Título no Brasil: O Príncipe do Egito
Título Original: The Prince of Egypt
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks Animation
Direção: Brenda Chapman, Steve Hickner
Roteiro: Philip LaZebnik, Nicholas Meyer
Elenco: Val Kilmer, Ralph Fiennes, Michelle Pfeiffer, Sandra Bullock, Patrick Stewart, Helen Mirren
Sinopse:
Baseado no texto bíblico, "O Príncipe do Egito" conta a história de Moisés (Val Kilmer). Originário do povo judeu ele é abandonado nas águas do Rio Nilo. Encontrado por uma mulher pertencente à família real do Egito acaba sendo criado como um verdadeiro príncipe da realeza daquela antiga nação, até descobrir suas origens. Chamado por Deus para libertar seu povo, Moisés começa uma verdadeira saga pessoal que marcaria a história para sempre. Filme vencedor do Oscar na categoria melhor canção original ("When You Believe" de Stephen Schwartz). Também indicado ao Globo de Ouro na mesma categoria.
Comentários:
Quando Spielberg criou o novo estúdio DreamWorks ele bem sabia que para vencer nesse concorrido mercado cinematográfico, ele teria que vencer também no mundo da animação. Não era fácil. Havia obviamente o domínio completo da Disney, algo consolidado por anos e anos de tradição. Fora o estúdio do Mickey Mouse havia igualmente vários outros estúdios consolidados no meio. Assim abrir um canal de sucesso foi um dos grandes obstáculos para Spielberg e sua empresa. "O Príncipe do Egito" tinha uma proposta bem inovadora, adaptando o velho testamento para um longa-metragem de animação. A história de Moisés, amplamente conhecida, ganhou assim sua versão animada. Ficou realmente muito bom, porém o peso de ser comparado com o grande clássico da era de ouro "Os Dez mandamentos" cobrou o seu preço. A animação do estúdio de Spielberg não foi considerada tão grandiosa ou marcante como o filme original. Também pudera, era uma comparação absurda e fora de propósito. De toda forma a indicação segue valendo. Do que a DreamWorks produziu ao longo de todos esses anos em termos de desenhos animados, esse é seguramente um de seus melhores momentos na sétima arte. Vale muito a pena conferir.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2017
quinta-feira, 5 de janeiro de 2017
Um Refúgio
O filme se passa na Guerra Civil americana. Logo na introdução os produtores colocaram uma frase do general da União William Sherman, um dos mais notórios e infames carniceiros daquele conflito que devastou os Estados Unidos. Na opinião de Sherman a guerra sempre seria um lugar de crueldade e violência, não importando as outras coisas que se atribuíam a ela. Nesse ponto ele tinha razão, haja visto que ele promovia todos os tipos de atrocidades por onde passava. Foi certamente uma figura histórica desprezível. Pois bem, o filme mostra uma fazenda no sul prestes a ser invadida pelas tropas de Sherman. Sua tática era destruir não apenas os exércitos confederados, mas também o espírito dos sulistas. Para isso valia de tudo, até mesmo crimes de guerra como estupros, assassinatos à sangue frio e violência irracional. E é justamente isso que ocorre quando dois batedores do exército da União chegam em um pequeno povoado do sul.
Ao se depararem com a bela Augusta (Brit Marling) eles resolvem persegui-la, indo até sua fazenda no meio rural. O pior é que Augusta está praticamente indefesa. Os homens da casa foram embora lutar na guerra e lá ficaram apenas ela, sua irmã mais jovem que está doente e uma escrava negra. Os yankees estão chegando com toda a brutalidade conhecida e Augusta precisa defendê-las! Para isso conta apenas com um velho rifle e muita coragem. O roteiro explora basicamente essa situação e o faz muito bem. Obviamente em temos de guerra era de se esperar por muita violência e isso certamente você encontrará no filme. Há inclusive cenas de estupro e assassinatos sumários. O ponto de vista de uma mulher, civil, tentando sobreviver a uma guerra insana como aquela, é o grande triunfo desse roteiro, porque ao invés de explorar as grandes batalhas ele foca sua ponto de vista para o medo e a agonia de quem está fora do campo de batalha, em casa, mas que teve que lidar com tudo após a própria guerra chegar em sua porta. Um bom filme, valorizado por algumas belas cenas como a que está no poster, com Augusta vendo o horizonte vermelho por causa das explosões no front de batalha.
Um Refúgio (The Keeping Room, Estados Unidos, 2014) Direção: Daniel Barber / Roteiro: Julia Hart / Elenco: Brit Marling, Hailee Steinfeld, Sam Worthington / Sinopse: Três mulheres tentam sobreviver em uma velha casa de fazenda do sul quando os primeiros soldados da União chegam na região durante a Guerra Civil Americana. Em tempos de vida ou morte apenas as mais fortes conseguirão sobreviver.
Pablo Aluísio.
