quinta-feira, 21 de maio de 2020

Veludo Azul

Título no Brasil: Veludo Azul
Título Original: Blue Velvet
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: De Laurentiis Entertainment Group
Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch
Elenco: Isabella Rossellini, Kyle MacLachlan, Dennis Hopper, Laura Dern, Hope Lange, Dean Stockwell

Sinopse:
O jovem Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) encontra uma orelha decepada em um jardim. Em busca de respostas ele acaba caindo no lado mais obscuro de sua cidade, onde convivem estranhas pessoas como a cantora Dorothy Vallens (Isabella Rossellini) e o viciado perigoso Frank Booth (Dennis Hopper). Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor direção (David Lynch). 

Comentários:
Nunca foi a intenção do diretor David Lynch fazer um cinema convencional, dentro dos padrões. Pelo contrário, ele sempre preferiu o lado estranho e bizarro do mundo. Seus filmes, seus roteiros, rejeitam o normal, o comum. Esse "Veludo Azul" segue sendo um exemplo perfeito do tipo de cinema que ele sempre procurou fazer. E é também uma amostra da qualidade cinematográfica que ele atingiu em sua carreira. Em termos gerais é um filme de complicada definição. Na época de seu lançamento original muitos críticos afirmaram que era um tipo de novo cinema noir, utilizando a estética dos anos 40 em um cinema atual. Sim, há elementos noir nesse roteiro, inclusive ambientação, clima, etc, porém o estilo de David Lynch também é bem peculiar e singular, nada comparado com essa antiga escola cinematográfica. O saldo final é muito interessante. O espectador comum vai achar tudo meio estranho, com aspectos que não fazem muito sentido. O cinéfilo mais veterano por outro lado vai bater palmas para a coragem de Lynch, que aqui ousou sair do lugar comum, do banal e saturado cinema comercial americano.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Cinema dos anos 80
    Veludo Azul
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Por conta desse filme, e outras produções dessa época, eu achei que a Isabella Rossellini e, pricipalmente o Kyle MacLachlan iriam ter uma carreira muito mais brilhante. Os dois se apagaram nas décadas seguintes.
    A Isabella Rossellini continuou sendo a filha de Ingrid Bergman e Roberto Rosselini e Kyle MacLachlan teve como seu maior feito no mundo das celebridades, se casar com a super modelo, Linda Evangelista, uma espécie de Gisele Bündchen da década de '80.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente foi isso mesmo que aconteceu. Ela ainda surge em um filme ou outro apenas como coadjuvante, geralmente interpretando madonas, ou seja, matriarcas, avós, etc. Ele, bem, sumiu mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor papel dela nos últimos anos, é o que é considerado um dos melhores episódio de The Blacklist, que, infelizmente, não posso falar qual ey o papel sem cometer um spoiler imperdoável. Mas realmente ela está fabulosa!
      Serge Renine.

      Excluir