quarta-feira, 13 de maio de 2020

O Homem Com Dois Cérebros

Título no Brasil: O Homem Com Dois Cérebros
Título Original: The Man with Two Brains
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Carl Reiner
Roteiro: George Gipe, Steve Martin
Elenco: Steve Martin, Kathleen Turner, David Warner, Paul Benedict, Richard Brestoff, James Cromwell

Sinopse:
Um cirurgião especialista na área cerebral se casa com uma femme fatale, fazendo sua vida virar de cabeça para baixo. As coisas ficam mais erradas quando ele se apaixona por um cérebro falante. Um situação que o Dr. Michael Hfuhruhurr (Steve Martin) jamais poderia imaginar ser possível.

Comentários:
Outro sucesso comercial de Steve Martin, aqui bem no comecinho de sua carreira no cinema. O absurdo veio do péssimo título comercial que arranjaram no Brasil, chamando o filme de "O Médico Erótico". Isso era título de pornochanchada brasileira dos anos 70 e nada tinha a ver com a proposta original dessa comédia. Aqui o diretor Carl Reiner deu para seu grupo de roteiristas um velho roteiro, dos anos 50, que tinha uma daquelas histórias absurdas que eram comuns na época em que a imaginação voava no gênero da ficção. E transformaram tudo em uma comédia dos anos 80, que ficou mais uma vez muito divertida e engraçada. Steve Martin aproveitou também para trazer aquele estilo de humor que fazia sucesso no programa SNL (Saturday Night Live) para o cinema. A combinação de todos esses fatores foi perfeita. E a piada já começa no nome do personagem de Martin, que se chama Dr. Michael Hfuhruhurr, um nome absolutamente impossível de dizer. Assim deixo a dica desse bom momento do humor dos anos 80 para quem ainda não assistiu. O tempo só deixou o filme ainda mais engraçado e até nostálgico para quem o assistiu naquele tempo.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Homem Com Dois Cérebros
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Os filmes do Steve Martin são divertidos, mas o jeito dele interpretar de alguma forma me incomoda. Parece sempre bobo, mesmo quando o papel não pede.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. É um estilo dele realmente. Geralmente interpretando homens comuns que se envolvem em problemas nada comuns...

    ResponderExcluir
  4. Steve Martin e Carl Reiner,uma ótima dupla.E ter Kathleen Turner jovem e linda também não é nada mal.

    ResponderExcluir
  5. E ela demonstrou que tinha ótimo talento para o humor nesse filme...

    ResponderExcluir