sexta-feira, 29 de maio de 2020

A Era do Rádio

Título no Brasil: A Era do Rádio
Título Original: Radio Days
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Mia Farrow, Dianne Wiest, Mike Starr, Paul Herman, Michael Tucker, Josh Mostel

Sinopse:
Um olhar nostálgico da idade de ouro do rádio, concentrando-se em uma família comum de Nova Iorque e nos vários artistas do meio radiofônico que atuavam na época. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor roteiro original (Woody Allen) e melhor direção de arte (Santo Loquasto, Carol Joffe). Filme premiado no BAFTA Awards na categoria de melhor atriz (Dianne Wiest).

Comentários:
Esse filme de Woody Allen é bem diferenciado. Desde a década de 1970 ele vinha apostando em uma certa fórmula para seus filmes. Geralmente o próprio Allen interpretava a si mesmo, como um intelectual judeu em Nova Iorque, com uma visão mordaz e irônica sobre sua própria vida. Em todo filme lá estava ele mesmo, como seu principal personagem. Os roteiros e seus enredos mais pareciam apenas como "bengalas narrativas" para que Allen colocasse na tela seus pensamentos, sua forma de ver o mundo ao seu redor. Com esse "A Era do Rádio" o diretor mudou de foco. Aqui temos um filme mais convencional, buscando retratar memórias afetivas do diretor na época de sua infância. Seu modo de pensar ainda está na tela, em todas as cenas e em todos momentos, mas tudo mesclado com um doce sentimento de nostalgia de seu passado. Aquele era um tempo em que não haiva televisão nos lares, apenas o rádio. E Allen criança viajava na imaginação ouvindo aquelas radionovelas, aventuras de matinê, etc. E para homenagear esse tempo e a arte que era desenvolvida nas estações de rádio de Nova Iorque ele resolveu filmar essa história. Acabou se tornando um dos melhores filmes de sua rica filmografia. Um excelente momento de Woody Allen no cinema.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. A Era do Rádio
    Radio Days
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A minha mãe só ouvia rádio, inclusive novelas. Ela dizia que gostava de ouvir novelas no rádio porque ela nao precisava parar de trabalhar nas tarefas domésticas, como seria nescessario se ela fosse assitir a novela na televisão. Pragmatismos dos antigos.

    PS. Pablo, você já assistiu na TV a série animada Rick and Morty? Se não assisiui ainda, assista, te garanto que vai adorar. Ficção cientifia, com filosofia Nietzschiana da boa e discussões ácidas sobre a existência, mas tudo com muito bom humor. Como se dizia muito antigamente, "papa fina".
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Os mais antigos afirmam que era mesmo saboroso ouvir essas telenovelas. No Brasil ficaram conhecidas as que eram transmitidas pela Rádio Nacional, para todo o país.

    Sobre a animação: Já ouvi falar sim. E bem. Mas até o momento nunca vi nenhum episódio. Vou anotar sua dica por aqui. Thanks.

    ResponderExcluir