O filme "Sementes da Violência" entrou para história do cinema por vários motivos. O primeiro e principal deles foi por ser um ótimo drama mostrando o problema da delinquência juvenil nos Estados Unidos durante a década de 1950. O segundo motivo é mais musical do que propriamente cinematográfico. Acontece que o filme tinha uma das trilhas sonoras mais marcantes de todos os tempos, com destaque para o clássico do surgimento do rock "Rock Around The Clock" de Bill Halley, que era o tema principal do filme. Essa música, tão importante para os jovens da época, também foi um dos motivos principais do sucesso do filme. Muitos jovens iam ao cinema apenas para ouvir a canção, dançando nos corredores dos cinemas, algo inédito até então.
Outro ponto alto do filme vem do excelente elenco que foi reunido para a produção. Glenn Ford era o astro principal. Famoso pelos filmes de faroeste, ele era o sujeito durão ideal para interpretar o protagonista. O filme enfoca a chegada de um idealista e bem intencionado professor de inglês numa escola barra pesada de Nova Iorque. Richard Dadier (Glenn Ford em ótimo desempenho) adora ensinar e quer realmente passar todo o conhecimento possível para seus alunos. A escola é pública e ele tenta mudar a vida daqueles garotos sem perspectivas. O problema é que sua classe é formada por jovens que não querem aprender nada. São modelos de delinquentes juvenis, indisciplinados, violentos, valentões, hostilizam a tudo e a todos. Alguns são verdadeiros marginais fora da escola. Jovens sem futuro, que muito provavelmente irão encontrar a cadeia muito em breve nas suas vidas, passando o resto de suas vidas presos. Nesse meio que mais parece uma selva (daí o título original do filme) Didier descobre que terá que ser forte para sobreviver.
O filme capta aquele momento histórico nos Estados Unidos, em meados da década de 1950, quando o Rock ´n´ Roll começava a tomar conta da juventude. Incentivados pelos jovens rebeldes da música e do cinema, criou-se toda uma situação de subversão em relação a qualquer tipo de autoridade, incluindo aí os professores que surgem ameaçados, intimidados e desrespeitados. Infelizmente essa realidade mostrada no filme ainda é muito comum, inclusive no Brasil dos dias atuais, onde os profissionais de educação vivem em constante stress pelo cotidiano violento e ameaçador com que precisam lidar todos os dias. Por essa razão "Sementes da Violência" segue mais atual do que nunca nos dias de hoje!
A reunião de talentos para a realização do filme foi extremamente feliz. Glenn Ford como o professor Didier surpreende. No começo ele surge inseguro e tímido, mas logo aprende as regras do jogo da escola - e elas são selvagens! Veterano de guerra logo terá que se defender dos seus alunos. Sua cena final enfrentando um aluno com um punhal em plena sala de aula marcou época. É um símbolo de toda uma mudança social que estava acontecendo naquele momento, quando a autoridade em sala de aula perdia todo o sentido para os jovens. Sidney Poitier como Miller, um jovem sem esperanças, mas musicalmente talentoso, também chama a atenção. Curiosamente o próprio Poitier estaria dentro de alguns anos do outro lado da sala, interpretando um professor no clássico "Ao Mestre, Com Carinho".
Agora cabe aqui uma menção honrosa para Vic Morrow como o ameaçador Artie West. Seu personagem é o tipo daquele jovem sem recuperação, que morrerá em uma cadeia ou morto por bandidos rivais em poucos anos. Um jovem sem redenção com futuro incerto e tenebroso. Um modelo de marginal intrinsecamente ruim. A caracterização de Morrow aqui foi tão marcante que nos anos seguintes ele viraria o delinquente padrão do cinema americano. Esse papel ele voltaria a desempenhar ao lado de Elvis Presley em "Balada Sangrenta", por exemplo, e em muitas outras produções. O ator que era muito talentoso teve uma morte trágica em 1982 quando morreu em pleno set de filmagens. Um helicóptero caiu em cima dele e de duas outras crianças quando filmavam uma perigosa cena. Uma morte horrível. Enfim, "Sementes da Violência" é um marco do cinema jovem, no mesmo patamar que "Juventude Transviada", “O Selvagem” e "Clamor do Sexo". Uma obra prima que mostra a face mais selvagem e indomável dos jovens. Um retrato nu e cru dos desafios do sistema educacional.
Sementes da Violência (Blackboard Jungle, Estados Unidos, 1955) Direção: Richard Brooks / Roteiro: Richard Brooks, baseado na novela de Evan Hunter / Elenco: Glenn Ford, Anne Francis, Louis Calhern, Sidney Poitier, Vic Morrow, Margaret Hayes, Paul Mazursky, Dan Terranova / Sinopse: Numa escola violenta de Nova Iorque, um idealista e bem intencionado professor tenta controlar uma classe formada por jovens rebeldes. Ameaçado e agredido, ele tenta salvar o maior número possível de alunos do caminho da delinquência juvenil. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Fotografia (Russell Harlan), Melhor Direção de Arte (Cedric Gibbons, Randall Duell) e Melhor Edição (Ferris Webster).
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirSementes da Violência
Pablo Aluísio.
Pablo:
ResponderExcluirO engraçado é que até pra coisa ruim o Brasil é atrasado. Nesse filme Sementes da Violência já se mostra aluno desrespeitando e mal tratando professores, com também o mostra, alguns anos depois, o filme Ao Mestre com Carinho. No Brasil, nas décadas de "50/"60 isso ainda não acontecia, e em 1964 veio a ditadura militar que tolheu todas as liberdades civis e óbvio que esse tipo de desrespeito contra professor não seria tolerado. Como os militares ficaram no poder até o meio da década de "80 uma geração inteira foi disciplinada a não, sequer, levantar a voz contra um professor, eu inclusive fui um desses. Se um professor reclamasse de me mim, minha mãe acabava comigo, seu eu tivesse sorte, senão seria meu pai.
Depois houve a acessão da esquerda e aqui estamos. Cinquenta anos depois, estamos igual aos Estados Unidos de 1950 em mal comportamento escolar.
Sempre atrás... só que nesse caso foi algo bom. Lembre-se que havia o rock nos Estados Unidos e no Brasil havia a jovem guarda, que era algo suave, comportado, sem chocar ninguém. A jovem guarda foi uma versão algodão doce do que acontecia nos EUA.
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