sexta-feira, 15 de maio de 2020

Madame Sousatzka

Título no Brasil: Madame Sousatzka
Título Original: Madame Sousatzka
Ano de Produção: 1988
País: Inglaterra, Canadá
Estúdio: Universal Pictures
Direção: John Schlesinger
Roteiro: Ruth Prawer Jhabvala
Elenco: Shirley MacLaine, Navin Chowdhry, Peggy Ashcroft, Leigh Lawson, Geoffrey Bayldon, Lee Montague

Sinopse:
Baseado no romance escrito por Bernice Rubens, o filme conta a história da professora de piano Madame Sousatzka (Shirley MacLaine). Austera, rigorosa, disciplinadora e metódica, ela encontra em um novo aluno a possibilidade de ter um grande talento em suas mãos.

Comentários:
A excelente atriz Shirley MacLaine fez muito sucesso nos anos 80 com seus livros de temas espirituais, explorando o além-vida. Ela deu uma pausa nessa sua fase de escritora de sucesso para voltar ao cinema nesse bom filme, com toques dramáticos, mas também com alguns pontuais momentos de bom humor. A personagem que ela interpreta foi um presente. Uma senhora, professora de piano por muitos anos, que mora em uma velha casa, cheia de antigos móveis da era vitoriana, com um clima de decadência pairando no ar. Sua vida sofre uma grande mudança quando ela começa a ensinar piano a um garoto de origem indiana. Ele tem um talento natural, coisa de grandes pianistas. E isso anima a veterana professora, pois ela vê a chance de formar um verdadeiro futuro mestre no mais nobre dos instrumentos musicais. A atriz foi premiada pelo Globo de Ouro por essa atuação inspirada. Só restou mesmo ao cinéfilo assistir ao filme e no final bater palmas por sua brilhante performance.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Pode-se falar mil vezes em Shirley MacLaine que só me lembro dela novinha em um filme com o Jerry Lewis. Ela dança muito nesse filme.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme se chama "Artistas e Modelos". Ótimo, por sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Acho que nesse filme o Jerry Lewis e o Dean Martin estão passando fome, e sai uma briga no apartamenteo de cima e o cara fala "vou jogar esse filé pela janela!" no que o Jerry Lewis, espertamente, corre à pegar uma frigideiras e sai na janela e pega o bife voando, que já está prontinho. Ele chama o Dean Martin para dividir o filé, afinal a pouco eles estavam dividindo um grão de feijão, e o Dean Martin no quarto fala "filé, sei!, e o pior que é que estou sentindo até o cheiro, esse garoto tem uma imaginação!" e volta a dormir, com fome. Cena antológica da dupla.

      Excluir
  3. Nesse filme tem uma cena que eu nunca esqueci. O Jerry Lewis está tentando subir uma escada com um monte de coisas na mão e a Shirley está cantando e quando ela grita alto o refrão ele deixa cair tudo no chão! Ahahahahaha... Muito bom!

    PS: A Shirley era jovem e tinha lindas pernas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembto bem dessa cena. Lindas pernas mesmo!
      É nesse filme que o Jerry Lewis imagina estórias em quadrinhos dormindo e o Dean Martin plagia e pública como se fosse dele? "Vincet, o Abutre!"

      Excluir
  4. Esse mesmo. Foi um clássico da Sessão da Tarde.

    ResponderExcluir