Ao se depararem com a bela Augusta (Brit Marling) eles resolvem persegui-la, indo até sua fazenda no meio rural. O pior é que Augusta está praticamente indefesa. Os homens da casa foram embora lutar na guerra e lá ficaram apenas ela, sua irmã mais jovem que está doente e uma escrava negra. Os yankees estão chegando com toda a brutalidade conhecida e Augusta precisa defendê-las! Para isso conta apenas com um velho rifle e muita coragem. O roteiro explora basicamente essa situação e o faz muito bem. Obviamente em temos de guerra era de se esperar por muita violência e isso certamente você encontrará no filme. Há inclusive cenas de estupro e assassinatos sumários. O ponto de vista de uma mulher, civil, tentando sobreviver a uma guerra insana como aquela, é o grande triunfo desse roteiro, porque ao invés de explorar as grandes batalhas ele foca sua ponto de vista para o medo e a agonia de quem está fora do campo de batalha, em casa, mas que teve que lidar com tudo após a própria guerra chegar em sua porta. Um bom filme, valorizado por algumas belas cenas como a que está no poster, com Augusta vendo o horizonte vermelho por causa das explosões no front de batalha.
Um Refúgio (The Keeping Room, Estados Unidos, 2014) Direção: Daniel Barber / Roteiro: Julia Hart / Elenco: Brit Marling, Hailee Steinfeld, Sam Worthington / Sinopse: Três mulheres tentam sobreviver em uma velha casa de fazenda do sul quando os primeiros soldados da União chegam na região durante a Guerra Civil Americana. Em tempos de vida ou morte apenas as mais fortes conseguirão sobreviver.
Pablo Aluísio.
O Despertar do Desejo
Título no Brasil: O Despertar do Desejo
Título Original: Afterglow
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures Classics
Direção: Alan Rudolph
Roteiro: Alan Rudolph
Elenco: Nick Nolte, Julie Christie, Lara Flynn Boyle, Jonny Lee Miller
Sinopse:
O filme mostra a história de dois casais infelizes. O primeiro é formado por um vazio e ambicioso homem de negócios, Jeffrey Byron (Jonny Lee Miller), e sua esposa sexualmente frustrada Marianne (Lara Flynn Boyle). O segundo com o profissional da construção civil Lucky Mann (Nick Nolte) e uma atriz fracassada de filmes B chamada Phyllis (Julie Christie). Quando Lucky é contratado para trabalhar no apartamento de Jefrey logo surge uma atração entre ele a esposa do seu contratante.
Comentários:
Casamentos infelizes geralmente rendem bons dramas, ainda mais porque a destruição de relacionamentos que deveriam durar para sempre sempre despertam a atenção do público. Esse "O Despertar do Desejo" é um drama cult dos anos 90 que explora justamente esse tipo de situação. Embora tenha sido indicado a vários prêmios pelos festivais mundo afora o grande destaque desse filme é realmente seu elenco. A começar pela presença sempre interessante de Julie Christie, uma musa do cinema clássico em sua era de ouro. Afinal é impossível esquecer Julie em seu maior papel, o da linda russa Lara em "Doutor Jivago", personagem que a marcou para sempre. Aqui ela já estava bem mais velha, porém o talento continuava intacto, tanto que acabou sendo agraciada com uma indicação ao Oscar justamente por interpretar essa atriz infeliz na profissão e no casamento. Essa foi a terceira vez que Julie Christie foi indicada ao Oscar, tendo sido premiada em 1965 com o filme "Darling - A Que Amou Demais", seguida das indicações em "Onde os Homens São Homens" em 1971 e "Longe Dela" em 2006. Julie sozinha, com seu imenso talento dramático, já vale o filme inteiro. Por isso não deixe de conferir esse grande momento de sua carreira.
Pablo Aluísio.
Título Original: Afterglow
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures Classics
Direção: Alan Rudolph
Roteiro: Alan Rudolph
Elenco: Nick Nolte, Julie Christie, Lara Flynn Boyle, Jonny Lee Miller
Sinopse:
O filme mostra a história de dois casais infelizes. O primeiro é formado por um vazio e ambicioso homem de negócios, Jeffrey Byron (Jonny Lee Miller), e sua esposa sexualmente frustrada Marianne (Lara Flynn Boyle). O segundo com o profissional da construção civil Lucky Mann (Nick Nolte) e uma atriz fracassada de filmes B chamada Phyllis (Julie Christie). Quando Lucky é contratado para trabalhar no apartamento de Jefrey logo surge uma atração entre ele a esposa do seu contratante.
Comentários:
Casamentos infelizes geralmente rendem bons dramas, ainda mais porque a destruição de relacionamentos que deveriam durar para sempre sempre despertam a atenção do público. Esse "O Despertar do Desejo" é um drama cult dos anos 90 que explora justamente esse tipo de situação. Embora tenha sido indicado a vários prêmios pelos festivais mundo afora o grande destaque desse filme é realmente seu elenco. A começar pela presença sempre interessante de Julie Christie, uma musa do cinema clássico em sua era de ouro. Afinal é impossível esquecer Julie em seu maior papel, o da linda russa Lara em "Doutor Jivago", personagem que a marcou para sempre. Aqui ela já estava bem mais velha, porém o talento continuava intacto, tanto que acabou sendo agraciada com uma indicação ao Oscar justamente por interpretar essa atriz infeliz na profissão e no casamento. Essa foi a terceira vez que Julie Christie foi indicada ao Oscar, tendo sido premiada em 1965 com o filme "Darling - A Que Amou Demais", seguida das indicações em "Onde os Homens São Homens" em 1971 e "Longe Dela" em 2006. Julie sozinha, com seu imenso talento dramático, já vale o filme inteiro. Por isso não deixe de conferir esse grande momento de sua carreira.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2017
A Autópsia
Tudo se passa dentro de um necrotério. É lá que trabalham o médico legista Dr. Tommy Tilden (Brian Cox) e seu filho Austin (Emile Hirsch). A rotina de trabalho diário se resume a realizar várias autópsias, principalmente em corpos trazidos pelo xerife da cidade. A principal função é descobrir a causa mortis daquelas pessoas. Alguns foram brutalmente assassinados, outros cometeram suicídio, etc. Assim a primeira parte do filme mostra trechos de autópsias nesses cadáveres. Quem não tiver estômago forte certamente largará o filme em seus minutos iniciais. Tudo vai relativamente calmo até que chega um novo corpo no necrotério. É de uma jovem sem identificação. Assim ela logo recebe o rótulo de Jane Doe (uma expressão em inglês para designar justamente pessoas do sexo feminino sem identidade confirmada). Jane foi encontrada parcialmente enterrada no porão de uma casa onde ocorreu uma grande chacina. Todos os moradores foram encontrados mortos. A origem da moça é desconhecida, assim como a causa de sua morte. Caberá ao Dr. Tilden e seu filho investigar o que teria acontecido.
