sábado, 12 de março de 2022

Agente das Sombras

Título no Brasil: Agente das Sombras
Título Original: Blacklight
Ano de Produção: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Zero Gravity Management
Direção: Mark Williams
Roteiro: Nick May, Mark Williams
Elenco: Liam Neeson, Aidan Quinn, Taylor John Smith, Emmy Raver-Lampman, Claire van der Boom, Yael Stone

Sinopse:
Travis Block (Liam Neeson) é um agente especial do FBI especializado em fazer o serviço sujo do Bureau. Sua nova missão passa a ser caçar e neutralizar um ex-agente que decidiu contar tudo o que sabe para uma jovem jornalista investigativa disposta a revelar o lado podre do FBI. Ele deve evitar que isso aconteça, não importe os meios que use.

Comentários:
Esse thriller policial teria sido excelente se o roteiro assumisse o lado mau do personagem interpretado por Liam Neeson. Afinal ele é amigo pessoal do diretor do FBI, um sujeito que praticamente nunca segue a lei. Um corrupto e criminoso convicto! Porém o tal bom mocismo impera, assim o agente de Neeson surge como um cara bonzinho que ama a neta. Cenas pegajosas de pura pieguice estragam um filme que deveria ter sido muito mais visceral. Além disso não existe lógica na construção de um personagem que faz todo tipo de serviço sujo para o FBI e ainda assim se mostra o bonzinho, o bom moço! Outro problema que encontrei na história do filme veio em seu desfecho. O roteiro trabalha na construção de uma organização criminosa dentro do FBI, mas tudo desmancha como cartas em castelo nos dez minutos finais. Apressado e nada crível, o final decepciona. Fiquei passando em como tudo isso renderia uma boa série, afinal FBI versus FBI renderia ótimas ideias.

Pablo Aluísio. 

8 comentários:

  1. "Porém o tal bom mocismo impera, assim o agente de Neeson surge como um cara bonzinho que ama a neta. Cenas pegajosas de pura pieguice"
    Esse é o mal dos dias de hoje. Não sei aonde vamos parar.

    ResponderExcluir
  2. Se o agente fosse um cara mau mesmo, aí sim teríamos um bom filme. Mas isso não aconteceu. Pena.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Você conhece algum lugar, site, em que eu possa ler a biografia do Elvis do Albert Goodman? Aquela fatídica de 1981.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente não sei. Eu tive esse livro, mas com o tempo se estragou. Acho que só foi lançado nos anos 80 mesmo. Melhor ler as biografias escritas pelo Peter Guralnick. São excelentes. O Goldman era considerado um autor sensacionalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem.
      É que eu já li até o dos guarda-costas, só esse "Elvis" que nunca li. E eu gosto de coisa iconoclasta, ainda mais do Elvis que todos bajulam a exaustão. Por isso eu gostava dos posts do Erick Steve.

      Excluir
    2. Eu pensei que você pusesse ter alguma versão em PDF.

      Excluir
  5. Não tenho PDF. Eu tinha, como já escrevi, o livro em papel. Só que era uma edição brochura que não resistiu ao tempo. Essas edições mais simples se acabam com o tempo...

    ResponderExcluir