quinta-feira, 7 de maio de 2020

A Arte da Autodefesa

Título no Brasil: A Arte da Autodefesa
Título Original: The Art of Self-
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: End Cue
Direção: Riley Stearns
Roteiro: Riley Stearns
Elenco: Jesse Eisenberg, Alessandro Nivola, Imogen Poots, Steve Terada, David Zellner, Phillip Andre Botello

Sinopse:
Casey Davies (Jesse Eisenberg) é um sujeito comum com um emprego bem chato. Uma noite, ao voltar do supermercado, ele é violentamente espancado por assaltantes em motos. Após ficar alguns dias hospitalizado ele decide mudar de vida. E encontra o que esperava numa academia de Karatê, onde começa a ficar obcecado pela arte marcial milenar.

Comentários:
Não, não é uma comédia. Não pelos padrões que você está acostumado. Tampouco é uma versão de "Karatê Kid", apesar da sinopse levar a crer que é isso. Apesar dos enredos parecidos esse filme aqui tem um toque mais sombrio, diria até mórbido. A cena do tiro na cabeça, já no final do filme, deixa isso bem claro. Não é uma brincadeira de criança e nem um filme puramente juvenil. Tem seu lado dark. O curioso é ver Jesse Eisenberg nesse papel. Não que saia completamente do que ele está habituado a fazer no cinema. Não, o personagem é bem seu tipo, um sujeito meio tímido, sem jeito, com problemas de relacionamentos sociais, que leva uma vidinha muito chata e sem graça. E de repente ele encontra uma razão de vida ao entrar nessa academia de Karatê. Como tem uma vida vazia logo fica obcecado pela arte marcial, a ponto de usar seu cinto com as mesmas cores da faixa que ganha ao subir um degrau nessa arte. Porém seus sonhos duram pouco, principalmente ao descobrir a verdadeira face de seu mestre. Enquanto destila ensinamento profundos aos seus alunos, age de maneira criminosa nas sombras. Enfim, veja o filme e tire suas próprias conclusões. Embora tenha uma narrativa até convencional, o roteiro procurou trazer coisas novas, coisas que vão até chocar o espectador mais comum.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Cinema
    A Arte da Autodefesa
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A ironia é que se você quer aprender a se defender rapidamente a última coisa que deve fazer é entrar em uma escola de karatê, que demora anos pra que você tenha condições de utilizar o que aprendeu em uma briga de rua.
    Eu sou instrutor de defesa pessoal a mais de trinta anos, e já vi muito isso. É um desastre.

    ResponderExcluir
  3. Dado interessante. No filme o Karatê é colocado dessa forma, embora não vá muito fundo na questão. Porém o professor em determinado momento do filme leva seus faixas pretas para justamente brigar na rua! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você não sabe nada de arte marcial e alguém parte pra cima, você faz o que pode institivamente. Você não conhece técnicas, mas pelo menos você é espontâneo. Quando você aprende, por exemplo, karatê, você adquiri técnica, mas perde a expontaneidade e vira uma espécie de robô.
      Por exemplo, se alguém te joga um copo de vidro, você automaticamente busca pegá-lo e na maior parte das vezes pega, mas se voce tivesse aprendido uma técnica para pegar copos, provavelmente você teria que lembrar de como usar e técnica e copo se espatifaria no chão. Até voce introjetar uma técnica para pode-la usar de forma fluida demora anos de treinamento. Por isso o karatê, com sua "sofisticação" não é aconselhado pra defesa na rua.
      Há outras formas de defesa pessoal que são mais simples e portanto mais aplicáveis.

      Excluir
    2. Correção: ....para poder usá-la...

      Excluir
  4. Ótimo! Por isso é sempre bom ler a opinião de alguém da área...

    ResponderExcluir