domingo, 12 de março de 2006

Chuva de Balas

Depois de chegar de trem à cidade de Soldier Springs, Mike Ryan (Joel McCrea), um agente federal que resolveu mudar de cidade, arranjar um emprego e viver no anonimato, decide pegar a primeira carruagem para a cidade de Bancroft - pequena cidade no Arizona. Mike viaja na companhia da bela Molly Jones (Joan Weldon). No meio da viagem porém, a carruagem é parada e assaltada por dois bandidos. Todos os passageiros são assaltados e Mike, obrigado a entregar seu coldre junto com seu revólver. Todo este panorama de violência seria normal dentro do universo de um filme de faroeste, se o principal assaltante, Velvet Clark - o "mão de veludo" - (Mark Stevens), não fosse um dos cidadãos mais respeitados da pequena Bancroft. Dono de uma ótima reputação e boa condição financeira, Velvet, além de um homem educado, é um bom pianista e jogador de cartas famoso. Ou seja: um sujeito que praticamente ninguém desconfia. Porém, a (boa) vida dupla do "mão de veludo" pode estar com os seus dias contados com a chegada à cidade do experiente agente federal, Mike Ryan.

Chuva de Balas (Gunsight Ridge -1957) que conta com uma direção regular do mediano diretor Frank Lyon, está longe de ser um clássido do gênero western, mas cumpre bem o seu papel, com um bom roteiro e uma ótima fotografia em preto e branco. Além disso tem a velha classe do ótimo Joel McCrea na pele de Mike Ryan. Como curiosidade o longa traz ainda o jovem Jody McCrea, então com 23 anos - filho de Joel - que faz uma pequena participação. Na verdade o filho de McCrea só iria ganhar uma certa fama em meados da década de 60 quando, depois de ganhar um corpanzil com exercícios de musculação, passou a atuar em filmes do tipo "praia dos músculos" que virou febre na época, inclusive com a participação quase onipresente do cantor Frank Avalon em vários desses filmes.

Chuva de Balas (Gunsight Ridge, EUA, 1957) Direção: Francis D. Lyon / Roteiro: Talbot Jennings, Elisabeth Jennings / Elenco: Joel McCrea, Mark Stevens, Joan Weldon / Sinopse: Procurando por uma nova vida um agente federal acaba indo parar numa pequena cidade do Arizona. Após ser assaltado durante a viagem acaba descobrindo que o ladrão é na verdade um rico e influente morador da comunidade para onde pretende se instalar para viver.

Telmo Vilela Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário