quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Ford vs Ferrari

Na década de 1960 o magnata Henry Ford II enviou seu principal executivo, Lee Iacocca, para a Itália. O objetivo era comprar a Ferrari, lendária marca de carros de luxo. A tentativa de negociação não deu certo. Pior do que isso, Iacocca voltou para os Estados Unidos não apenas com uma resposta negativa, mas também com uma série de insultos proferidos pelo Enzo Ferrari, dono da escuderia. Isso mexeu com os brios de Ford que imediatamente decidiu criar uma nova equipe de carros de corrida para vencer a famosa 24 horas de Le Mans. A ideia de humilhar Ferrari era bem clara. Ford queria dar o troco no industrial italiano.

A história desse filme se concentra justamente na criação dessa equipe de carros de corrida. A Ford Company queria apenas o melhor. Começou contratando o único americano que havia vencido Le Mans, o piloto aposentado Carroll Shelby (Matt Damon). Ele iria comandar a nova equipe. Seu primeiro ato foi ir atrás de Ken Miles (Christian Bale), Ele era um piloto arrojado, tinha muita garra nas pistas e parecia ser o nome certo. Também estava arruinado financeiramente. Nesse aspecto a união dos dois daria origem a uma verdadeira revolução nas competições esportivas de alta velocidade. O único problema seria justamente a hierarquia executiva da própria Ford, cheia de engravatados que mais atrapalhavam do que ajudavam nas pistas.

Esse filme está concorrendo ao Oscar em diversas categorias, entre elas a mais importante, de melhor filme do ano. Não acho que levará esse prêmio, porém não descarto premiação em categorias menores. É de fato um filme muito bom, contando uma história das mais interessantes. Mesmo que você não goste de carros de corrida e todo o universo que gira em torno desse esporte, o fato é que o filme explora muito bem todos os seus personagens. Não poderia ser diferente. Assim ao lado da emoção das competições em si, há ainda espaço para desenvolver o drama pessoal de cada um dos protagonistas. O final também vem para demonstrar que nem sempre o espírito esportivo vence quando os carros cruzam a linha de chegada. Muitas vezes a publicidade e o marketing falam mais alto, deixando o esporte em segundo plano. Uma lição e tanto para entender melhor como funciona o mundo das pistas internacionais.

Ford vs Ferrari (Ford v Ferrari, Estados Unidos, 2019) Direção: James Mangold / Roteiro: Jez Butterworth, John-Henry Butterworth / Elenco: Matt Damon, Christian Bale, Jon Bernthal, Tracy Letts, Caitriona Balfe / Sinopse: Carroll Shelby (Matt Damon) e Ken Miles (Christian Bale) são contratados para a nova equipe da Ford nas pistas de corrida. O objetivo é vencer as 24 horas de Le Mans. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator - Drama (Christian Bale).

Pablo Aluísio. 


Leningrado

Durante a II Grande Guerra Mundial um grupo de jornalistas estrangeiros vão até Leningrado, na União Soviética, para cobrir o cerco nazista que está sendo feito naquela cidade. A jornalista inglesa Keyt Smith (Mira Sorvino) acaba ficando presa dentro do cerco, sem possibilidade para voltar ao seu país. Na cidade conhece a família de uma policial russa, que lhe ajuda a sobreviver no meio do caos e da guerra. O que poucos sabem é que Keyt na realidade é filha de um antigo general do exército branco durante a revolução russa. Ela sempre quis voltar para a terra de seu pai e resolve então passar por todos aqueles problemas ao lado do povo que considera sendo como o seu de origem.