Logo nos primeiros procedimentos de autópsia eles descobrem que ela não tem qualquer marca de violência externa em seu corpo, porém quando abrem o cadáver descobrem algo interessante, pois seus órgãos internos foram mutilados e destruídos - mas como isso seria possível sem qualquer sinal de corte, ferimento ou dilaceração? Do ponto de vista científico pouca coisa faz sentido! O que eles não sabem é que Jane Doe sequer pertence ao nosso tempo. Bem, falar demais poderia estragar as surpresas do roteiro, então quanto menos se explicar o enredo, melhor. Eu gostei desse filme. É bem sabido que filmes de terror andam sem muita originalidade e criatividade. O gênero de uma maneira em geral anda saturado. Esse "The Autopsy of Jane Doe" possui algumas situações que fogem do lugar comum, do puro clichê. O espectador mais atento, por exemplo, vai logo perceber que tudo o que se vê na tela pode ser apenas um aspecto subjetivo da visão dos protagonistas, o que lança um véu de fumaça sobre os reais acontecimentos. Achei isso um aspecto bastante positivo do roteiro. Além disso há uma tendência a valorizar bastante o suspense, algo que gera pontos a favor do filme. Assim pela criatividade, pela originalidade de se tentar algo novo o filme certamente vale a pena. Basta captar todas as mensagens subliminares de seu roteiro sui generis.
A Autópsia (The Autopsy of Jane Doe, Estados Unidos, 2016) Direção: André Øvredal / Roteiro: Ian B. Goldberg, Richard Naing / Elenco: Emile Hirsch, Brian Cox, Olwen Catherine Kelly, Ophelia Lovibond / Sinopse: O cadáver de uma jovem sem identificação chega ao necrotério para se submeter a uma autópsia. Inicialmente os sinais encontrados não fazem muito sentido do ponto de vista científico. O pior porém está apenas por acontecer, quando eventos sinistros e sombrios começam a se manifestar naquele lugar lúgubre.
Pablo Aluísio.
Logo nos primeiros procedimentos de autópsia eles descobrem que ela não tem qualquer marca de violência externa em seu corpo, porém quando abrem o cadáver descobrem algo interessante, pois seus órgãos internos foram mutilados e destruídos - mas como isso seria possível sem qualquer sinal de corte, ferimento ou dilaceração? Do ponto de vista científico pouca coisa faz sentido! O que eles não sabem é que Jane Doe sequer pertence ao nosso tempo. Bem, falar demais poderia estragar as surpresas do roteiro, então quanto menos se explicar o enredo, melhor. Eu gostei desse filme. É bem sabido que filmes de terror andam sem muita originalidade e criatividade. O gênero de uma maneira em geral anda saturado. Esse "The Autopsy of Jane Doe" possui algumas situações que fogem do lugar comum, do puro clichê. O espectador mais atento, por exemplo, vai logo perceber que tudo o que se vê na tela pode ser apenas um aspecto subjetivo da visão dos protagonistas, o que lança um véu de fumaça sobre os reais acontecimentos. Achei isso um aspecto bastante positivo do roteiro. Além disso há uma tendência a valorizar bastante o suspense, algo que gera pontos a favor do filme. Assim pela criatividade, pela originalidade de se tentar algo novo o filme certamente vale a pena. Basta captar todas as mensagens subliminares de seu roteiro sui generis.
A Autópsia (The Autopsy of Jane Doe, Estados Unidos, 2016) Direção: André Øvredal / Roteiro: Ian B. Goldberg, Richard Naing / Elenco: Emile Hirsch, Brian Cox, Olwen Catherine Kelly, Ophelia Lovibond / Sinopse: O cadáver de uma jovem sem identificação chega ao necrotério para se submeter a uma autópsia. Inicialmente os sinais encontrados não fazem muito sentido do ponto de vista científico. O pior porém está apenas por acontecer, quando eventos sinistros e sombrios começam a se manifestar naquele lugar lúgubre.
Pablo Aluísio.
