domingo, 20 de março de 2022

Herói

Título no Brasil: Herói
Título Original: Ying xiong
Ano de Produção: 2002
País: China, Hong Kong
Estúdio: Edko Films, Zhang Yimou Studio
Direção: Yimou Zhang
Roteiro: Yimou Zhang
Elenco:  Jet Li, Tony Chiu-Wai Leung, Maggie Cheung, Ziyi Zhang, Donnie Yen, Chang Xiao Yang

Sinopse:
Um guerreiro sem nome atravessa a China medieval em busca de aventuras e desafios. Acaba enfrentando três assassinos cruéis em uma verdadeira luta de vida e morte. O último a ficar de pé será o grande vencedor.

Comentários:
Não subestime a força e a tradição do cinema oriental. Impossível ignorar a verdadeira indústria cinematográfica que sempre existiu em Hong Kong. O diferencial dos últimos anos foi que os cineastas daquela parte do mundo começaram a ocidentalizar seus filmes, obviamente visando o mercado dos Estados Unidos e Europa. Isso tudo sem perder as características de seu próprio estilo oriental de fazer cinema. E para isso o diretor Yimou Zhang contou com a colaboração muito especial de Tarantino que não apenas deu palpites no filme como também participou da promoção do filme no Ocidente. Além disso o filme foi estrelado por Jet Li, já bem conhecido nos Estados Unidos. Para quem aprecia esse tipo de cinema não há o que reclamar.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Eu sou fã de filmes falando de artes marciais chinesas desde a seria Kung Fu da década de '70, mas confesso que esses filmes dos últimos anos, a despeito da grande perfeição acrobática e artística, não me apetecem. Assisti O Dragão e o Tigre pela fama e até gostei, mas foi o último.
    Gosto mais do Jet Li no filme Máquina Mortífera 4, em que nao o penduram em cabos e a sua absurda destreza física é o próprio efeito especial.

    ResponderExcluir
  2. Esse estilo de lutadores voando é realmente ruim de doer...

    ResponderExcluir