domingo, 1 de janeiro de 2017

Passageiros - Curiosidades

10 Curiosidades sobre o filme "Passageiros"

1. O filme está em cartaz em todo o Brasil. A produção foi realizada com orçamento generoso, de 110 milhões de dólares, mas não tem se saído muito bem nas bilheterias americanas.

2. O filme também anda colecionando críticas ruins. Muitos criticaram a opção nada ética ou honesta do personagem principal que tira uma jovem passageira da hibernação apenas para satisfazer seus caprichos e desejos, a condenando a nunca mais chegar em seu destino final.

3. O roteiro foi escrito em 2007, mas só conseguiu aprovação de um estúdio quase uma década depois. Embora a trama seja bem original, alguns produtores temiam uma reação negativa por causa do ato do personagem principal.

4. Andy Garcia foi um dos primeiros atores a serem contratados. Ele ficou completamente surpreso depois ao receber o script e perceber que não tinha nenhum diálogo em cena, ficando apenas pouco mais de um minuto na tela. Quase recusou sua participação ao saber disso, mas como já havia assinado o contrato cumpriu sua obrigação.

5. A atriz Jennifer Lawrence recebeu 20 milhões de dólares por seu trabalho no filme. Já o ator Chris Pratt levou 12 milhões por sua atuação. Depois da conclusão do filme a atriz explicou que exigiu um cachê maior para acabar com o estigma de que em Hollywood as mulheres recebem cachês bem menores do que os homens.

6. A personagem de Jennifer Lawrence se chama "Aurora" por causa da personagem de "A Bela Adormecida". O roteiro aliás está cheio de pequenas referências pop como essa.

7. O diretor do filme explicou que as cenas de bar foram completamente inspiradas no clássico "O Iluminado" de Stanley Kubrick. Inclusive o figurino do barman é exatamente o mesmo.

8. O filme seria inicialmente estrelado por Keanu Reeves. Ele cogitou realmente estrelar a produção mas depois desistiu. Para a revista Variety o ator caiu fora por achar que seria criticado por causa do personagem "politicamente incorreto" que teria que fazer.

9. O roteiro traz várias referências ao clássico da ficção "2001: A Space Odyssey". Parte da ideia inclusive partiu logo após o roteirista Jon Spaihts assistir ao clássico imortal de Stanley Kubrick.

10. Laurence Fishburne foi escalado para o filme por causa do papel de capitão de uma nave espacial que desempenhou em "O Enigma do Horizonte". O nome do personagem inclusive é o mesmo.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Terror & Ficção
    10 curiosidades - Passageiros
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos filmes que mais gostei na minha vida... Talvez seja por conta de que eu sou fascinado pelo cosmos. Pra mim o filme é excelente, a atuação dos atores, tanto da Jennifer Lawrence quanto o Chris Pratt foi muito bom, passaram uma sensação genuína de suas emoções e fazem a gente se importar com eles.
    Em referência ao tópico 2 deste artigo, que fala sobre as críticas que o personagem recebeu por "acordar a atriz para satisfazer seus caprichos"!? A própria trama esclarece a importância que ela tem na trama e sem falar que na situação em que são colocados, sem a assistência dela, não só os dois como as outros mais de 5000 mil pessoas também teriam morrido... Então não sei qual o destino a que se referem!? Mesmo que não louvável a atitude do personagem de Chris Pratt, mas foi exatamente isso que salvou a vida de todos a bordo. Então essa crítica é infundada, já que o intuito foi a mera lacração e não uma análise do contexto da estória.
    O filme é excelente, nota 10 e merece uma segunda chance.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rodrigo pela visita ao blog e seus comentários, bem explicativos e coerentes. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir