sábado, 2 de maio de 2020

Acima de Qualquer Suspeita

Título no Brasil: Acima de Qualquer Suspeita
Título Original: Beyond a Reasonable Doubt
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Pictures
Direção: Peter Hyams
Roteiro: Peter Hyams, Douglas Morrow
Elenco: Michael Douglas, Jesse Metcalfe, Amber Tamblyn, Joel David Moore, Orlando Jones, Sewell Whitney

Sinopse:
O jovem jornalista C.J. Nicholas (Jesse Metcalfe) acredita que o promotor público Mark Hunter (Michael Douglas) está forjando provas em série para condenar acusados de crimes graves. Para provar seu ponto de vista então resolve criar uma situação para desmascarar Hunter, só que o plano acaba dando muito errado.

Comentários:
Esse filme me lembrou muito o típico thriller de suspense dos anos 90. Inclusive o filme tem um visual que relembra muito e de forma proposital aquela década. O problema é que os erros daqueles filmes também foram reproduzidos. Era comum o roteiro apresentar uma trama bem complexo, de complicada solução. Tudo ia sendo armado ao longo do filme, criando situações quase impossíveis de superar, para depois se optar pela solução mais fácil e rápida possível. E tudo era resolvido rapidamente nos 10, 5 minutos finais. Nada convincente. É justamente esse o grande passo em falso desse filme. A trama é bem armada, criando situações que o protagonista não iria superar com facilidade (no mundo real iria durar anos e anos de lutas jurídicas), mas no filme tudo se resolve com um estalar de dedos. Apesar disso ainda é um bom filme, valorizado bastante pelo trabalho de Michael Douglas. Ele é o promotor corrupto e maquiavélico que consegue armar em cima de quem queria derrubá-lo. É uma espécie de Gordon Gekko dos tribunais. Ele é ótimo nesse tipo de personagem e por isso consegue manter o interesse do espectador, apesar dos tropeços do roteiro.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema - Filmografia de Michael Douglas
    Acima de Qualquer Suspeita
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gostei desse tipo de personagem que o Michael Douglas faz em Acima de Qualquer Suspeita, porém, com os anos, e a minha longa experiencia cinematográfica como cinemeiro, ou eu adivinho o final do filme ainda no inicio, ou passo o filme inteiro buscando pistas para adivinhar aonde aquilo vai dar. Consequência, não curto direito o filme e depois tenho até dificuldade de me lembrar da estoria, como é o caso desse.
    PS.: perdoe o neologismo cinemeiro, mas achei muito oportuno.

    ResponderExcluir
  3. O roteiro desse filme força a barra demais em diversos momentos. NO final o Michael Douglas se impõe e acaba sendo a melhor coisa do filme, algo que não surpreendeu mesmo ninguém. Ele herdou a força e o carisma do pai.

    ResponderExcluir