quarta-feira, 2 de março de 2022

Garotas do Calendário

Título no Brasil: Garotas do Calendário
Título Original: Calendar Girls
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos, Reino Unido
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Nigel Cole
Roteiro: Juliette Towhidi, Tim Firth
Elenco: Helen Mirren, Julie Walters, Penelope Wilton, Linda Bassett, Annette Crosbie, Philip Glenister  

Sinopse:
Um grupo de senhoras inglesas que fazem parte de um clube de caridade decide fazer algo ousado para levantar fundos. Elas decidem posar nuas para um calendário anual. O gesto acaba despertando admiração pela coragem, mas também preconceito por causa da moral dominante.

Comentários:
Esse filme tem uma história que me lembra outro, só que na versão masculina. A sensação que me dá é que houve uma cópia camuflada, embora as histórias tenham base na realidade, em fatos reais. O humor do roteiro tenta tirar proveito do fato de um grupo de senhoras da sociedade decidirem posar nuas em um calendário. Daí eu posso perguntar: E daí? Há algo de errado com fotos de nudez de mulheres comuns? Eu penso que não! Só que também tenho plena consciência que nem todo possuem uma mentalidade liberal sobre o assunto. O preconceito sempre existirá. De qualquer forma fica a recomendação do filme. É bem produzido e tem bom elenco. Méritos cinematográficos não lhe faltam.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Além do Calígula, tem filmes, "Messias Selvagem (Savage Messiah)", ou "His Wife & Her Lover (1989)", em que e Helen Mirren fica totalmente nua em cena por uns 30 minutos, andando pra lá e pra cá, nudez frontal, sexo, etc. Ele sempre teve um corpo muito bonito e até hoje já com idade avançada ainda é um mulher sensual. Apesar de trabalhar em filmes quase pornô explicito a cada dia foi pegando papeis cada vez melhores e até ganhou um Oscar de melhor atriz interpretando ninguém menos que a Rainha Elizabeth 2, e está em forma e trabalhando até hoje. Nunca fez um papel de velha. Coisa rara.

    ResponderExcluir
  3. Eu considero ela uma grande atriz. Sobre a nudez, bom, faz parte da profissão de atuar. O corpo também é ferramenta de expressão. Acho tudo normal. Não vamos nos esquecer que nos primórdios do teatro, na Grécia e em Roma, os atores se apresentavam nus!

    ResponderExcluir