domingo, 10 de dezembro de 2023

Freud

Título no Brasil: Freud 
Título Original: Freud
Ano de Lançamento: 2020
País: Áustria, Alemanha
Estúdio: Netflix
Direção: Marvin Kren
Roteiro: Marvin Kren, Stefan Brunner
Elenco: Robert Finster, Ella Rumpf, Georg Friedrich, Brigitte Kren, Philipp Hochmair, Rainer Bock

Sinopse:
Um jovem Freud, trabalhando em Viena, tem um teste de fogo para comprovar suas novas teorias ao lidar com dissidentes do império austro-húngaro e um complô para matar o novo imperador da Áustria. E nesse caminho encontra os tipos mais estranhos e bizarros que se possa imaginar. 

Comentários:
Fui assistir com grandes expectativas. Afinal, como poderiam errar ao contarem a história de Freud em uma minissérie? Infelizmente aconteceu, erraram feio nessa minissérie. O problema nem é tanto nos diversos tropeços e erros históricos em relação à biografia do famoso médico. O problema mesmo vem do fato de que misturaram muitas coisas que não tinham nada a ver com o que queríamos ver nesse enredo. Colocar no meio da história de Freud um bando de militares que nunca deixam claro a que vieram na história, misturados com uma espécie de vidente que tem sonhos insanos e que em determinados momentos parece ser possuída por um ente demoníaco, é realmente algo do tipo nada a ver. Não pensei que isso iria acontecer, mas aconteceu. Erraram a mão na história, embora deva confessar que se trata de uma bela produção, com elogios também extensíveis à direção de arte. Só erraram mesmo, e muito, nesse roteiro disperso, muitas vezes tedioso e por demais cansativo.  

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Acho que do panteão dos gênios modernos como Einstein, Tesla, Edson, o Freud e o mais diáfano. A psiquiatria, talvez por ser intangível em qualquer circunstância, gera mais descredito a quem pesquisa; fica sempre associado ao achismo, ou a fraude simples.

    ResponderExcluir
  2. Bem observado, aliás as teorias e métodos do Freud estão sendo bem contestados nos últimos tempos...

    ResponderExcluir