O cerco a Leningrado foi um dos episódios mais trágicos da II Guerra (chamada pelos russo de "A Grande Guerra Patriótica"). Isso porque milhões de civis ficaram cercados por tropas inimigas alemãs sem acesso a água, comida e remédios. Claro, foi um crime de guerra sem precedentes na história. Só que o povo russo não se curvou e partiu para cima dos nazistas. Sua vitória no front de guerra acabou se tornando lendária. A questão é que um filme que contasse essa história teria que ter, no mínimo, uma grande produção, um orçamento à altura, para retratar algo assim tão épico. Isso é algo que esse "Leningrado" não tem. A produção é bem modesta e nada condizente com a história que tenta contar.

Na realidade o diretor russo Aleksandr Buravskiy havia dirigido uma série na TV de seu país com essa mesma história. Os produtores ingleses gostaram do que viram e decidiram fazer um remake, só que com elenco internacional. Contrataram atores e atrizes ingleses e americanos e decidiram fazer uma nova versão. O roteiro que se encaixava bem no formato série foi adaptado para um filme de pouco mais de 100 minutos de duração. E quando isso acontece já sabemos o que esperar. Tudo fica truncado, a edição parece ter cortado cenas importantes e as coisas começam a acontecer rápido demais, sem capricho. O tal elenco internacional também não se destaca. Mira Sorvino exala tédio e tem uma interpretação burocrática, nada adequada para o papel dramático que representa. Em suma, mais um produto de outro país que americanos e ingleses estragaram com remakes que ninguém pediu. Deixem cada povo contar sua própria história. Fica bem melhor assim.

Leningrado (Leningrad, Inglaterra, Rússia, 2009) Direção: Aleksandr Buravskiy / Roteiro: Aleksandr Buravskiy / Elenco: Mira Sorvino, Gabriel Byrne, Armin Mueller-Stahl, Olga Sutulova, / Sinopse: Uma jornalista inglesa fica presa no cerco da cidade de Leningrado, durante a II Guerra Mundial. Ela tem parentes russos e precisa sobreviver a um dos períodos mais duros da história da União Soviética.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

À Procura da Felicidade

Apesar de ser um filme que foi lançado já há muitos anos, nunca tinha assistido. É um filme motivacional, com uma história muito edificante - e o melhor de tudo, baseada em fatos reais. Chris Gardner (Will Smith) mora em San Francisco. Ele está desempregado e para sobreviver vende um lote de máquinas de scanner para pacientes. Algo parecido com o conhecido Raio-X, porém bem mais caro. Por isso vender uma máquina dessas não é algo fácil de fazer. Os apertos financeiros, o fato do filho passar por dificuldades, as contas atrasadas, o aluguel vencido, tudo acaba ajudando para que a esposa de Chris acabe com o casamento. Acabando o dinheiro, geralmente se acaba também o "amor". Algo que muitos vão se identificar. Abandonado pela esposa, praticamente vivendo nas ruas com o filho. Chris precisa de alguma saída. Acaba encontrando um fio de esperança em um programa de estágio numa corretora de ações. O começo é bem modesto, mas se esforçando muito ele começa a ver uma luz no fim do túnel. Esforce-se, lute, que você vencerá - esse parece ser o lema principal do filme.

Alguns detalhes mostrados pelo roteiro não batem com cem por cento de veracidade com a história real do protagonista. Isso porém é praticamente irrelevante, já que o enredo principal, tudo o que é mostrado no final, acabou de fato acontecendo, mesmo de maneira um pouco diferente, com o Chris na primeira metade dos anos 80. Fica assim a lição de vida dele para as pessoas que estão passando por dificuldades, em situações limites, como por exemplo, dormir em um trem, em um metrô, por não ter onde passar a noite. Ou então ter que disputar um abrigo com outras pessoas pobres sem casa. Aliás o grande mérito desse filme também é mostrar o outro lado dos Estados Unidos. Brasileiros em geral criaram essa mentalidade equivocada de que aquele país é um paraíso na Terra. Não é, passa muito longe disso. Tem muita pobreza e desigualdade social. Há muitas pessoas vivendo em condição de rua até mesmo nas cidades mais ricas da América. Sobre isso o filme também tem muito a mostrar e desvendar. A realidade sempre é bem-vinda, principalmente no cinema. Além disso ajuda a acabar com a ilusão.

