segunda-feira, 25 de março de 2024

A Cena do Crime

Título no Brasil: A Cena do Crime
Título Original: Scene of the Crime
Ano de Produção: 1949
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer
Direção: Roy Rowland
Roteiro: John Bartlow Martin, Charles Schnee
Elenco: Van Johnson, Arlene Dahl, Gloria DeHaven, Tom Drake, Leon Ames, John McIntire 

Sinopse:
O investigador Mike Conovan (Van Johnson) recebe a missão de descobrir o que estaria por trás da morte de vários detetives particulares da cidade. Entre os profissionais assassinados está o ex-parceiro Monigan, morto em circunstâncias misteriosas desde que decidiu sair da polícia para ganhar a vida como detetive na iniciativa privada. As pistas acabam levando Mike a um esquema de corrupção envolvendo apostas no submundo do crime. Agora ele terá que lutar para descobrir quem foi o autor dos crimes ao mesmo tempo em que tentará se manter vivo no meio daquele jogo perigoso e sórdido.

Comentários:
Nada como um bom noir B dos anos 1940 para lembrar como era interessante o cinema americano em sua era de ouro. Aqui temos o cardápio inteiro, sem faltar nenhum elemento: a trama complicada e de difícil solução, os investigadores e detetives cínicos, as mulheres fatais e os vilões indigestos, tudo filmado em tons escuros, em maravilhosa fotografia preto e branco. Naqueles distantes anos havia uma concorrência saudável entre os roteiristas para descobrir quem escreveria a trama criminosa mais complexa. Bom, isso levava muitas vezes alguns filmes a terem soluções completamente forçadas e sem sentido. Isso felizmente não acontece aqui pois "Scene of the Crime" tem uma rede de crimes que se fecha bem em si, além de trazer uma solução para o mistério que não deixa o espectador ainda mais confuso (e com impressão que o roteirista quis lhe passar a perna). Van Johnson está ótimo em seu personagem. Confesso que o achei extremamente parecido com Robert Mitchum, inclusive nos maneirismos, mas isso, não se preocupem, é um elogio e não uma crítica sobre sua atuação. No final tudo me deixou com gostinho de quero mais, fiquei realmente interessado em assistir mais filmes policiais nessa linha, prova maior que é uma boa película de mistério não há. Aproveite pois vale demais conhecer esse noir, hoje pouco lembrado.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Eu andei assistindo varios noir com o Humphrey Bogart e fiquei com uma imagem indelével na mente desse tipo de filme. Basta falar noir e ja me vêm os tais filmes..

    ResponderExcluir
  2. O Bogart começou sua carreira exatamente nesse tipo de filme, geralmente interpretando criminosos ou policiais corruptos. Ele tinha a imagem certa para esse tipo de papel.

    ResponderExcluir
  3. Reliquia Macabra, por exemplo, é um fabuloso exemplar desse estilo cinematográfico.

    ResponderExcluir