sábado, 9 de maio de 2020

Adidas Vs Puma

Adidas e Puma. Essas são duas das marcas de material esportivo mais conhecidas do mundo. O curioso desse filme é que ele revela o nascimento dessas marcas de um jeito muito interessante. Por exemplo, você sabia que o fundador da Adidas era irmão do fundador da Puma? E que tudo nasceu de um sonho de empreender e ter sucesso em um mercado que nem existia direito quando eles começaram a vender as primeiras sapatilhas feitas exclusivamente para competições esportivas? Pois é. Adi Dassler era irmão de Rudi Dassler. O primeiro era obcecado pelo objetivo de criar um calçado ideal para esportistas. O segundo era o homem das vendas. Um criava, o outro vendia. Uma sociedade perfeita sob muitos pontos de vista.

Eles começaram juntos, numa pequena fábrica na cidadezinha de Herzogenaurach, na Alemanha. Adi (cujo apelido iria dar origem ao nome Adidas) acreditava que o futuro do mercado de calçados era justamente o meio esportivo. Havia as Olimpíadas, a Copa do Mundo, e essa demanda por um calçado ideral para os atletras era o futuro. E ele estava absolutamente certo. Ao unir sua criatividade com a capacidade de vendedor do irmão eles foram crescendo e prosperando. Só que nem tudo estava sob controle dos irmãos empresários. Era também o momento histórico em que surgiu o Nazismo na Alemanha e aí... tudo mudou!

O filme tem uma ótima cena inicial que mostra a final da Copa do Mundo de 1954. Alemanha e Hungria entram em campo. Adi ficou extremamente nervoso porque foi justamente nessa Copa que a seleção alemã usou pela primeira vez as chuteiras da Adidas. Para ele era o momento de consagração. Adi havia criado um sistema de regular as travas que ficavam embaixo da sola e isso acabou sendo crucial para que a Alemanha fosse campeã. Tudo mostrado em detalhes no filme. E é justamente nesse jogo histórico que o filme começa, depois dando origem a um longo flashback mostrando a história dos irmãos desde o começo de seus sonhos. De modo geral gostei do filme. Tem boa produção e o roteiro não foge de temas delicados, como a ligação dos irmãos com certos setores do nazismo. A única coisa que realmente me incomodou um pouco foi que em determinadas cenas pude perceber que os atores estavam sendo dublados por eles mesmos. O que será que aconteceu? Algum problemas de som na produção do filme? Bom, não importa muito. O mais importante é mesmo conhecer essa história que realmente me deixou bem surpreso pelos fatos apresentados.

Adidas Vs Puma (Duell der Brüder - Die Geschichte von Adidas und Puma, Alemanha, 2016) Direção: Oliver Dommenget / Roteiro: Christian Schnalke / Elenco: Ken Duken, Torben Liebrecht, Jesse Albert,  / Sinopse: No começo do século XX dois irmãos, Audi e Rudi Dassler, decidem abrir uma fábrica de calçados na pequena cidade onde moram. Só que ao invés de ser uma indústria de sapatos comuns, eles resolvem fabricar apenas sapatilhas esportivas, para uso de atletas em grandes competições esportivas. Algo que dá muito certo... até a chegada do Nazismo ao poder na Alemanha. Filme premiado no New York City International Film Festival.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Adidas Vs. Puma
    Nota: 7.8
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu que cresci jogando pelada na rua e meu Kichute me tornava um riquinho, só vim a ter contato com essas marcas já na adolescência. Nike então!
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. A Adidas até hoje é maior do que a Puma. Sinal de que um dos irmãos estava mais certo do que o outro. O tema desse filme muito me interessou. Acredito que está passando no Cinemax. Vou procurar para assistir.

    ResponderExcluir
  4. Lord Erick, pelo roteiro do filme o irmão "Adidas" era muito mais humano. Ele deu uma sapatilha para o Jesse Owens disputar as Olimpíadas e isso em pleno regime nazista. O "Puma" era mais frio, mias objetivo. Não é à toa que praticamente só cuidava do lado financeiro da empresa.

    ResponderExcluir
  5. Serge, praticamente toda criança brasileira tinha um Kichute! E era um calçado para todo tipo de esporte - e durava que não acabava mais. Super resistente! Rsrrs

    ResponderExcluir