sexta-feira, 25 de março de 2022

For All Mankind

Quando o primeiro episódio começa você pensa que está assistindo a uma série normal sobre a corrida espacial. O mundo fica em silêncio acompanhando a chegada do homem à Lua. As mesmas imagens, o módulo lunar pousa e o astronauta finalmente pisa em solo lunar. Só que quando o astronauta começa a falar algo parece errado... suas frases soam estranhas... tudo parece estranho... e aí você percebe que o astronauta está falando russo! Pois é, essa é a primeira surpresa do roteiro. Na história não teria sido um americano o primeiro homem a pisar na Lua, mas sim um cosmonauta soviético. E tem mais... E se os americanos corressem depois desse desastre para colocar o mais rapidamente possível um americano na Lua? E se a Apollo 11 se espatifasse ao tentar pousar na Lua?

Tudo vai acontecendo no primeiro episódio e o espectador que nada leu sobre a série vai ter uma série de surpresas nesse estilo. Obviamente é uma série distópica, não sobre o futuro, mas curiosamente sobre o passado. Esse tipo de roteiro me lembrou muito de outra série, "O Homem do Castelo Alto", que também mostrava o mundo caso os nazistas tivessem vencido a II Guerra Mundial. É um novo estilo de se contar histórias fantasiosas, onde o passado é modificado, tudo em prol da diversão. Funciona? Algumas vezes sim, vamos ver como será nessa nova série.

For All Mankind 1.01 - The Grey (Estados Unidos, 2019) Direção: Sergio Mimica-Gezzan / Roteiro: Ronald D. Moore / Elenco: Joel Kinnaman, Michael Dorman, Sarah Jones  / Sinopse: Em 1969 a União Soviética vence a corrida espacial da conquista da Lua e leva o primeiro cosmonauta russo a pisar em solo lunar.

Pablo Aluísio.


Guia de Episódios - For All Mankind;

For All Mankind 1.02 - The Bleeding Edge
Assisti mais um episódio da série For All Mankind. É o segundo episódio da primeira temporada. Como eu já deixelaro aqui no blog essa série traz uma do distópico mundo onde o primeiro homem a pisar na Lua não foi um norte-americano mas sim um soviético. Neste segundo episódio temos os preparativos para o lançamento da Apollo 12. A Apollo 11 trouxe o primeiro norte-americano a pisar na Lua mesmo na série, mais problemas técnicos fizeram com que a nave quase fosse destruída após o pouso lunar. Depois de uma série de manobras eles conseguem escapar da morte e voltam para a Terra. Nesse episódio vemos tramas de bastidores dentro da NASA, onde um piloto é cortado dentro do programa espacial por fazer críticas a Von Braun, o alemão que projetou a maioria dos foguetes americanos. Isso cria um clima ruim para ele dentro da agência espacial. E ele pensa em voltar para a marinha depois de tudo. Uma das razões que me levaram à assistir essa série é a presença da atriz Sarah Jones. Nesse segundo episódio ela tem a primeira oportunidade de interpretar e desenvolver bem sua personagem, uma esposa de um astronauta infiel no casamento. Como a história se passa nos anos 60, o divórcio não era tão fácil de se concretizar como nos dias atuais. / For All Mankind 1.02 - The Bleeding Edge  (Estados Unidos, 2021) Direção: Michael Morris.

For All Mankind 1.03 - Nixon's Women
Finalmente o episódio o que eu estava esperando, aquele que me convenceu a assistir a série até o final. Nesse episódio, cuja história se passa em 1970, temos a chegada da primeira astronauta soviética na lua. Esse fato faz com que os Estados Unidos corra atrás do prejuízo, ao abrir um programa para treinamento daquela que será a primeira mulher americana a pousar na Lua. Uma dessas escolhidas para fazer parte do programa é esposa do astronauta Gordon, a bela Tracy Stevens, interpretada pela atriz Sarah Jones. É um episódio que mostra o treinamento delas em busca do sonho de se tornarem astronautas, um excelente episódio com um final bem dramático quando uma das pilotas caem durante um treinamento especialmente perigoso. / For All Mankind 1.03 - Nixon's Women (Estados Unidos, 2019) Direção: Allen Coulter / Elenco: Sarah Jones, Joel Kinnaman.

For All Mankind 1.04 - Prime Crew
Nesse episódio a missão Apollo 15 sofre modificações em sua tripulação, saindo o piloto Gordon para entrar uma das astronautas aprovadas no programa feminino especial da NASA. Tudo isso claro, cria um certo desconforto nos demais tripulantes pois Gordon sempre foi um piloto muito experiente e capaz, só que é aquela coisa, tudo é uma jogada de marketing, mesmo que sem o aval do presidente Nixon, que fica mais interessado em uma estação lunar permanente, algo que no mundo real não aconteceu, mas que na série que se passa em um universo de distopia tudo seria possível. / For All Mankind 1.04 - Prime Crew (Estados Unidos, 2019) Direção: Allen Coulter / Elenco: Joel Kinnaman, Michael Dorman, Sarah Jones.

For All Mankind 1.05 - Into the Abyss
Esse episódio mostra a missão Apollo 15. Eles vão até a Lua em busca de gelo, que seria uma grande descoberta científica. Uma vez em órbita do astro, eles descobrem que estão indo no lugar errado. Então o comandante, de forma audaciosa, decide mudar os planos. Eles vão parar na beira de uma grande cratera. O curioso é que, para decidir se há ou não água, a astronauta acaba sendo içada dentro daquele buraco sem fim. O que causa uma grande comoção, um grande suspense nas pessoas, na Terra e no grupo de comando da missão. Será que ela sobreviveria a algo tão extremo? Bom episódio, pena que a atriz Norah Jones, minha Diva subliminar, apareça tão pouco. / For All Mankind 1.05 - Into the Abyss (Estados Unidos, 2019) Direção: Sergio Mimica-Gezzan / Elenco: Joel Kinnaman, Michael Dorman, Sarah Jones.

For All Mankind 1.06 - Home Again
O foguete da Apollo 23 explode. Um grande desastre para a NASA. Claro que isso é pura ficção, porque essa missão nunca existiu na realidade. Essa série se baseia em um mundo de distopia. De qualquer forma, existem alguns paralelos reais com o que aconteceu. O aspecto interessante desse episódio é o surgimento de um personagem histórico que realmente existiu. Estou falando do projetista de foguetes Von Braun. Ele realmente foi da Alemanha para os Estados Unidos após a guerra. E foi uma figura central no desenvolvimento da corrida espacial pelos americanos. Nesse episódio ele não apenas está como um dos  personagens principais, mas também serve como uma espécie de denunciador da corrupção que existia dentro do governo. Não deixa de ser algo esclarecedor. / For All Mankind 1.06 - Home Again (Estados Unidos, 2019) Direção: Sergio Mimica-Gezzan / Elenco: Joel Kinnaman, Michael Dorman, Sarah Jones.

For All Mankind 1.10 
Último episódio da primeira temporada, onde os esforços se concentram no salvamento da nave Apolo 24 que está correndo risco de não conseguir entrar na órbita da Lua, o que iria condená-la a vagar pelo universo, pelo espaço profundo. Para isso o astronauta americano na base lunar passa a contar com a ajuda de um cosmonauta russo! 

For All Mankind - Episódios Finais
Como termina a primeira temporada da série For All Mankind? Bom, em seus episódios finais temos algumas surpresas. A base lunar está consolidada. Ainda é algo pequeno, com apenas dois astronautas americanos. Há uma certa tensão entre eles, se tornando cada dia maior. E para piorar ainda mais a situação existe sempre o fantasma da presença soviética na Lua. Quando um astronauta russo bate em sua base o comandante americano não pensa direito e o agride, tornando o soviético seu refém. É um momento de crise, ainda mais quando ele fica sabendo que seu filho morreu na Terra. Ou seja, tudo vai se tornando pior e mais tenso, principalmente quando se descobre que as crises e até mesmo a rivalidade contra os comunistas soviéticos se transferiu também para a superfície da Terra. Onde o homem vai, sua guerra vai junto! 

Pablo Aluísio. 

10 comentários:

  1. Esse estilo de filme que fala de passado distópico funcionou muito bem em Era Uma Vez em Hollywood, do Tarantino; me deu alívio imenso, mesmo sabendo que a história real infelizmente não tinha sido aquela.

    ResponderExcluir
  2. O único problema que vejo é que em um mundo onde tantos não possuem acesso a educação formal venham a acreditar que esses filmes contam a verdade sobre o passado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso deve acontecer. Hoje quase ninguém sabe mais nada.

      Excluir
  3. Review Adicionado
    Guia de Episódios - For All Mankind
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado
    For All Mankind 1.03 - Nixon's Women
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado
    For All Mankind 1.04 - Prime Crew
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado
    For All Mankind 1.05 - Into the Abyss
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado
    For All Mankind 1.06 - Home Again
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. For All Mankind
    Episódios Finais
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir