sexta-feira, 4 de março de 2022

Asas

Título no Brasil: Asas
Título Original: Wings
Ano de Produção: 1927
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: William A. Wellman
Roteiro: John Monk Saunders
Elenco: Clara Bow, Charles 'Buddy' Rogers, Richard Arlen, Gary Cooper

Sinopse:
Dois jovens norte-americanos se apaixonam pela mesma mulher ao mesmo tempo em que se tornam pilotos de aviões de guerra durante a sangrenta Primeira Grande Guerra Mundial. Filme premiado com o Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhores Efeitos Técnicos (Roy Pomeroy).

Comentários:
Esse filme entrou para a história do cinema por ter sido o primeiro filme a ser premiado com o Oscar de melhor filme do ano! Isso aconteceu há quase 100 anos! É um filme de aventura e romance. Nenhum dos atores principais hoje em dia são conhecidos. Entretanto há um jovem coadjuvante que iria se tornar um astro de Hollywood em sua era de ouro. Estou me referindo ao ator Gary Cooper que interpreta um piloto nesse filme, um personagem chamado Cadete White. Bastante jovem e já carismático, se destacou nas poucas cenas em que apareceu. No mais é um filme bem realizado, levando-se em consideração o estado primitivo do ponto de vista técnico pelo qual o cinema existia naquela época. As cenas de batalha aérea porém ainda conseguem manter o charme de um passado remoto. Enfim, um filme que vale a pena ser conhecido pelos cinéfilos por causa de sua importância histórica para a sétima arte.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Tenho esse em Blu-Ray na minha coleção...Não é uma nenhuma Obra-prima ,é apenas um bom Melodrama de Aventura. Cooper já mostrava muito carisma mesmo em pequena participação.

    ResponderExcluir
  2. Um bom filme. O primeiro do Oscar. Por isso jamais será esquecido.

    ResponderExcluir