A Maldição de Quicksilver
Título no Brasil: A Maldição de Quicksilver
Título Original: Quicksilver Highway
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: 20th Century Fox Television
Direção: Mick Garris
Roteiro: Clive Barker, Stephen King
Elenco: Christopher Lloyd, Matt Frewer, Raphael Sbarge
Sinopse:
Baseado na obra “Pesadelos e Paisagens Noturnas” de Stephen King, esse filme traz duas pequenas estórias. Aaron Quicksilver é um sujeito misterioso que vaga pelas estradas empoeiradas do interior dos Estados Unidos contando velhas estórias de terror para quem encontra pela frente. Em uma delas ele relembra a insensatez de um homem que havia perdido sua mão em um acidente. Na outra os apuros enfrentados por um senhor que havia adquirido uma dentadura amaldiçoada.
Comentários:
Produção feita para a TV americana que foi lançada no mercado de VHS no Brasil. O roteiro foi escrito por dois gênios do universo de terror. O escritor de livros de sucesso Stephen King escreveu o roteiro de "Chattery Teeth" e Clive Barker de "The Body Politic". De certa maneira o filme se apoia na velha fórmula de explorar pequenos contos de terror ligados entre si por um tipo de instrumento narrativo que vai ligando todas as narrativas. É interessante que assim que foi lançado o filme foi muito elogiado pela crítica dos Estados Unidos, a ponto de ser indicado ao Oscar da TV americana, o Primetime Emmy Awards. Na verdade o roteiro original quase foi adaptado para o cinema, mas o estúdio Fox, no último momento resolveu cortar custos para lançar na TV mesmo. Parte do elenco ficou, como o ótimo ator Christopher Lloyd (o Dr. Emmett Brown da série "Back to the Future"). Em termos de suspense e medo não vá esperando por algo muito assustador. A opção dos realizadores foi mesmo produzir um produto pop para consumo médio. Nada muito fora dos padrões, embora o filme seja inegavelmente bom e divertido. Faz muitos anos que vi sendo exibido pela última vez. Pode ser uma boa opção para a saturada programação dos canais a cabo. Deixo assim a dica.
Pablo Aluísio.
Título Original: Quicksilver Highway
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: 20th Century Fox Television
Direção: Mick Garris
Roteiro: Clive Barker, Stephen King
Elenco: Christopher Lloyd, Matt Frewer, Raphael Sbarge
Sinopse:
Baseado na obra “Pesadelos e Paisagens Noturnas” de Stephen King, esse filme traz duas pequenas estórias. Aaron Quicksilver é um sujeito misterioso que vaga pelas estradas empoeiradas do interior dos Estados Unidos contando velhas estórias de terror para quem encontra pela frente. Em uma delas ele relembra a insensatez de um homem que havia perdido sua mão em um acidente. Na outra os apuros enfrentados por um senhor que havia adquirido uma dentadura amaldiçoada.
Comentários:
Produção feita para a TV americana que foi lançada no mercado de VHS no Brasil. O roteiro foi escrito por dois gênios do universo de terror. O escritor de livros de sucesso Stephen King escreveu o roteiro de "Chattery Teeth" e Clive Barker de "The Body Politic". De certa maneira o filme se apoia na velha fórmula de explorar pequenos contos de terror ligados entre si por um tipo de instrumento narrativo que vai ligando todas as narrativas. É interessante que assim que foi lançado o filme foi muito elogiado pela crítica dos Estados Unidos, a ponto de ser indicado ao Oscar da TV americana, o Primetime Emmy Awards. Na verdade o roteiro original quase foi adaptado para o cinema, mas o estúdio Fox, no último momento resolveu cortar custos para lançar na TV mesmo. Parte do elenco ficou, como o ótimo ator Christopher Lloyd (o Dr. Emmett Brown da série "Back to the Future"). Em termos de suspense e medo não vá esperando por algo muito assustador. A opção dos realizadores foi mesmo produzir um produto pop para consumo médio. Nada muito fora dos padrões, embora o filme seja inegavelmente bom e divertido. Faz muitos anos que vi sendo exibido pela última vez. Pode ser uma boa opção para a saturada programação dos canais a cabo. Deixo assim a dica.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 3 de janeiro de 2017
Calígula - 1400 Dias de Terror
Título no Brasil: Calígula - 1400 Dias de Terror
Título Original: Caligula: 1400 Days of Terror
Ano de Produção: 2012
País: Estados Unidos
Estúdio: NorthSouth Productions
Direção: Bruce Kennedy
Roteiro: Bruce Kennedy
Elenco: Darius Arya, Corey Brennan, Lowell Byers
Sinopse:
Com a morte de seu tio avô, o Imperador Tibério, o jovem Caio Júlio César Augusto Germânico, conhecido como Calígula (botinhas) se torna o novo Imperador do vasto e poderoso Império Romano. No começo de seu governo, com apenas 24 anos de idade, o novo líder romano se mostra um bom político, amado pelo povo e respeitado pelo Senado. Após sofrer uma doença misteriosa e sobreviver a ela, o Imperador começa a mostrar sinais de desequilíbrio mental, agindo como um louco sádico e cruel.
