batista, Bráulio Mantovani
Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Fernanda de Freitas

Sinopse:
Dois aspirantes recebem treinamento para trabalhar no BOPE, o batalhão de operações especiais da polícia militar do Rio de Janeiro. No comando, o capitão Nascimento (Wagner Moura) tenta superar seus próprios problemas pessoais, ao mesmo tempo em que combate a criminalidade na cidade onde vive. Filme premiado no Berlin International Film Festival.

Comentários:
Esse filme se tornou o maior sucesso de bilheteria do cinema brasileiro dos últimos anos. Tecnicamente perfeito, foi bastante elogiado também pela crítica, inclusive no exterior. É um filme realmente muito bem produzido, que não deixa a desejar em nada se comparado com produções americanas. O roteiro também é um ponto forte, baseado no livro escrito por um ex-oficial do próprio BOPE. Por essa razão experiências reais podem ser conferidas na tela. Com tudo em seus eixos, "Tropa de Elite" só não conseguiu ser bem compreendido por parte do público que o assistiu e adorou o resultado. Isso porque muitas pessoas não conseguiram captar a real mensagem que o diretor quis passar. "Tropa de Elite" não é um filme de ação com um protagonista justiceiro, que faz justiça pelas próprias mãos. O capitão Nascimento não é um herói. Ele é um personagem mais humano do que muitas pessoas pensam. De certa maneira é uma figura trágica. Quando ele tortura jovens no alto do morro, não o faz para ser aplaudido, mas para ser lamentado. Os realizadores desse filme são todos progressistas, de viés de esquerda, que queriam acima de tudo mostrar como a pressão sofrida por um policial no Rio poderia afetar até mesmo seu equilíbrio emocional e mental. A tortura, a violação de direitos humanos, não é algo para se aplaudir, mas um reflexo dessa situação aflitiva. De qualquer maneira, mesmo sendo muito mal interpretado por certos espectadores, "Tropa de Elite" não deixa de ser uma das melhores coisas que o cinema brasileiro fez nos últimos anos. Um grande filme que merece todos os elogios.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Cidade de Deus

É um dos filmes mais elogiados da nova safra do cinema brasileiro. Realmente temos aqui uma obra-prima, tecnicamente impecável e com um roteiro realmente acima da média. As lentes de Fernando Meirelles focam na vida de um grupo de jovens nascidos e criados dentro de comunidades pobres do Rio de Janeiro. Como não poderia ser diferente, muitos deles migram para o mundo do crime, para a criminalidade. Essa história, socialmente consciente, revela um outro mundo da sociedade carioca, onde se tornar traficante de drogas nos morros violentos da cidade se transforma, muitas vezes, na única saída para a pobreza em que muitos desses jovens vivem.

O crime é assim uma escada social para um futuro com mais dinheiro, status e poder. Não deixa de ser também um retrato da falência moral da sociedade brasileira como um todo. Deixando as questões sociológicas de lado, esse filme foi a mais bem sucedida produção nacional em termos de representatividade no Oscar. O filme foi indicado nas categorias de melhor direção, melhor roteiro, melhor direção de fotografia (César Charlone) e melhor edição (Daniel Rezende). E como se isso não fosse o bantante ainda foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro. Em resumo, "Cidade de Deus" é provavelmente (beirando às raias da certeza absoluta) o filme mais brasileiro mais conhecido no exterior. O que também não deixa de ser um orgulho, já que é inegavelmente um dos melhores filmes já produzidos pelo cinema nacional.

Cidade de Deus (Brasil, 2002) Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund / Roteiro: Bráulio Mantovani, baseado no livro escrito por Paulo Lins / Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Matheus Nachtergaele / Sinopse: Jovens moradores da cidade de Deus no Rio de Janeiro encontram no mundo do crime uma saída para para suas vidas. O filme conta a história de vários deles, desde a infância até a idade adulta.

Pablo Aluísio.

Dona Flor e Seus Dois Maridos

Título no Brasil: Dona Flor e Seus Dois Maridos
Título Original: Dona Flor e Seus Dois Maridos
Ano de Produção: 1976
País: Brasil
Estúdio: Embrafilme
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Bruno Barreto, baseado na obra de Jorge Amado
Elenco: Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça, Nelson Xavier, Dinorah Brillanti, Arthur Costa Filho

Sinopse:
Na história temos Dona Flor (Sônia Braga) que após a morte do marido Vadinho (José Wilker) decide se casar novamente com um respeitável dono de farmácia em Salvador. O problema é que ele é mais velho e um grande chato. Vadinho era pura alegria, farrista, vivia de carnaval em carnaval. Era um cafajeste, mas Flor amava ele. E assim ele retorna, do mundo dos mortos, para tentar de novo a sua antiga esposa. Filme indicado ao Globo de Ouro e ao BAFTA Awards na categoria de melhor filme estrangeiro.

Comentários:

Durante muitos anos esse filme foi a maior bilheteria do cinema brasileiro. As razões são até bem fáceis de entender. A atriz Sônia Braga na época era uma das estrelas mais populares das novelas da Globo. Ela representava a pura sensualidade morena da mulher brasileira. Suas novelas, como Gabriela, estavam entre as mais assistidas do país. O interesse em seu trabalho no cinema era natural. O roteiro era baseado em um dos melhores livros da grande obra literária de Jorge Amado e a direção de Bruno Barreto se mostrou perfeita. Com tantos elementos certos, o filme realmente não poderia dar errado. Um dos aspectos interessantes aqui é que o livro de Jorge Amado conseguia, com rara sensibilidade, unir o lado mais sensual do povo brasileiro com suas crenças místicas, espirituais. Vadinho retorna ao mundo dos vivos através do candomblé, uma das ricas heranças culturas da cultura afro em nosso país. Dois elementos, corpo e alma, unidos em uma história divertida e muito simbólica. A alma do povo brasileiro poucas vezes foi tão bem capturada como nesse clássico do cinema nacional. Houve um remake em 2017, mas esqueça esse novo filme. A versão definitiva é justamente essa da década de 1970, simplesmente insuperável.

Pablo Aluísio.