segunda-feira, 18 de maio de 2020

Os Donos da Noite

Título no Brasil: Os Donos da Noite
Título Original: Harlem Nights
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Eddie Murphy
Roteiro: Eddie Murphy
Elenco: Eddie Murphy, Richard Pryor, Danny Aiello, Redd Foxx, Michael Lerner, Della Reese

Sinopse:
Durante a década de 1930, o proprietário ilegal de uma casa de apostas na cidade de Nova York e seus associados devem lidar com forte concorrência, gângsteres e policiais corruptos para permanecer no negócio. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor figurino (Joe I. Tompkins).

Comentários:
Esse filme foi uma verdadeira egotrip do comediante Eddie Murphy. Ele escreveu o roteiro, bancou a produção e como se isso não fosse o suficiente ainda escreveu o roteiro. Praticamente foi tudo feito por ele. E a Paramount, como associada, também deu carta branca para que ele trouxesse excelentes figurinos, cenários, carros de época, etc. É um filme de gângsteres ao velho estilo, mas procurando ser diferenciado. Ao invés de mostrar a histórias de criminosos como Al Capone, Murphy decidiu contar o outro lado da moeda, mostrando membros de gangs do bairro negro do Harlem. O filme foi massacrado pela crítica na época de seu lançamento, mas sinceramente falando acho que a reação desses críticos foi um tanto exagerada. Não considero esse um filme ruim, nem nada do tipo. Ele não peca por falta de qualidade cinematográfica. É um filme normal, OK, sem maiores problemas. E ao contrário do que muitos disseram não foi um fracasso comercial de Eddie Murphy no cinema, fazendo 120 milhões de dólares de bilheteria em um filme que custou meros 30 milhões. Deu lucro e não prejuízo. Assim deixo a dica dessa verdadeira despedida de Eddie Murphy aos anos 80, a década onde ele mais fez sucesso em sua carreira.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. E assim o Ed Murphy começou a sua intensa batalha pra destrruir a sua, ainda incipiente, mas brilhante carreira cinematográfica. Continua nessa missão de auto-sabotagem até hoje e sabe-se la aonde vai dar.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais ele tem fimes bom sim ultimamente como o da netflix que ele está demais , a creche do papai que é um bom filme

      Excluir
  2. Pois é. O curioso é que o Eddie Murphy na época disse: "Os anos 50 foram de Elvis. Os anos 60 foram dos Beatles. Os anos 80 são de Eddie Murphy!".

    E quando os anos 80 acabaram, meio que ele acabou junto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvis e Beatles estão, praticamente, em outro universo. Esse pessoal viaja demais.

      Excluir
  3. Tem toda a razão. O Murphy aí viajou na maionese. rsrsrs

    ResponderExcluir