Comentários:
Muito bom esse documentário com mais ou menos 90 minutos de duração que se propõe a contar a história do sanguinário e tirano Calígula. Ele esteve no poder por apenas 1400 dias, mas seu reinado foi tão terrível que mesmo após 2000 mil anos de sua morte, seu nome ainda segue sendo sinônimo de loucura e violência. O roteiro do filme tenta em termos explicar o que teria deixado o jovem imperador tão insano. Entre as explicações podem ser citadas as origens violentas de sua biografia. Toda a sua família foi assassinada pelo Imperador Tibério, que tinha laços de parentesco com o garoto Caio Júlio. Acontece que naqueles tempos antigos era considerado até normal as diversas mortes entre parentes, tudo com o objetivo de se alcançar o poder absoluto. Por fatores inexplicáveis até hoje Calígula ganhou as graças do velho imperador Tibério que o levou para morar em seu palácio isolado. Lá, ainda bem jovem, testemunhou todos os tipos de barbaridades e violência. Alguns historiadores afirmam inclusive que ele foi vítima da pedofilia de Tibério, se tornando um dos seus "peixinhos" (a forma como o decrépito líder romano se referia aos garotos que ele abusava sexualmente). De qualquer forma ao subir ao poder com a morte de Tibério, o novo Imperador se mostrou mais violento, sádico e insano que o seu antecessor. O documentário explora as ruínas do antigo império, mostra estátuas antigas de Calígula e conta com a fala de experientes professores e especialistas na história da Roma antiga. Tudo muito bem feito e realizado. Aconselho a quem queira saber mais sobre esse tirano alucinado e assassino.
Pablo Aluísio.
Título Original: Caligula: 1400 Days of Terror
Ano de Produção: 2012
País: Estados Unidos
Estúdio: NorthSouth Productions
Direção: Bruce Kennedy
Roteiro: Bruce Kennedy
Elenco: Darius Arya, Corey Brennan, Lowell Byers
Sinopse:
Com a morte de seu tio avô, o Imperador Tibério, o jovem Caio Júlio César Augusto Germânico, conhecido como Calígula (botinhas) se torna o novo Imperador do vasto e poderoso Império Romano. No começo de seu governo, com apenas 24 anos de idade, o novo líder romano se mostra um bom político, amado pelo povo e respeitado pelo Senado. Após sofrer uma doença misteriosa e sobreviver a ela, o Imperador começa a mostrar sinais de desequilíbrio mental, agindo como um louco sádico e cruel.
Comentários:
Muito bom esse documentário com mais ou menos 90 minutos de duração que se propõe a contar a história do sanguinário e tirano Calígula. Ele esteve no poder por apenas 1400 dias, mas seu reinado foi tão terrível que mesmo após 2000 mil anos de sua morte, seu nome ainda segue sendo sinônimo de loucura e violência. O roteiro do filme tenta em termos explicar o que teria deixado o jovem imperador tão insano. Entre as explicações podem ser citadas as origens violentas de sua biografia. Toda a sua família foi assassinada pelo Imperador Tibério, que tinha laços de parentesco com o garoto Caio Júlio. Acontece que naqueles tempos antigos era considerado até normal as diversas mortes entre parentes, tudo com o objetivo de se alcançar o poder absoluto. Por fatores inexplicáveis até hoje Calígula ganhou as graças do velho imperador Tibério que o levou para morar em seu palácio isolado. Lá, ainda bem jovem, testemunhou todos os tipos de barbaridades e violência. Alguns historiadores afirmam inclusive que ele foi vítima da pedofilia de Tibério, se tornando um dos seus "peixinhos" (a forma como o decrépito líder romano se referia aos garotos que ele abusava sexualmente). De qualquer forma ao subir ao poder com a morte de Tibério, o novo Imperador se mostrou mais violento, sádico e insano que o seu antecessor. O documentário explora as ruínas do antigo império, mostra estátuas antigas de Calígula e conta com a fala de experientes professores e especialistas na história da Roma antiga. Tudo muito bem feito e realizado. Aconselho a quem queira saber mais sobre esse tirano alucinado e assassino.
Pablo Aluísio.
Morte Anunciada
Título no Brasil: Morte Anunciada
Título Original: Postmortem
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Imperial Entertainment
Direção: Albert Pyun
Roteiro: John Lowry Lamb, Robert McDonnell
Elenco: Charlie Sheen, Michael Halsey, Ivana Milicevic
Sinopse:
James McGregor (Charlie Sheen) está farto de sua terra natal, a cinzenta e chuvosa Escócia. Ele planeja ir embora para os Estados Unidos para começar uma nova vida, mas acaba sendo surpreendido ao ser acusado da morte de um sujeito que ele definitivamente não conhece. Para os policiais porém McGregor tem algo a esconder pois um dia antes do assassinato ele recebeu um fax incriminador em seu escritório. Agora ele terá que provar que é inocente de todas as acusações.
Comentários:
Enquanto entrava e saia da cadeia por causa de sua vida louca, o ator Charlie Sheen ia atuando em qualquer produção que surgisse pela frente. Ele estava muito endividado por causa das drogas, das prostitutas e das custas judiciais, envolvendo advogados extremamente caros que se esforçavam para deixar seu cliente fora das grades. Um dos filmes que atuou nessa época caótica foi esse "Postmortem". Por causa de questões fiscais o filme foi todo filmado na Escócia, o que não foi mal para Sheen, pois assim ele não corria o risco de ser preso bem no meio das filmagens. O filme em geral é bem mais ou menos. A produção não é das melhores e o diretor Albert Pyun (especialista em filmes de baixo orçamento, sem muita relevância) precisou confiar no roteiro. Sheen não parece muito animado em cena. Na verdade seu tédio fica claro desde a primeira cena, mas no final das contas isso até que não é tão mal já que acabou combinando perfeitamente com o inferno astral de seu personagem. É a tal coisa, um filme que foi lançado apenas em VHS no Brasil, sendo esquecido rapidamente. Nesse caso o esquecimento foi até justificável, já que o filme é realmente descartável.
