sábado, 23 de dezembro de 2023

Clóvis I - O Primeiro Rei da França

Esse Rei dos Francos é considerado o primeiro Rei da França. Isso porque seu território correspondeu quase que exatamente o que depois iria se tornar o país da França. Mesmo assim não podemos nos esquecer que Clóvis I reinou em um passado bem distante, há mais de 1500 anos. Seu reinado durou de 481 a 511. Nessa época o Império Romano do Ocidente entrava em colapso. Considerado um Rei Bárbaro pelos Romanos, Clóvis I logo impôs seu poder na região conhecida pelos romanos como Gália. Ali ele uniu sob um mesmo reino diversas tribos dos Francos. Por isso é considerado pelos historiadores o primeiro Rei francês.

Ele também é considerado o fundador da Dinastia merovíngia que iria reinar por dois séculos na França. Foi também o primeiro líder dos francos a se converter ao catolicismo. Isso se deu em razão da influência de sua esposa, Clotilde da Borgonha. Ela era uma devota cristã. Até esse momento Clóvis seguia a religião pagã, com seus diversos deuses e crenças. Tinha adoração por Júpiter e Mercúrio. Ele renegou todos eles adotando a cruz como símbolo de seu reinado. Essa conversão ao cristianismo também trouxe o apoio da Igreja cristã que crescia entre os francos convertidos.

Outro ponto marcante no reinado de Clóvis e que fez com que ele se tornasse o criador do que seria conhecido como França, é o fato de que ele escolheu Paris para ser sua capital. Até então o Reino dos Francos não tinha uma cidade como sua capital. Povo bárbaro e guerreiro, eles tinham capitais itinerantes, usando o lema de que a capital de seu reino era onde o Rei estava. Em Paris ele fundou uma abadia, chamada de São Paulo e São Pedro, nas margens do Rio Sena.

Clóvis I morreu com apenas 46 anos de idade, em 511 e foi sepultado na Basílica de Saint-Denis. Isso deu origem a outra tradição entre os reis franceses, pois praticamente todos eles seriam enterrados nessa mesma igreja, que se tornaria um símbolo da monarquia francesa. Por todas essas razões a indicação de historiadores de que ele foi o primeiro Rei da França, é plenamente justificável.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Quando será que esse negócio de monarquia deu errado e começaram achar que era melhor escolher governantes vigaristas, através do voto de pessoas ignorantes em quase tudo?
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Revolução francesa. Foi nessa revolução que trocaram as antigas monarquias seculares por novos governantes, a maioria ladrões e picaretas.

    ResponderExcluir
  3. O Erick acertou em cheio. É isso aí. A revolução francesa acabou com o antigo regime, com a monarquia francesa e essa nova visão política se espalhou pelo mundo, inicialmente com Napoleão dentro da própria Europa e depois nas colônias além-mar.

    ResponderExcluir
  4. Com relação à Revolução Francesa, eu tenho uma opinião completamente diferente. Ninguém aguentava mais aquele regime absolutista que escravizava o povo com impostos pesadíssimos para sustentar aqueles reis déspotas, glutões e que odiavam o povo. Com a forte influência do Iluminismo que criava uma Nova Ordem Mundial, uma revolução, emergindo da classe burguesa, era praticamente inexorável. Óbvio que teve a Revolução teve os seus problemas e fez surgir Napoleão, mas o Absolutismo, da forma que era, estava insustentável.

    ResponderExcluir
  5. Desculpem alguns erros de português. É que escrevi rápido e pelo celular.

    ResponderExcluir