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, Estados Unidos, 2006) Direção: Gabriele Muccino / Roteiro: Steve Conrad / Elenco: Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith / Sinopse: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família desempregado e sem renda que passando por dificuldades é abandonado pela esposa. Com o filho ao seu lado, ele passa por inúmeras dificuldades em San Francisco. Fica sem uma casa, passa a morar na rua e fica sem dinheiro. Sua esperança surge na tentativa de se tornar um corretor de ações. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator (Will Smith).

Pablo Aluísio.

Jackie Brown

Título no Brasil: Jackie Brown
Título Original: Jackie Brown
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Pam Grier, Samuel L. Jackson, Robert De Niro, Bridget Fonda, Michael Keaton, Chris Tucker, Robert Forster

Sinopse:
Jackie Brown (Pam Grier) é uma mulher que precisa sobreviver a um jogo perigoso que acabou entrando, meio ao acaso. Ela poderá perder a vida na próxima jogada ou então lucrar como jamais imaginaria. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Robert Forster). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Atriz (Pam Grier) e Melhor Ator (Samuel L. Jackson).

Comentários:
Eu gosto muito do cinema de Quentin Tarantino. Agora, curiosamente, esse é um de seus filmes menos interessantes, pelo menos em meu ponto de vista. A tentativa do diretor foi de homenagear o movimento Blaxploitation, o auge do cinema negro americano durante os anos 70. Para isso Tarantino trouxe de volta uma das estrelas da época, a atriz Pam Grier. Tendo sido funcionário de uma locadora de vídeo durante os anos 80, Tarantino assistiu muitos clássicos dessa época. Só que todos esses elementos relevantes não resultaram em um filme memorável. Aliás esse parece ser sempre o seu filme menos citado, o seu filme menos querido pelos fãs. O que deu errado? Penso que o roteiro não era excepcional, como o de outros filmes com sua assinatura. No meio de um certo desapontamento quem acaba se sobressaindo mesmo, ainda que no meio de tantos grandes atores, foi a jovem Bridget Fonda. Tarantino, que sempre teve uma obsessão por pés femininos, aqui não conseguiu se conter e criou um nada discreto fetiche pela atriz. Deu no que deu. O filme parece mais centrado nela do que nos demais atores. De qualquer forma, mesmo com eventuais defeitos, ainda é um filme de Quentin Tarantino, o que basta para torná-lo obrigatório na coleção de qualquer cinéfilo.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Os Renegados

Dois fugitivos da lei conseguem fugir de seus perseguidores e acabam indo parar numa pequena cidadezinha no norte da Califórnia. Lá ouvem falar de um chinês que chegou na região para se estabelecer como rancheiro. Segundo os boatos a propriedade havia sido comprada com dinheiro roubado pois o oriental teria trabalhado em uma grande ferrovia onde em um descuido da segurança teria roubado bastante ouro e dinheiro. Para sondar se isso tudo era de fato verídico os dois foras-da-lei decidem achar o tal rancho e seu proprietário. O problema é que como a estória se espalhou sem controle outros bandidos da região também irão ao local atrás do tão falado tesouro em ouro roubado. Os Renegados é um novo western que chega ao Brasil diretamente em DVD. O roteiro tem pretensões de ser um western psicológico pois toda a trama se desenrola dentro do rancho onde supostaria haveria um grande carregamento de ouro da ferrovia. Assim as situações vão se sucedendo pois um grupo de ladrões tomam como reféns o chinês, sua jovem esposa e sua filhinha recém nascida. Afinal o ouro realmente existe ou se trata de puro boato?

