segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Cidade de Deus

É um dos filmes mais elogiados da nova safra do cinema brasileiro. Realmente temos aqui uma obra-prima, tecnicamente impecável e com um roteiro realmente acima da média. As lentes de Fernando Meirelles focam na vida de um grupo de jovens nascidos e criados dentro de comunidades pobres do Rio de Janeiro. Como não poderia ser diferente, muitos deles migram para o mundo do crime, para a criminalidade. Essa história, socialmente consciente, revela um outro mundo da sociedade carioca, onde se tornar traficante de drogas nos morros violentos da cidade se transforma, muitas vezes, na única saída para a pobreza em que muitos desses jovens vivem.

O crime é assim uma escada social para um futuro com mais dinheiro, status e poder. Não deixa de ser também um retrato da falência moral da sociedade brasileira como um todo. Deixando as questões sociológicas de lado, esse filme foi a mais bem sucedida produção nacional em termos de representatividade no Oscar. O filme foi indicado nas categorias de melhor direção, melhor roteiro, melhor direção de fotografia (César Charlone) e melhor edição (Daniel Rezende). E como se isso não fosse o bantante ainda foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro. Em resumo, "Cidade de Deus" é provavelmente (beirando às raias da certeza absoluta) o filme mais brasileiro mais conhecido no exterior. O que também não deixa de ser um orgulho, já que é inegavelmente um dos melhores filmes já produzidos pelo cinema nacional.

Cidade de Deus (Brasil, 2002) Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund / Roteiro: Bráulio Mantovani, baseado no livro escrito por Paulo Lins / Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Matheus Nachtergaele / Sinopse: Jovens moradores da cidade de Deus no Rio de Janeiro encontram no mundo do crime uma saída para para suas vidas. O filme conta a história de vários deles, desde a infância até a idade adulta.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cinema Nacional
    Cidade de Deus
    Pablo Aluísio.

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  2. O cinema brasileiro morreu nos anos 90 e foi renascendo aos poucos com filmes como esse. A cena da galinha é um primor de direção.

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  3. Bem observado Lord Erick. O governo Collor acabou com a Embrafilme e com isso o cinema brasileiro foi dado como morto. Porém, como toda arte humana, renasceu das cinzas, melhor do que nunca! Hoje em dia com essa crise do coronavírus já tem muito profeta do apocalipse afirmando que estamos vivendo a era da morte do cinema. Não chegaria a tanto. Penso que sim haverá uma mudança, mas não será a morte da sétima arte.

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  4. O melhor filme brasileiro de todos os tempos e um dos melhores do mundo, inclusive segundo declarou o Tom Hanks depois de assisti-lo nos EUA.

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  5. Sem dúvida Cidade de Deus é um excelente filme.

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