Pablo Aluísio.
Título Original: Postmortem
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Imperial Entertainment
Direção: Albert Pyun
Roteiro: John Lowry Lamb, Robert McDonnell
Elenco: Charlie Sheen, Michael Halsey, Ivana Milicevic
Sinopse:
James McGregor (Charlie Sheen) está farto de sua terra natal, a cinzenta e chuvosa Escócia. Ele planeja ir embora para os Estados Unidos para começar uma nova vida, mas acaba sendo surpreendido ao ser acusado da morte de um sujeito que ele definitivamente não conhece. Para os policiais porém McGregor tem algo a esconder pois um dia antes do assassinato ele recebeu um fax incriminador em seu escritório. Agora ele terá que provar que é inocente de todas as acusações.
Comentários:
Enquanto entrava e saia da cadeia por causa de sua vida louca, o ator Charlie Sheen ia atuando em qualquer produção que surgisse pela frente. Ele estava muito endividado por causa das drogas, das prostitutas e das custas judiciais, envolvendo advogados extremamente caros que se esforçavam para deixar seu cliente fora das grades. Um dos filmes que atuou nessa época caótica foi esse "Postmortem". Por causa de questões fiscais o filme foi todo filmado na Escócia, o que não foi mal para Sheen, pois assim ele não corria o risco de ser preso bem no meio das filmagens. O filme em geral é bem mais ou menos. A produção não é das melhores e o diretor Albert Pyun (especialista em filmes de baixo orçamento, sem muita relevância) precisou confiar no roteiro. Sheen não parece muito animado em cena. Na verdade seu tédio fica claro desde a primeira cena, mas no final das contas isso até que não é tão mal já que acabou combinando perfeitamente com o inferno astral de seu personagem. É a tal coisa, um filme que foi lançado apenas em VHS no Brasil, sendo esquecido rapidamente. Nesse caso o esquecimento foi até justificável, já que o filme é realmente descartável.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 2 de janeiro de 2017
O Quarto dos Esquecidos
A premissa desse roteiro é até bem familiar para quem gosta de assistir filmes de terror. Uma família decide comprar uma antiga casa no interior. A ideia é tentar reconstruir a unidade familiar após a morte da caçula, uma garotinha recém nascida que morreu por causa de um acidente doméstico. Para Dana (Kate Beckinsale), que é arquiteta, também será uma boa oportunidade trabalhar na reforma daquele velho casarão. Há muito o que fazer e ela aos poucos vai descobrindo os lugares mais escondidos da residência. No sótão ela encontra um pequeno quarto, escondido, que parece ter sido construído no alto da casa justamente para que ninguém o encontrasse. Curiosamente o pequeno e claustrofóbico recinto não consta da planta original. Ao entrar naquela verdadeira cela ela sente uma energia negativa vindo em sua direção. Com o passar do tempo começa a ver aparições do espírito de uma garotinha que parece assustada e infeliz.
Procurando por respostas Dana começa a descobrir o passado daquela velha casa. Ela pertenceu a um juiz da cidade, um homem cruel e frio, que tinha um segredo a esconder. Sua filha nasceu com problemas de deficiência e ele a escondeu do mundo, por pura vergonha e canalhice. Aos poucos Dana vai ligando o passado com as assombrações que vão surgindo pelo meio do caminho. Não será algo fácil a se superar uma vez que ela própria também tem seus traumas pessoais, que vão se entrelaçando com o desespero que parece reinar naquele lugar. De maneira em geral "O Quarto dos Essquecidos" se mostra bem eficiente, embora apresente alguns problemas. Os produtores afirmam que a história do filme foi baseada em fatos reais e isso obviamente aumenta o interesse. Porém notei uma certa pressa em se contar tudo. Como o filme foi lançado nas salas de cinema, dentro do circuito mais comercial para consumo rápido, essa narrativa mais pop, digamos assim, prejudicou um pouco o suspense que poderia ter sido melhor explorado. As situações vão surgindo na tela de forma muito rápida, sem tempo para desenvolver com mais calma as cenas. Com isso o filme perde um pouco em termos de clima. De qualquer forma, mesmo com esse pequeno problema de pressa, ainda há um bom roteiro a se mostrar. Acabei gostando do filme, muito embora deva confessar que ele soa muitas vezes em grandes novidades. Como diversão mais pop porém funciona perfeitamente.
O Quarto dos Esquecidos (The Disappointments Room, Estados Unidos, 2016) Direção: D.J. Caruso / Roteiro: D.J. Caruso, Wentworth Miller / Elenco: Kate Beckinsale, Mel Raido, Lucas Till / Sinopse: Jovem família passa a ser assombrada por espíritos perturbados após se mudar para um velho casarão do interior. O lugar no passado foi residência de um cruel magistrado e palco de um crime sangrento e desumano.
Pablo Aluísio.
Procurando por respostas Dana começa a descobrir o passado daquela velha casa. Ela pertenceu a um juiz da cidade, um homem cruel e frio, que tinha um segredo a esconder. Sua filha nasceu com problemas de deficiência e ele a escondeu do mundo, por pura vergonha e canalhice. Aos poucos Dana vai ligando o passado com as assombrações que vão surgindo pelo meio do caminho. Não será algo fácil a se superar uma vez que ela própria também tem seus traumas pessoais, que vão se entrelaçando com o desespero que parece reinar naquele lugar. De maneira em geral "O Quarto dos Essquecidos" se mostra bem eficiente, embora apresente alguns problemas. Os produtores afirmam que a história do filme foi baseada em fatos reais e isso obviamente aumenta o interesse. Porém notei uma certa pressa em se contar tudo. Como o filme foi lançado nas salas de cinema, dentro do circuito mais comercial para consumo rápido, essa narrativa mais pop, digamos assim, prejudicou um pouco o suspense que poderia ter sido melhor explorado. As situações vão surgindo na tela de forma muito rápida, sem tempo para desenvolver com mais calma as cenas. Com isso o filme perde um pouco em termos de clima. De qualquer forma, mesmo com esse pequeno problema de pressa, ainda há um bom roteiro a se mostrar. Acabei gostando do filme, muito embora deva confessar que ele soa muitas vezes em grandes novidades. Como diversão mais pop porém funciona perfeitamente.
O Quarto dos Esquecidos (The Disappointments Room, Estados Unidos, 2016) Direção: D.J. Caruso / Roteiro: D.J. Caruso, Wentworth Miller / Elenco: Kate Beckinsale, Mel Raido, Lucas Till / Sinopse: Jovem família passa a ser assombrada por espíritos perturbados após se mudar para um velho casarão do interior. O lugar no passado foi residência de um cruel magistrado e palco de um crime sangrento e desumano.
Pablo Aluísio.
Crime em Palmetto
Título no Brasil: Crime em Palmetto
Título Original: Palmetto
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Castle Rock Entertainment
Direção: Volker Schlöndorff
Roteiro: James Hadley Chase, E. Max Frye
Elenco: Woody Harrelson, Elisabeth Shue, Gina Gershon
Sinopse:
Na ensolarada Flórida, a fútil e ambiciosa Rhea Malroux (Elisabeth Shue) faz um pacto criminoso com o jornalista Harry Barber (Woody Harrelson). Ele deve simular um sequestro envolvendo ela, para tirar dinheiro de seu marido, um milionário que ela sinceramente detesta. Barber, que acabou de sair da prisão, acaba aceitando a proposta, mal sabendo ele na mortífera armadilha em que está se envolvendo.
Comentários:
A atriz Elisabeth Shue interrompeu uma promissora carreira no cinema para se formar na prestigiada universidade de Harvard nos Estados Unidos. Após a conclusão de seu curso ela tentou várias vezes retomar seu trabalho como atriz e esse thriller policial chamado "Palmetto" foi uma das tentativas. O filme não teve grande bilheteria e no Brasil só foi lançado em vídeo, mesmo assim há coisas interessantes nessa produção. A primeira delas é a forma em que o roteiro tenta reviver os antigos filmes noir dos anos 40. Claro que sob uma perspectiva histórica não há comparações, porém essa personagem interpretada por Shue traz todos os elementos que fizeram a fama das famosas mulheres fatais dos filmes antigos clássicos. Em essência ela é uma víbora que se aproveita da fragilidade dos que estão ao redor para manipula-los ao seu bel prazer. Uma psicótica que tenta dar um grande golpe em seu marido, ao mesmo tempo em que destrói a vida do jornalista que a ajuda nessa empreitada criminal. Outro ponto a favor é a atuação do ator Woody Harrelson. Sempre gostei de seu estilo. Seu jeito redneck de ser é uma marca característica que sempre funciona. Então deixamos a dica desse bom policial que explora o lado mais sórdido dos seres humanos. Afinal todo cuidado é pouco.
Pablo Aluísio.
Título Original: Palmetto
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Castle Rock Entertainment
Direção: Volker Schlöndorff
Roteiro: James Hadley Chase, E. Max Frye
Elenco: Woody Harrelson, Elisabeth Shue, Gina Gershon
Sinopse:
Na ensolarada Flórida, a fútil e ambiciosa Rhea Malroux (Elisabeth Shue) faz um pacto criminoso com o jornalista Harry Barber (Woody Harrelson). Ele deve simular um sequestro envolvendo ela, para tirar dinheiro de seu marido, um milionário que ela sinceramente detesta. Barber, que acabou de sair da prisão, acaba aceitando a proposta, mal sabendo ele na mortífera armadilha em que está se envolvendo.
Comentários:
A atriz Elisabeth Shue interrompeu uma promissora carreira no cinema para se formar na prestigiada universidade de Harvard nos Estados Unidos. Após a conclusão de seu curso ela tentou várias vezes retomar seu trabalho como atriz e esse thriller policial chamado "Palmetto" foi uma das tentativas. O filme não teve grande bilheteria e no Brasil só foi lançado em vídeo, mesmo assim há coisas interessantes nessa produção. A primeira delas é a forma em que o roteiro tenta reviver os antigos filmes noir dos anos 40. Claro que sob uma perspectiva histórica não há comparações, porém essa personagem interpretada por Shue traz todos os elementos que fizeram a fama das famosas mulheres fatais dos filmes antigos clássicos. Em essência ela é uma víbora que se aproveita da fragilidade dos que estão ao redor para manipula-los ao seu bel prazer. Uma psicótica que tenta dar um grande golpe em seu marido, ao mesmo tempo em que destrói a vida do jornalista que a ajuda nessa empreitada criminal. Outro ponto a favor é a atuação do ator Woody Harrelson. Sempre gostei de seu estilo. Seu jeito redneck de ser é uma marca característica que sempre funciona. Então deixamos a dica desse bom policial que explora o lado mais sórdido dos seres humanos. Afinal todo cuidado é pouco.