Não há nenhum grande astro no elenco. A dupla de fugitivos da lei é interpretada pelos (bons) atores  Andrew Simpson e Richard Doyle. O personagem desse último é bem interessante pois enquanto vai cometendo os crimes vai citando passagens do novo testamento (quase sempre em citações completamente erradas e sem noção!). Para os fãs do ator Patrick Swayze o filme tem uma curiosidade: a presença do irmão mais jovem dele, Don Swayze. Ele interpreta o personagem Sherman que se diz um ex-oficial do exército da União, embora tudo leve a crer que não passa de um ladrão barato. Sua semelhança física com Swayze impressiona, principalmente na fase final do irmão quando esse estrelava seus últimos papéis em sua carreira. Apesar de ser uma produção modesta "Os Renegados" foi dirigido por dois cineastas,  Megan Peterson e John Douglas Sinclair. O resultado final se não chega a ser brilhante pelo menos serve como passatempo eficiente. O enredo flui bem apesar do filme ter uma duração um pouco maior do que seria adequada. De qualquer modo vale a recomendação.

Os Renegados (Heathens and Thieves, EUA, 2012) Direção: Megan Peterson, John Douglas Sinclair /  Roteiro: John Douglas Sinclair / Elenco: Andrew Simpson, Gwendoline Yeo, Don Swayze, Richard Doyle, Michael Robert Brandon  / Sinopse: Dois fugitivos ouvem falar que em um rancho próximo de propriedade de um casal oriental está escondido um grande carregamento de ouro roubado. Fingindo ser um cowboy um dos ladrões se infiltra na propriedade para tentar descobrir o paradeiro do ouro.

Pablo Aluísio.

Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro

Título no Brasil: Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro
Título Original: Johnny Mnemonic
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Robert Longo
Roteiro: William Gibson
Elenco: Keanu Reeves, Dolph Lundgren, Dina Meyer, Ice-T, Barbara Sukowa, Denis Akiyama

Sinopse:
No ano de 2021, em um mundo devastado, a informação se torna o verdadeiro poder. Johnny Mnemonic (Keanu Reeves) decide entrar em um mundo completamente virtual para localizar dados e informações sobre assuntos e segredos vitais, mas antes vai precisar sobreviver a uma verdadeira caçada dentro do mundo cibernético.

Comentários:
Anos 90. Tempos das fitas VHS, das locadoras de vídeo. Eu me recordo de ter assistido esse filme justamente nessa época. Essa produção sequer foi lançada nos cinemas brasileiros porque fracassou no mercado americano. Assim acabou sendo lançada em nosso país diretamente em vídeo. O curioso é que foi um fracasso na carreira do Keanu Reeves bem em um tempo em que ele estava emplacando vários sucessos de bilheteria! Outra ironia é que me recordo que quando ouvi falar em "Matrix" pela primeira vez o meu primeiro pensamento foi: "Xi, o Keanu Reeves vai embarcar em outra furada, vai fazer um novo Johnny Mnemonic!". Claro, eu estava completamente enganado. "Matrix" foi um fenômeno cinematográfico. De qualquer forma voltando para essa ficção o que posso dizer hoje em dia é que pouca coisa sobrou de bom. O filme continua bem fraco e os efeitos especiais envelheceram tremendamente. São tão datados agora que vão causar um humor involuntário em que for assistir. É a passagem do tempo, passando por cima como um trator. E é bom frisar que quando foi lançado originalmente os efeitos no mundo virtual do filme também não chamavam muito a atenção. Enfim, um momento menor e bem esquecido da filmografia do Keanu Reeves que aqui realmente pisou na bola, em um filme que não resistiu ao tempo. 

Pablo Aluísio.

domingo, 5 de janeiro de 2020

Judy: Muito Além do Arco-Íris

A atriz Renée Zellweger foi premiada com o Globo de Ouro por seu trabalho nesse filme. Ela interpreta Judy Garland. Não foi uma das coisas mais fáceis de se fazer. Judy era uma artista completa. Ela dançava, cantava e atuava. Foi uma das adolescentes mais famosas do mundo, principalmente após estrelar o clássico "O Mágico de Oz". Também foi uma das mais conhecidas vítimas do chamado Star System, onde os grandes estúdios de Hollywood controlavam todos os aspectos das vidas de suas estrelas. Os produtores transformavam essas jovens em grandes nomes do cinema, mas em troca exerciam uma pressão absurda sobre elas. O filme mostra, em vários flashbacks, como isso acontecia. A Metro, por exemplo, através de seu chefão, o implacável Louis B. Mayer, controlava as jovens starlets com humilhações, intimidações e abusos psicológicos.

A pequena Judy não escapou de nada disso. Ela passou a vida tentando superar seus traumas do passado. Até mesmo na hora de se alimentar ela sofria com isso. Extremamente magra, beirando a subnutrição, ela tinha medo até mesmo de comer uma fatia de bolo em seu aniversário. O uso de pílulas, também incentivado pelos estúdios por anos, a acompanhou até o fim da vida. Ela ficou viciada. Misturando tudo com bebidas, o resultado era desastroso. Mesmo assim, com tantas adversidades, ela procurava manter a dignidade. Afinal era um ser humano e merecia respeito por isso, mesmo quando tropeçava em suas apresentações.

No filme encontramos Judy já nos últimos meses de sua conturbada existência. Ela tinha perdido todo o glamour do passado. O fracasso arranhava seu prestígio e sua fama. Ela se apresentava em pequenas boates nos Estados Unidos, em troca de cachês medíocres. Para piorar não tinha onde morar e disputava com o ex-marido a guarda de seus dois filhos pequenos. Uma situação muito triste para uma grande estrela. E pensar que aquela Judy que havia estrelado um dos grandes filmes da história tinha que passar por todas aquelas humilhações. Um alívio acabou vindo da Inglaterra. Por lá ela ainda era valorizada, mesmo que por fãs saudosistas de seu passado. Assim acabou aceitando o convite para fazer uma série de shows em Londres. O problema é que nem todas as apresentações foram bem sucedidas. Em muitas ocasiões surgia no palco embriagada, drogada e sem noção do que estava acontecendo. Todos, de sua banda ao público presente, ficavam constrangidos.

Renée Zellweger, se entrega ao seu papel. Ela cortou os cabelos, pintou de preto e perdeu peso de forma impressionante. Para chegar na magreza de Judy Garland ela precisou passar por um regime radical. E o resultado ficou de impressionar. A Judy era uma mulher franzina, magra ao extremo. No final da vida tinha um aspecto doentio. A Renée Zellweger, no começo da sua carreira, era o oposto disso. Era uma loira texana, bochechuda, inclusive cheinha de corpo. Combinar esses dois tipos exigiu dela um esforço físico absurdo. Hollywood gosta desse tipo de coisa, então não é de se admirar que ela venha a ser premiada também no Oscar. Quem sabe. No geral é um bom filme, bem realizado. Só não espere por um final feliz. Essa é uma história triste, melancólica mesmo. A Judy teve uma vida extremamente complicada, com muitos momentos depressivos. Resgatar sua vida não foi uma tarefa simples. Espero que o filme também sirva de incentivo para que todos venham a conhecer seu trabalho. Ela foi muito talentosa e seus filmes clássicos acabaram imortalizando o seu lado mais importante, a da grande artista que um dia ela foi.

Judy: Muito Além do Arco-Íris (Judy, Inglaterra, 2019) Direção: Rupert Goold / Roteiro: Rupert Goold, baseado no livro "End of the Rainbow" de Peter Quilter / Elenco: Renée Zellweger, Jessie Buckley, Finn Wittrock, Richard Cordery / Sinopse: O filme recria os últimos meses de vida da atriz e cantora Judy Garland (Renée Zellweger). Ela vai até Londres, participar de uma série de shows e acaba se envolvendo com um homem mais jovem. Porém o abuso de bebidas e drogas acabam ofuscando o brilho de seu talento. Filme premiado no Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Renée Zellweger).

