Título no Brasil: Iwo Jima - O Portal da Glória
Título Original: Iwo Jima
Ano de Produção: 1949
País: Estados Unidos
Estúdio: Republic Pictures
Direção: Allan Dwan
Roteiro: Harry Brown, James Edward Grant
Elenco: John Wayne, John Agar, Adele Mara, Forrest Tucker, Wally Cassell, James Brown
Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial um pelotão de soldados dos fuzileiros navais dos Estados Unidos liderados pelo sargento John M. Stryker (John Wayne) é enviado para lutar contra os japoneses na ilha de Iwo Jima, no Pacífico Sul. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (John Wayne), melhor roteiro, melhor edição e melhor som.
Comentários:
A batalha de Iwo Jima foi uma das mais sangrentas da II Guerra Mundial. Os americanos não poderiam perder essa ilha vulcânica no meio do Oceano Pacífico por questões estratégicas. Era vital dominar aquela ilha, até mesmo como ensaio para a invasão do Japão pelos Estados Unidos. A carnificina que ocorreu em Iwo Jima iria convencer o presidente americano Truman que uma invasão no Japão seria muito custosa em termos de vidas humanas. Por isso ele decidiu jogar duas bombas atômicas para encerrar a guerra. Essa produção da Republic é considerada até hoje o filme definitivo sobre essa luta entre americanos e japoneses. Foi produzido poucos anos após o fim da guerra e muitos militares que colaboraram no filme estiveram mesmo em Iwo Jima. Isso trouxe uma fidelidade histórica insuperável a essa produção. John Wayne, por sua vez, deixou os filmes de faroeste para atuar nesse filme de guerra. Foi uma ótima decisão! Acabou sendo indicado ao Oscar por sua atuação. Sem dúvida é um dos grandes momentos de Wayne na história do cinema. Por fim é importante dizer que o filme foi lançado em VHS no Brasil, numa versão colorizada pelo selo Herbert Richers.
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirIwo Jima - O Portal da Glória
Pablo Aluísio.
Eu não consigo entender como alguém pode tomar a decisão de jogar essas bombas atômicas nas cidades. Se fosse em campos de batalha, em soldados, vá lá, guerra é guerra, mas em cima de pessoas e crianças que estavam a sair para trabalhar e ir à escola? A alma dessa gente vai queimar eternamente.
ResponderExcluirOs americanos seguiram a lógica de que iria morrer muito mais gente numa invasão convencional do Japão. Então eles decidiram que o uso de duas bombas atômicas levariam o Japão à rendição.
ResponderExcluirQue lógica hein?
ExcluirUma lógica eticamente e moralmente condenável...
ResponderExcluir