quinta-feira, 31 de março de 2022

Rocco e Seus Irmãos

Título no Brasil: Rocco e Seus Irmãos
Título Original: Rocco e i suoi fratelli
Ano de Produção: 1960
País: Itália, França
Estúdio: Titanus Films
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Luchino Visconti, Vasco Pratolini
Elenco: Alain Delon, Renato Salvatori, Annie Girardot, Katina Paxinou, Alessandra Panaro, Spyros Fokas

Sinopse:
Uma família de imigrantes italianos pobres do sul do país vai morar em Milão, no norte industrial rico. As diferenças culturais, econômicas e sociais logo se tornam claras entre os membros da família. Filme indicado ao BAFTA Awards e ao Festival de Cinema de Cannes.

Comentários:
Um dos maiores clássicos do cinema europeu. Uma verdadeira obra-prima da carreira do cultuado cineasta Luchino Visconti. Esses são alguns dos títulos que essa obra cinematográfica ganhou ao longo de todos esses anos. E realmente temos um filme com uma força narrativa e social incríveis. No elenco o destaque vai para um jovem Alain Delon, ainda hoje considerado um dos galãs mais belos da história do cinema. Quem poderia discordar? E ele realmente está excepcionalmente bem em seu papel, mesmo sendo ainda bem jovem e de certa forma inexperiente na arte de atuar. O roteiro apresenta uma narrativa separada em capítulos, cada um com o nome de um personagem. É um primor de narração de sua história. O filme foi indicado à Palma de Ouro em Cannes, mas infelizmente não se sagrou vencedor. Se a justiça fosse feita, certamente o prêmio seria dado para esse filme imortal de Luchino Visconti. Seria mais do que merecido.

Pablo Aluísio.  

9 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Rocco e Seus Irmãos
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Grande filme (em vários sentidos) de Visconti ,são 3 horas que passam voando nessa saga da família. Fiquei com raiva dos dois irmãos ,do Simone por ser um canalha irremediável e do Rocco por ser bom além de qualquer limite razoável ,srrs

    ResponderExcluir
  3. Filme admirável, hoje pouco comentado por aí. Pois é Jobson, quem nunca teve uma família cheio de problemas que atire a primeira pedra...

    ResponderExcluir
  4. Que interessante, um dos maiores símbolos do cinema francês, fazendo um grande papel num dos maiores filmes italianos.
    Se alguém disser preconceituosamente que foi por conta da excepcional beleza, não procede, porque o que não falta é homem bonito na Itália.

    ResponderExcluir
  5. Grande clássico do cinema europeu. Infelizmente o Delon envelheceu mal. Hoje saiu a notícia que ele quer passar por eutanásia. Ele perdeu a vontade de viver.

    ResponderExcluir
  6. Pablo:
    Está explicado o por quê do Bruce Willis só fazer participações pequenas e estranhas nos últimos anos. Ele já está com afasia desde antes de 2020 e de lá pra cá vem inclusive usando ponto no ouvido pois nem consegue decorar os diálogos.

    ResponderExcluir
  7. Triste... mas é aquela coisa, nada é para sempre. Viemos do pó e ao pó voltaremos... eis talvez a mais verdadeira frase das escrituras.

    ResponderExcluir