Pablo Aluísio. 

Espírito Selvagem

Alguns filmes se destacam por sua beleza, pela linda fotografia e pelo capricho que alguns cineastas tratam as cenas. É o caso desse "Espírito Selvagem" que tem uma das mais bonitas ambientações já realizados pelo recente cinema americano. Através de um enredo aparentemente simples (Dois cowboys errantes saem em busca de trabalho, mas acabam encontrando o verdadeiro espírito selvagem do oeste americano) o espectador acaba se vendo imerso em uma bela experiência cinematográfica. O diretor (e ator) Billy Bob Thornton conseguiu assim transpor para as telas a essência da novela que deu origem ao filme, "All the Pretty Horses" de Cormac McCarthy. A novela, bem conhecida nos Estados Unidos, é uma verdadeira ode ao estilo de vida do cowboy americano, figura que no mundo moderno está cada vez mais rara. Já para os amantes de animais, em especial cavalos, o filme tem um atrativo extra pois o relacionamento entre o homem e a natureza ganha destaque no transcorrer do filme.

Espírito Selvagem quase foi estrelado por dois astros: Leonardo DiCaprio e Brad Pitt. Ambos se interessaram bastante pelo material, mas acabaram saindo do projeto por motivos alheios à vontade deles. Questões contratuais tiraram primeiro DiCaprio do filme e depois Pitt. Assim abriu-se espaço para Matt Damon, que aqui interpreta muito bem o personagem central da trama, o cowboy John Grady Cole. O diretor Billy Bob Thornton queria inicialmente ser extremamente fiel ao livro original, mas isso acabou rendendo uma primeira versão do filme com quase quatro horas de duração, algo completamente inviável do ponto de vista comercial (afinal que cinema exibiria nos dias de hoje algo tão longo?). A produtora Miramax Films então mandou que o cineasta fizesse vários cortes, o que acabou dando origem à versão que chegou ao grande público. Recentemente Thornton divulgou que gostaria de exibir o seu corte em formato de minissérie na TV a cabo dos EUA, o que não seria uma má ideia. Algumas estórias certamente precisam de mais tempo para serem contadas de forma satisfatória. Vamos torcer para que isso um dia venha realmente a acontecer.

Espírito Selvagem (All the Pretty Horses, Estados Unidos, 2000) Direção: Billy Bob Thornton / Roteiro: Ted Tally, baseado no livro de Cormac McCarthy / Elenco: Matt Damon, Penélope Cruz, Henry Thomas, Sam Shepard / Sinopse: Dois cowboys errantes saem em busca de trabalho e na sua trajetória acabam encontrando o verdadeiro espírito selvagem do oeste americano. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Trilha Sonora Incidental (Marty Stuart, Kristin Wilkinson e Larry Paxton).

Pablo Aluísio. 

sábado, 4 de janeiro de 2020

Cortina de Fogo 2

Eu não poderia imaginar que iriam produzir uma sequência de "Cortina de Fogo" de 1991. Afinal, já faz quase 30 anos que o primeiro filme foi lançado! Eu assisti ainda nos tempos das fitas VHS. Acredito que pouca gente ainda se lembrava daquele filme de bombeiros com Kurt Russell. Pois é, os produtores lembravam. Praticamente apenas dois atores do primeiro filme dão as caras por aqui. William Baldwin e Donald Sutherland surgem no filme para criar um elo de ligação com o original. Baldwin tem que lidar com o filho do personagem de Kurt Russell, aqui interpretado por Joe Anderson. Para quem não lembra o pai dele morreu no primeiro filme, tentando salvar seu melhor amigo que por acaso era o grande incendiário de Chicago! O velho Donald é o incendiário do primeiro filme, agora velho e preso numa cadeira de rodas, que decide ajudar na captura de novos incendiários, sujeitos bem inteligentes e "profissionais" em sua "área".

O bombeiro Sean McCaffrey (Joe Anderson) seguiu a carreira do tio, do pai e do avô, mas não é nada fácil porque ele também tem uma bagagem de traumas do passado, principalmente por seu pai ter morrido em um grande incêndio. Agora ele trabalha em um setor dos bombeiros cuja função é justamente descobrir quando um incêndio é criminoso. Um grupo de garotos, vestidos de fantasias do dia das bruxas, acaba morrendo quando tentam entrar numa casa abandonada. A tal cortina de fogo se forma atrás da porta e quando eles vão abri-la tudo vai pelos ares. Sean leva o caso em um modo bem pessoal, pois para ele a morte das crianças foi bem sentida. Acaba entrando em um espiral de conspirações envolvendo companhias de seguros e... venda de armas ilegais para o exterior. Eu achei esse o maior problema do roteiro. Deveriam ter simplificado mais a trama, se concentrando no vida do protagonista, seu acerto de contas com o passado, etc. Nada de criar algo muito confuso, envolvendo todos os tipos de vilões. O pior é que no final fica aquela sensação de pressa, pois tentam resolver tudo de uma vez só, numa única cena. Ficou forçado. Muitas vezes o simples é bem mais eficiente.

Cortina de Fogo 2 (Backdraft 2, Estados Unidos, 2019) Direção: Gonzalo López-Gallego / Roteiro: Gregory Widen / Elenco: Joe Anderson, William Baldwin, Donald Sutherland, Alisha Bailey / Sinopse: O filme conta a história do bombeiro Sean McCaffrey (Joe Anderson). Filho de um bombeiro que morreu em serviço ele agora trabalha no setor de investigação de incêndios criminosos. Quando um grupo de crianças é morta no dia das bruxas ele passa a cuidar do caso, procurando descobrir quem foi o incendiário responsável por aquele crime terrível.

Pablo Aluísio.

Mulher Solteira Procura

Título no Brasil: Mulher Solteira Procura
Título Original: Single White Female
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: John Lutz, Don Roos
Elenco: Bridget Fonda, Jennifer Jason Leigh, Steven Weber, Peter Friedman, Stephen Tobolowsky, Frances Bay

Sinopse:
Allison Jones (Fonda), uma jovem universitária, decide colocar um anúncio para dividir despesas em seu novo apartamento. Uma garota responde e se torna sua inquilina. No começo o relacionamento entre elas vai muito bem, até que coisas bem estranhas começam a acontecer, colocando em risco sua vida. Filme premiado pelo MTV Movie Awards na categoria de Melhor Vilã (Jennifer Jason Leigh)

Comentários:
Outro dia, comentando sobre outro filme, me lembrei da Bridget Fonda. Hoje em dia ela está casada, com filhos e não parece disposta a retornar para o cinema. Porém nos anos 90 a garota estava a todo vapor tentando levantar uma carreira, afinal ela era uma Fonda e isso significava tradição familiar no ramo cinematográfico. Para quem não sabe ele é filha de Peter Fonda (recentemente falecido) e neta do grande Henry Fonda. E isso sem esquecer da tia Jane Fonda. Enfim, é da realeza de Hollywood desde o berço. Curiosamente sua carreira começou muito bem e ela acabou fazendo alguns pequenos "clássicos" de sua geração. Um dos melhores filmes, tanto na opinião do público, como da crítica, foi esse thriller de suspense chamado "Mulher Solteira Procura". O que mais chamou atenção foi que o roteiro trabalhava com um aspecto do cotidiano para levar suspense e terror para a tela. Com isso o público se identificou e foi fisgado. Eu me recordo que esse filme foi bem badalado e virou modinha na época de seu lançamento original. E a Bridget Fonda estava na idade certa, uma verdadeira gatinha. Pena que o tempo passou e ela decidiu largar a carreira. Penso que ela teria um futuro promissor pela frente.

Pablo Aluísio.