Pablo Aluísio.
domingo, 1 de janeiro de 2017
Passageiros - Curiosidades
10 Curiosidades sobre o filme "Passageiros"
1. O filme está em cartaz em todo o Brasil. A produção foi realizada com orçamento generoso, de 110 milhões de dólares, mas não tem se saído muito bem nas bilheterias americanas.
2. O filme também anda colecionando críticas ruins. Muitos criticaram a opção nada ética ou honesta do personagem principal que tira uma jovem passageira da hibernação apenas para satisfazer seus caprichos e desejos, a condenando a nunca mais chegar em seu destino final.
3. O roteiro foi escrito em 2007, mas só conseguiu aprovação de um estúdio quase uma década depois. Embora a trama seja bem original, alguns produtores temiam uma reação negativa por causa do ato do personagem principal.
4. Andy Garcia foi um dos primeiros atores a serem contratados. Ele ficou completamente surpreso depois ao receber o script e perceber que não tinha nenhum diálogo em cena, ficando apenas pouco mais de um minuto na tela. Quase recusou sua participação ao saber disso, mas como já havia assinado o contrato cumpriu sua obrigação.
5. A atriz Jennifer Lawrence recebeu 20 milhões de dólares por seu trabalho no filme. Já o ator Chris Pratt levou 12 milhões por sua atuação. Depois da conclusão do filme a atriz explicou que exigiu um cachê maior para acabar com o estigma de que em Hollywood as mulheres recebem cachês bem menores do que os homens.
6. A personagem de Jennifer Lawrence se chama "Aurora" por causa da personagem de "A Bela Adormecida". O roteiro aliás está cheio de pequenas referências pop como essa.
7. O diretor do filme explicou que as cenas de bar foram completamente inspiradas no clássico "O Iluminado" de Stanley Kubrick. Inclusive o figurino do barman é exatamente o mesmo.
8. O filme seria inicialmente estrelado por Keanu Reeves. Ele cogitou realmente estrelar a produção mas depois desistiu. Para a revista Variety o ator caiu fora por achar que seria criticado por causa do personagem "politicamente incorreto" que teria que fazer.
9. O roteiro traz várias referências ao clássico da ficção "2001: A Space Odyssey". Parte da ideia inclusive partiu logo após o roteirista Jon Spaihts assistir ao clássico imortal de Stanley Kubrick.
10. Laurence Fishburne foi escalado para o filme por causa do papel de capitão de uma nave espacial que desempenhou em "O Enigma do Horizonte". O nome do personagem inclusive é o mesmo.
Pablo Aluísio.
1. O filme está em cartaz em todo o Brasil. A produção foi realizada com orçamento generoso, de 110 milhões de dólares, mas não tem se saído muito bem nas bilheterias americanas.
2. O filme também anda colecionando críticas ruins. Muitos criticaram a opção nada ética ou honesta do personagem principal que tira uma jovem passageira da hibernação apenas para satisfazer seus caprichos e desejos, a condenando a nunca mais chegar em seu destino final.
3. O roteiro foi escrito em 2007, mas só conseguiu aprovação de um estúdio quase uma década depois. Embora a trama seja bem original, alguns produtores temiam uma reação negativa por causa do ato do personagem principal.
4. Andy Garcia foi um dos primeiros atores a serem contratados. Ele ficou completamente surpreso depois ao receber o script e perceber que não tinha nenhum diálogo em cena, ficando apenas pouco mais de um minuto na tela. Quase recusou sua participação ao saber disso, mas como já havia assinado o contrato cumpriu sua obrigação.
5. A atriz Jennifer Lawrence recebeu 20 milhões de dólares por seu trabalho no filme. Já o ator Chris Pratt levou 12 milhões por sua atuação. Depois da conclusão do filme a atriz explicou que exigiu um cachê maior para acabar com o estigma de que em Hollywood as mulheres recebem cachês bem menores do que os homens.
6. A personagem de Jennifer Lawrence se chama "Aurora" por causa da personagem de "A Bela Adormecida". O roteiro aliás está cheio de pequenas referências pop como essa.
7. O diretor do filme explicou que as cenas de bar foram completamente inspiradas no clássico "O Iluminado" de Stanley Kubrick. Inclusive o figurino do barman é exatamente o mesmo.
8. O filme seria inicialmente estrelado por Keanu Reeves. Ele cogitou realmente estrelar a produção mas depois desistiu. Para a revista Variety o ator caiu fora por achar que seria criticado por causa do personagem "politicamente incorreto" que teria que fazer.
9. O roteiro traz várias referências ao clássico da ficção "2001: A Space Odyssey". Parte da ideia inclusive partiu logo após o roteirista Jon Spaihts assistir ao clássico imortal de Stanley Kubrick.
10. Laurence Fishburne foi escalado para o filme por causa do papel de capitão de uma nave espacial que desempenhou em "O Enigma do Horizonte". O nome do personagem inclusive é o mesmo.
Pablo Aluísio.
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