sexta-feira, 8 de março de 2024

Einstein e a Bomba

Título no Brasil: Einstein e a Bomba
Título Original: Einstein and the Bomb
Ano de Lançamento: 2024
País: Reino Unido
Estúdio: BBC Films
Direção: Anthony Philipson
Roteiro: Anthony Philipson
Elenco: Aidan McArdle, Jay Lewis Mitchell, Albert Einstein, Adolf Hitler, Franklin Delano Roosevelt (em imagens de arquivo). 

Sinopse:
Documentário em exibição na Netflix que conta a histórica e conturbada relação do cientista Albert Einstein com a fabricação da primeira bomba atômica da história pelos Estados Unidos. Através de textos, cartas e discursos, somos apresentados ao pensamento do gênio sobre o surgimento desse arma de destruição em massa e seus efeitos no futuro da humanidade. 

Comentários:
Albert Einstein não trabalhou diretamente na construção da primeira bomba atômica. Só que seus estudos e teorias podem ser considerados o marco zero no surgimento da tecnologia nuclear. Assim quando os Estados Unidos construiu e usou a primeira bomba nuclear o cientista deu sua opinião. Esse documentário resgata seu pensamento através de imagens históricas da época, opiniões de historiadores e também recriações de momentos importantes através do uso de elenco, de atores. O resultado é dos melhores. No começo Einstein até mesmo incentivou o presidente americano a tocar o projeto para a construção da bomba atômica pois tinha medo que os nazistas construíssem a primeira arma nuclear, mas depois que ela foi usada em duas cidades japonesas, ele mudou de opinião. Algo esperado de um homem que além de gênio da ciência era também um grande humanista. 

Pablo Aluísio.

3 comentários: