Título no Brasil: Uma Vida Perdida
Título Original: Wired
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: FM Entertainment
Direção: Larry Peerce
Roteiro: Earl Mac Rauch
Elenco: Michael Chiklis, Ray Sharkey, J.T. Walsh, Patti D'Arbanville, Lucinda Jenney, Alex Rocco
Sinopse:
Baseado no livro escrito pelo jornalista Bob Woodward, o filme conta a história de vida e morte do comediante John Belushi. Após fazer sucesso no programa Saturday Night Live ele começou a estrelar comédias de sucesso em Hollywood, mas acaba tendo a vida interrompida tragicamente por causa das drogas.
Comentários:
Esse filme causou controvérsia quando foi lançado. A comunidade do cinema em Hollywood quis boicotar a produção por causa do tema polêmico, envolvendo a vida trágica de John Belushi. E por que tantos ficaram incomodados com o filme? Obviamente por causa do suposto sensacionalismo envolvendo a morte do ator. Logo na primeira cena John Belushi (Michael Chiklis) se levanta da mesa do necrotério e começa a rever os fatos de seu passado, os momentos mais importantes de sua vida. Tudo mostrado em flashback. Assim além de mostrar os momentos mais importantes da carreira o filme também mostra o lado obscuro de Belushi, se afundando nas drogas, cheirando carreiras e mais carreiras de cocaína, injetando heroína nas veias. Foi justamente essa segunda parte que mais incomodou seus amigos e conhecidos na época. No meu ponto de vista o filme apenas mostrou o que aconteceu. Se havia drogas e mais drogas na vida de Belushi a culpa não se deve aos produtores do filme, mas sim ao próprio comediante que escolheu seguir por esse caminho trágico. Cada um que assuma suas próprias responsabilidades.
Pablo Aluísio.
Cinema
ResponderExcluirUma Vida Perdida
Pablo Aluísio.
John Belushi enfiou a cara em um espelho cheio de cocaína e morreu. Estão reclamando de quê? Cada um escolhe para onde quer ir. Alguns querem ir para o fundo do poço.
ResponderExcluirO fã padrão não gosta de ver seu ídolo caído em situações assim. Porém foi a verdade dos fatos. Usou drogas em excesso e morreu. Infelizmente é isso.
ResponderExcluirHá muita condescendência quando se fala em John Belushi.
ResponderExcluirSobre a vida privada eu sei o que li, e o cara pedia pra morrer; bem ao modo Cazuza, "exagerado".
E também artisticamente, se levarmos em consideração o seu maior sucesso no cinema The Blue Brothers, um filme mediano com o Belushi e o Dan Aycroyd desafinando na maior parte das músicas, ainda mais perto do Ray Charles e da Aretha Fraklin, como os amadores que eles eram no mundo do canto, ele não fez na excepcional.
Enfim, um cara gordão bonachão, malandrão, safo, como todo mundo gosta de ver no cinema; mas a vida real cobra um preço, e cobrou.
Bem observado, a carreira dele foi inegavelmente curta e rápida. Não sei se ele iria conseguir manter o pique se continuasse vivo. Talvez tivesse desaparecido ou na melhor das hipóteses virado uma espécie de Eddie Murphy branco e gordo, fazendo um bom filme a cada dez anos, enquanto ia estrelando um monte de porcarias.
ResponderExcluir